Dicas de ferramentas online e aplicativos para ajudar nos estudos do Enem

10/05/2019

Organização, disciplina e otimização do tempo são fatores decisivos para quem quer alcançar um bom resultado na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) já divulgou as datas do Enem 2019. As provas serão nos dias 3 e 10 de novembro. Agora, se você pretende ter sucesso e alcançar um bom resultado na prova, contar com a ajuda e o auxílio de ferramentas online pode ser uma boa opção na hora de estudar e revisar os conteúdos.

O certo é que, quanto mais cedo você começar a estudar, melhor poderá ser o seu desempenho, já que deixar tudo para última hora pode atrapalhar o seu planejamento. Além dos livros e dos cadernos, utilizando um computador ou até mesmo o celular, com um bom planejamento e método de estudos, é possível criar uma rotina para conseguir estudar de forma tranquila e alcançar bons resultado no Enem. Nesta hora, os sites, os portais, os aplicativos e diferentes ferramentas online podem contribuir e agregar informações.

Vale destacar que os estudantes interessados em conquistar uma vaga ou bolsa de estudos no ensino superior devem ficar atentos ao prazo de inscrição do Enem, que vai até o dia 17 de maio, no Sistema Enem. Para ajudar os estudantes que estão nessa fase, o Blog Educação separou uma lista com dicas de plataformas online gratuitas para elaboração de um roteiro de estudos personalizado.

 

 1 - AppProva

Composto por mais de nove mil questões, o aplicativo gratuito testa os conhecimentos dos estudantes de forma divertida e aponta os principais conteúdos que precisam ser estudados. Com três tipos de treino, os estudantes podem escolher entre jogar um quiz, desafiar os colegas ou realizar um simulado nos moldes do Enem.

Conforme o aluno utiliza o aplicativo e responde as questões disponíveis na plataforma, ele tem acesso a um relatório do seu desempenho que permite acompanhar o desenvolvimento em cada uma das áreas de conhecimento contempladas pelo exame. Além de estar disponível em uma versão mais completa para o Facebook, a ferramenta também pode ser acessada em  smartphones ou tablets.

 

2Estudavest

Com soluções que permitem o uso em dispositivos móveis, a plataforma oferece um banco de dados com questões sobre o Enem e os vestibulares de todo Brasil. A partir da resolução dos exercícios, a ferramenta apresenta as estatísticas de evolução diária, além de destacar as disciplinas e conteúdos específicos que necessitam ser aprimorados.

Após realizar um cadastro e resolver os exercícios, o estudante tem acesso a uma classificação no ranking geral, que mostra como está o seu desempenho em relação aos outros usuários cadastrados na plataforma. Entre as opções disponíveis, o aluno pode escolher entre resolver questões sobre temas específicos, fazer provas de exames anteriores ou participar de simulados com novas questões. A ferramenta é gratuita.

 

3 -  Questões Enem

Com o objetivo de prestar um serviço para a população, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) tem oferecido várias estratégias para auxiliar os estudantes na preparação para o exame. Pelo portal Questões Enem, os estudantes têm acesso a um atualizado banco de dados que reúne provas de 2009 até 2018. O site permite a resolução das questões online, com o recebimento do gabarito de forma instantânea.

 

4 - Banco de Redações

A redação do Enem é uma das maiores preocupações do estudante. Insegurança com o tema, entendimento da proposta e falta de argumentos são alguns dos fatores que causam receio em alguns candidatos quando chega o momento da produção do texto. É muito importante que o estudante compreenda que, quanto maior for a sua capacidade de argumentação, maior serão as chances de que ele obtenha uma boa nota. Por isso, treinar o texto é um dos pontos mais determinantes para quem quer se sair bem no Enem.

O portal Brasil Escola também pode te ajudar com esse ponto. No Banco de Redações, todo mês é proposto um tema diferente, e o estudante pode enviar a sua redação para que seja corrigida gratuitamente por uma corretora especializada no Enem.

 

5 -  Mande bem no Enem

O Mande bem no Enem é uma plataforma de cursos online totalmente gratuita. Seu foco é a preparação para o Enem a partir da proposta da transdisciplinaridade. Isso significa que as aulas de diferentes disciplinas dialogam entre si, proporcionando um conhecimento amplo.

O curso é dividido em 42 videoaulas, organizadas em 5 áreas do conhecimento: natureza, números, cultura, comunicação e letras. Além disso, a plataforma oferece sistema de avaliação e material complementar, com textos, vídeos, jogos e podcasts. Também é possível tirar dúvidas com professores, que respondem em até 48 horas.

 

 

 

Postado em: Dicas — Eric @ 11:50

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades