Museus oferecem programação especial em todo o estado

17/05/2019

De 13 a 19 de maio acontece a 17ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Mais do que espaços que celebram a cultura e estimulam a reflexão por meio dos tempos, os museus ocupam lugar de destaque como polos irradiadores e receptores de práticas, costumes e pensamentos. Além do mais, o conteúdo do museu pode contribuir como parte complementar do currículo formal que, em um ambiente instigante e provocador, permite novas formas de interação com o conhecimento científico.

A Semana Nacional de Museus foi criada em 2003, pelo Ibram, como forma de homenagear o Dia Internacional do Museu, celebrado no dia 18 de maio. Minas Gerais integra a Semana, com a participação de 88 municípios e 558 atividades. Além das atividades que fazem parte da Semana, os museus promovem uma extensa programação ao longo do ano e também recebem grupos de escolas, mediante agendamento.

As visitas e passeios a essas instituições podem render boas reflexões e debates. Nesse contexto, se evidencia o papel formador dos museus e também a demanda de que se estabeleça, nesses locais, áreas educativas que possibilitem uma maior interação com o público, professores e alunos. Além de serem locais de grande contribuição histórica, podem estabelecer diálogos diferenciados e diversificar as fontes de aprendizagem.

São inúmeras as opões de museus em Minas Gerais, que podem ser aferidos nesta lista. O Blog Educação selecionou algumas instituições que promovem ações e visitas guiadas.

Centro Cultural Banco do Brasil

Os educadores realizam visitas agendadas, inclusivas, com grupos escolares e não escolares, que pretendem criar um espaço de diálogo e troca de experiências e saberes, aliado às práticas artísticas, culturais e sociais, abordadas pelas exposições. As visitas são oferecidas nas manhãs, tardes e noites, acolhendo os estudantes na sua diversidade de realidades e contextos educacionais. No momento do agendamento, é possível escolher entre opções de visitas à exposição, acrescidas de prática de ateliê, ou visita patrimonial.

Endereço: Praça da Liberdade, 450, Funcionários – Belo Horizonte

Museu de Artes e Ofícios

O Projeto Aula de Museu estende as ações educativas para além do Museu de Artes e Ofícios, apresentando a temática que o envolve diretamente em salas de aula para alunos e professores. São realizadas visitas da equipe do Setor Educativo às escolas, nas quais são apresentadas peças do acervo, materiais informativos e didáticos, realizada uma abordagem sobre o patrimônio e os museus, sendo promovidas, posteriormente, visitas mediadas destes alunos e educadores ao MAO.

Endereço: Pça. Rui Barbosa 600 (Praça da Estação), Centro – Belo Horizonte

Museu Casa Guignard

O Museu Casa Guignard desenvolve um programa de ação educativa que tem a arte-educação como horizonte metodológico, inspirado nas lições e experiências do Mestre Guignard transmitidas para gerações sucessivas de alunos e que o consagraram também como professor.

Endereço: Rua Conde de Bobadela, 110, Centro – Ouro Preto

Museu da Inconfidência

O museu recebe semanalmente um público que abrange desde alunos do ensino fundamental até grupos de terceira idade. A equipe multidisciplinar procura atender solicitações de professores, estudantes e profissionais de áreas afins. Os projetos obedecem aos pressupostos teóricos e metodológicos da arte-educação, considerando as diferentes linguagens utilizadas pelo ser humano para expressar pensamentos, sentimentos e ideias. As ações articulam-se com a realidade imediata do público usuário, ao promover conexões entre história, memória, patrimônio, identidade cultural, alteridade e cidadania.

Endereço: Praça Tiradentes, 139, Centro – Ouro Preto

Museu de Sant’Ana

O Núcleo de Ações Educativas do Museu de Sant’Ana realiza a mediação do encontro entre o visitante e o acervo, contribuindo para a consolidação do espaço como centro de valorização, guarda, preservação e difusão do patrimônio. As ações educativas são estruturadas por meio de uma prática reflexiva que contempla a realização de visitas mediadas pelo espaço expositivo, considerando as especificidades e diversidade cultural dos visitantes, com o objetivo de estimular uma verdadeira apreensão das peças expostas. Ações específicas são desenvolvidas para educadores, assim como, atividades pedagógicas para o público infantil, juvenil e adulto.

Endereço: Rua Direita, 93, Centro – Tiradentes

Postado em: Dicas — Eric @ 09:40