Esporte melhora hábitos e leva estudantes a competição internacional

03/06/2011

As estudantes, Eduarda Francisca Resende, 12 anos, e Desidéria Campos Martins ,14 anos, aguardam ansiosas uma tarefa que não é para ser feita dentro da sala de aula. As duas alunas da Escola Estadual José Maria Lobato, em Oliveira, Região Central do Estado, vão participar do 11º Campeonato Panamericano de Judô, a ser realizado entre os dias 10 e 12 de junho de 2011, em Divinópolis. “Eu gosto de viajar, estar em campeonatos. Estou feliz em participar da competição e espero trazer medalhas”, torce Eduarda Francisca que compete na modalidade infanto juvenil. Apesar da pouca idade, a estudante já possui cinco medalhas em competições como os Jogos Escolares de Minas Gerais e o Campeonato Mineiro de Judô. Mas a garota não é o único prodígio nas técnicas da modalidade esportiva.

Desidéria Campos Martins Teixeira de Oliveira também vai estar no campeonato. A adolescente de 14 anos já participou de outras competições. O bom desempenho está nas medalhas conquistas. Entre ouro, prata e bronze são oito medalhas. Mas a primeira vez em uma competição internacional faz Desidéria Campos se dedicar a uma preparação reforçada. “Tenho me preparado muito. Treino na escola e na academia em que o meu professor trabalha”, explica Desidéria Campos que competir na modalidade pré juvenil.

Treinamento de judô envolve os alunos que participam do projeto 'Escola de Tempo integral'. Foto: Arquivo da Escola

O aluno David Vitório Santos Salete, 12 anos, vai ter a oportunidade de chegar à fase final da competição. Ele participa de uma seletiva com outros jovens atletas do país na modalidade infanto juvenil. “Estou confiante na classificação para a fase internacional”, acredita o estudante. Caso se classifique, a escola José Maria Lobato terá três representantes na fase final da competição que é organizada pela União Panamericana de Judô.

Preparação que começa na escola


Mas além de contribuir para a formação de novos atletas, a prática esportiva tem mudado os hábitos dos alunos em sala de aula. Dentro do projeto ‘Judô na Escola de Tempo Integral, cerca de 40 estudantes, como Eduarda, Desidéria e David, têm a oportunidade de ter aulas de judô, desde 2009. “Como sou professor de Educação Física e também dou aulas de judô fiz a proposta de trabalhar o esporte com os alunos do projeto”, explica Panaotis Panoutsos.

As aulas ocorrem no contraturno e são realizadas duas vezes por semana. Com dois anos de projeto, os estudantes aprendem muito mais que a técnica da atividade esportiva. “Com o judô, os meninos ficam mais disciplinados. É uma prática que exige respeito ao próximo, aos superiores, além de responsabilidade e honestidade que fazem parte da filosofia desse esporte”, acrescenta o professor. As aulas ocorrem na quadra poliesportiva da escola que conta com uma área de, aproximadamente, 22.500 metros quadrados.

Cerca de 40 alunos fazem judô na Escola Estadual José Maria Lobato. Foto: Arquivo da Escola

Com a participação dos alunos na competição internacional, o projeto desperta o interesse de outros alunos. A expectativa agora é a de ampliar o número de estudantes atendidos nas aulas de judô. “Vamos buscar isso com a Secretaria, que sempre nos apóia, além das parcerias que procuramos fazer. Trabalhamos com as empresas do entorno da escola e a Promotoria da Infância e da Juventude também nos ajuda nessa iniciativa”, explica a diretora, Ana Maria Avelar Caldeira Brant.

Tempo Integral

Além das aulas de judô, os 40 estudantes que participam do ‘Escola de Tempo Integral’ desenvolvem atividades de reforço e trabalhos de pesquisa com o objetivo de melhorar o desempenho nas salas de aula. A escola que conta com 1.170 alunos dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e com distorção idade série do Programa Acelerar para Vencer, também integra o projeto ‘Escola Viva, Comunidade Ativa’ da Secretaria da Secretaria de Estado de Educação.

Postado em: Uncategorized — admin @ 12:09

1 Comentário »

  1. Parabenizo imensamente a iniciativa do professor Panaotis em colocar o judô como estratégia educacional em sua escola e dar um IPPON nos métodos de Educação Física escolar.

    Comment by Inocêncio Duarte — 29/09/2013 @ 16:57

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades