Dicas de atividades para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente

24/05/2019

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Atualmente, existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies. Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Dentro desta perspectiva, a comunidade escolar tem um papel muito importante no trabalho de conscientização e preservação do meio ambiente.

Para motivar os professores a realizar ações educativas nas unidades de ensino, o Blog Educação separou algumas atividades e iniciativas que podem ser realizadas e desenvolvidas nas escolas. A intenção é que o público escolar assimile a importância do papel de cada indivíduo em prol do meio ambiente. Além disso, as escolas podem proporcionar aos estudantes visitas a parques, hortos florestais, associação, cooperativas, ONGs, entre outros ambientes disponíveis no entorno da escola.

Na plataforma virtual da Secretaria de Estado de Educação (SEE), a Escola Interativa, os professores e estudantes podem encontrar uma variedade de materiais para estudo e atividades relacionadas ao meio ambiente. Confira aqui.

 

 

Criação de horta na escola

A construção de uma horta escolar é uma forma dos alunos compreenderem mais sobre como a terra fornece o alimento e a importância de cuidar do solo. A horta pode se expandir para um projeto comunitário e permitir que a comunidade escolar tenha a oportunidade de trabalhar junta. O Blog Educação já apresentou algumas dicas para criar uma horta no ambiente escolar, confira aqui.

 

 

Projeto de compostagem

Compostagem demonstra os processos da natureza de decomposição, transformando resíduos orgânicos em novo solo, permitindo que os alunos se familiarizem com o ciclo de nutrientes. Os alunos podem utilizar nos canteiros da escola e jardim da escola. Confira no Portal Escola Interativa, dicas sobre biodegradação e compostagem.

 

Programa de reciclagem

A maioria dos resíduos da sociedade é composta por papel e programas de reciclagem devem tentar lidar com todos os tipos possíveis. As escolas podem criar contentores de reciclagem nas salas de aula, escritórios, salões e refeitório para coletar resíduos. Pode-se também envolver a comunidade, pedindo doação de materiais recicláveis para serem trabalhados dentro da escola.

 

Projeto de arborização

As árvores são partes importantes do ecossistema por fornecerem oxigênio, proteger o solo, fornecer habitat animal e limpar o ar. O plantio de árvores consiste em grande experiência prática de cuidar do meio ambiente e contribuir para a comunidade local, além de fornecer habitat natural e de alimentos para animais. Um projeto de plantação fornece a oportunidade para aprender sobre botânica e o papel das árvores nos ecossistemas.

 

Uso racional de energia elétrica

Disseminar conceitos básicos de uso eficiente e seguro da energia elétrica e promover a conscientização da comunidade escolar para o seu uso racional. As escolas podem criar iniciativas para transformar os alunos em agentes multiplicadores do uso correto da energia elétrica dentro e fora da escola, para que seja compartilhado com os familiares e a comunidade.

 

Usar a água de forma consciente

A escola deve estar atenta em relação a seus próprios hábitos de consumo de água, como alertar os alunos sobre a necessidade de usar com sabedoria esse recurso natural tão valioso. Se os alunos vivenciarem essas práticas na escola, inevitavelmente se tornarão mais conscientes quanto ao uso da água. Uma boa atividade por parte dos educadores é promover concursos de ideias e sugestões para a economia de água, por exemplo.

Postado em: Dicas — Eric @ 12:24

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades