Dicas para se sair bem no Enem

12/04/2019


A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um momento importante na vida de milhões de estudantes que sonham em fazer uma faculdade. A maior prova do Brasil é a principal forma de ingresso na maioria das universidades públicas e também é usada para concessão de bolsas de estudos e financiamento estudantil.

Por isso, algumas dicas para o Enem são importantes para quem deseja entrar no ensino superior. Claro que não é possível prever exatamente quais serão as perguntas, mas o estudante pode saber como é a estrutura do exame e treinar em cima do modelo que o Inep adota.

Uma dúvida que pode surgir na cabeça do estudante é como se sair bem no Enem. Não há um método mágico para um bom desempenho, mas algumas atitudes ajudam o participante, como saber quais temas mais caem no Enem para montar um plano de estudos para as provas.

Os estudantes devem ficar atentos ao cronograma do exame divulgado pelo Inep. A prova será aplicada em dois domingos: 3 e 10 de novembro.

O Blog Educação preparou algumas dicas de como estudar para o Enem. Confira:

 

1. Organize uma rotina de estudos

O primeiro passo para quem está em dúvida sobre como estudar para o Enem de um jeito eficaz é criar uma rotina de estudos. Não adianta nada começar estudando 8 horas por dia e daqui alguns meses não ter disposição para estudar nem por uma hora, pois o mais importante é manter um ritmo constante. Ver qual é a melhor forma de encaixar os estudos junto as suas outras atividades, estabelecendo quanto tempo e em que período do dia você vai estudar é uma boa dica de como estudar para o Enem.

 

2.    Prepare-se para o tipo de questão do Enem

A quantidade de matéria e assuntos que podem cair na prova parece infinita, mas isso não deve ser motivo de preocupação. Afinal de contas, o esperado não é que você revise absolutamente toda a matéria do Ensino Médio. Por isso, quem ainda não sabe como estudar para o Enem deve ter em mente a importância de conhecer as questões da prova, que costumam ser interdisciplinares e bem diferentes dos vestibulares.

Ao invés de tentar decorar todos os detalhes das matérias, uma dica de como estudar para o Enem é acessar as provas das edições anteriores para se familiarizar com os tipos de perguntas.

 

3.    Esteja sempre atualizado

Tanto as questões quanto a prova de redação do Enem costumam abordar temas contemporâneos ligados à política e cultura. Isso quer dizer que você precisa estar por dentro das principais discussões que estão acontecendo no país para aumentar as suas chances de se sair bem na prova. Portanto, quando se trata de como estudar para o Enem, ouvir rádio, assistir à televisão, ler jornais e revistas são outras formas de estudo que não deixam de ser menos importantes.

 

4.    Estude com colegas

Se você conhece outras pessoas que também vão fazer o exame, uma boa dica de como estudar para o Enem é contar com a ajuda de colegas. Em primeiro lugar, a presença de alguém que está buscando o mesmo objetivo que você pode ser ótima para que vocês se apoiem e continuem motivados a estudar até a prova.

E, além disso, você pode ajudar o seu colega em uma matéria que ele tem mais dificuldade e vice-versa. Explicar algo para alguém também é uma excelente forma de aprender.

 

5.    Use a tecnologia ao seu favor

Hoje é possível contar com diversos tipos de ferramentas que te ajudam na hora de estudar. Você pode, por exemplo, encontrar canais no YouTube com cursos preparatórios e aulas totalmente gratuitas. Há também vários aplicativos que fazem toda a diferença quando o assunto é como estudar para o Enem. É possível contar com apps que te fazem perguntas para testar seus conhecimentos até outros que te ajudam a organizar um cronograma de estudos.

 

6.    Cuide da sua saúde

De nada adianta estudar sem cuidar de você mesmo. Além de pensar em como estudar para o Enem, você deve se lembrar de tudo o que é preciso para que você consiga realmente se dedicar.

Portanto, tenha uma alimentação saudável, evite ficar sem comer por muitas horas e, claro, não deixe de se exercitar. Tudo isso pode fazer uma diferença que você nem imagina.

 

7.    Respeite seus limites

Por fim, a nossa última dica de como estudar para o Enem é: respeite seus limites. Por mais que o tempo sempre pareça curto demais para estudar tudo aquilo que você gostaria, é extremamente necessário dedicar um tempo a você. De nada adianta se preocupar em como estudar para o Enem, sem estar com o sono em dia ou descansar o suficiente.

Passar tempo com a família e os amigos também são coisas que não podem ser deixadas de lado. Do contrário, você pode acabar ficando estressado demais e comprometendo o seu rendimento nos estudos.

Postado em: Dicas — Eric @ 12:39

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades