Geometria imita a arte, a arte imita a geometria na E. E. Helena Pena

08/10/2009

A geometria encontrou a arte na Escola Estadual Helena Pena, em Belo Horizonte. Buscando uma forma diferente e atrativa de explicar as formas geométricas para os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, a professora Valéria Aparecida Ferreira encontrou a fórmula: as obras da pintora brasileira Tarsila do Amaral. A partir de sete trabalhos da artista, Valéria fez com que os estudantes identificassem os diferentes polígonos nas pinturas e conseguiu deixar a geometria mais divertida. “Eu achei que seria muito mais fácil para eles compreenderem a geometria se eu trabalhasse de uma forma diferente. A Tarsila usava muitas formas geométricas em suas obras. Primeiro eu mostrei os polígonos separados e eles fizeram as classificações. Depois eu levei as telas e os alunos foram classificando e buscando as formas geométricas nas obras”, explica Valéria.

FOTO1

O trabalho com as obras de Tarsila do Amaral durou três semanas e foi bem além da análise geométrica das pinturas. Mais do que aprender sobre polígonos regulares e irregulares, os estudantes também ficaram conhecendo mais a artista. Orientados pela professora de Português Vânia Borges, os estudantes pesquisaram a biografia de Tarsila, que foi um dos ícones do movimento modernista brasileiro, e também fizeram a interpretação de algumas obras. Mas o que mais agradou os alunos foi mergulhar as mãos na tinta e descobrir as cores de Tarsila. A fase final do trabalho foi a releitura das obras da pintora utilizando os conhecimentos geométricos adquiridos ao longo do trabalho. “Eles adoraram ‘reproduzir’ as telas. Os trabalhos deles ficaram lindos, eu me surpreendi”, conta a professora Valéria.

MONTAGEM


Cinquenta e dois trabalhos foram produzidos a partir das obras de Tarsila do Amaral. Uma exposição apresentou aos pais dos jovens artistas o resultado da atividade. Nesta quarta-feira (07/10), as obras voltaram a decorar as paredes da Escola Estadual Helena Pena. Além da produção artística, as pinturas serviram ao propósito inicial: provocaram o interesse dos alunos pela geometria. Que o diga Juan Pablo Coelho de Assis, de 9 anos: “a obra de Tarsila despertou em mim muita alegria. Sua pintura é muito interessante porque eu vi geometria em toda parte. Seus quadros retratam muita criatividade e imaginação”.

Postado em: Uncategorized — admin @ 15:30

8 Comentários »

  1. Excelente trabalho….gostei muito da iniciativa….parabéns!!

    Comment by Elenice Vidal Prata — 08/10/2009 @ 18:34

  2. Muito obrigado… Agradecemos a iniciativa, pena que faltou o meu quadro huaushauhuah!!!
    beijos!

    Comment by Rebeca (estudante da escola) — 09/10/2009 @ 20:14

  3. Professora Valéria, achei super interessante o trabalhar goemetria a parttir da obra de Trasila. Aliás, todas as obras têm características geométricas.
    Gostei da sua inovação.
    Parabéns pelo trabalho!
    Veralúcia

    Comment by Veralúcia SRE/ PIP — 14/11/2009 @ 20:29

  4. Meus parabéns … Gostei muito do trabalho feito nessa tela… Continue assim

    Comment by marcos vinicius — 16/11/2009 @ 08:27

  5. Parabéns! O trabalho de vocês foi excelente pela criatividade. De uma forma prazerosa as crianças puderam conhecer a arte associada à matemática.
    Continuem brilhando. É muito bom contar com professoras tão dedicadas e competentes.
    Beijos,
    Cirlene

    Comment by Cirlene — 16/11/2009 @ 12:06

  6. Lindo o trabalho de vocês, servirá de inspiração para outras escola.

    Comment by Sofia Gonçalves — 20/11/2009 @ 13:04

  7. amei mas o meu quadro q faltou hhhhhhhhhhhhhhhh
    bjus
    para as professoras:
    martinha
    sandra
    valeria
    valeria e vania
    meuris e marcia

    Comment by clara — 10/06/2010 @ 14:48

  8. Sou aluna dessa escola há 5 anos e n tenho nada a reclamar. Dessa escola aposto q só tem elogio dos visitantes do site e pelos professores alunos amigos e mais. desejo tudo de bom para todos esses anos q vem. q venham bastantes alunos, q podem entrar burros mas saem mais do q inteligentes e por isso quero q cresça bastante. entram como um broto de rosa mas saem como uma rosa saudavel.
    desejo tudo de bom em nome de jesus .
    AMÉM.

    Comment by clara — 18/06/2010 @ 19:58

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades