Escola comemora 100 anos em grande estilo

19/08/2011

Os moradores do município de Conselheiro Lafaiete, na região central do Estado, tiveram essa semana a oportunidade de comemorar com os mais de 500 alunos da Escola Estadual Domingos Bebiano o centenário da instituição. A escola que foi fundada em 20 de agosto de 1911, realiza desde o início do ano atividades alusivas ao seu centenário, mas foi nesta semana que a instituição intensificou suas atividades. Além de participar de uma passeata, os estudantes irão assistir nesta sexta-feira uma missa de ação de graças na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. A escola foi batizada com esse nome em homenagem ao português Domingos Alves de Bebiano, que foi quem doou o terreno para a construção da escola.

A abertura oficial do centenário da escola aconteceu em abril, quando foram lançados os slogans do centenário. As artes foram desenhadas pelos estudantes, que participaram de um concurso. “Os alunos desenharam os slogans e os professores votaram nos melhores”, afirma a diretora da Escola Estadual Domingos Bebiano, Teresinha de Sousa Costa. Os slogans foram desenhados em faixas e cartazes que estão espalhados por toda a instituição. Além dos alunos, a festa contou com a participação dos pais.

 O projeto ‘Declama Poesia’, que é desenvolvido há vários anos na instituição, também teve como foco o centenário da instituição. No projeto, os alunos declamam poesias que podem ser escritas por autores renomados ou pelos próprios alunos. Em algumas edições do projeto foram impressos livros com textos dos alunos. Na festa junina da escola, as apresentações também foram em homenagem aos 100 anos da instituição. Para estudante do 7º ano do ensino fundamental, Millena Barbosa Rodrigues, de 13 anos, aprender sobre a história da escola foi uma das atividades mais legais. “Aprendi muitas coisas e vi como a escola é importante. É muito bom estudar aqui. A escola nós oferece a oportunidade de desenvolver muitos projetos”.

Alunos fazem apresentação para comemorar lançamento do selo alusivo aos 100 anos da escola. Foto: Arquivo Escola

Alunos fazem apresentação para comemorar lançamento do selo alusivo aos 100 anos da escola. Foto: Arquivo Escola

Durante essa semana, os estudantes da E.E. Domingos Bebiano em parceria com alunos de outras escolas participaram da ‘Caminhada Centenária’ e passaram por ruas importantes da cidade. O trajeto foi encerrado com um abraço de União e de Paz, feito pelos alunos.  Depois de passar por diversas aulas que tiveram como foco o centenário da escola, os estudantes participaram de uma gincana sociocultural e filantrópica. Durante as atividades, os alunos recolheram alimentos não perecíveis e produtos de limpeza para doar para o Hospital São Camilo, a doação será feita na noite de hoje durante uma missa de ação de graças.

Para comemorar os 100 anos da escola foi lançado na última semana o selo alusivo ao centenário da instituição e após a cerimônia foi inaugurada a galeria de fotos dos diretores.

 A Escola Estadual Domingos Bebiano

A instituição atende a alunos dos ensinos fundamental e médio. Entre os projetos da Secretaria de Estado de Educação desenvolvido pela escola está o ‘Escola de Tempo Integral’, que oferece aos estudantes atividades no contraturno das aulas.

Postado em: Escola é Manchete — geaninenogueira @ 18:24

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades