Alunos aprendem regras do trânsito na E.E. Bolivar Tinoco

09/10/2009

De forma bastante lúdica, o projeto Educando para o Trânsito, desenvolvido pelo núcleo pedagógico da  E.E. Bolivar Tinoco, em BH, mostrou aos alunos do Ensino Fundamental um pouco mais sobre o funcionamento do trânsito na cidade.  As atividades foram desenvolvidas durante três meses pelas professoras e englobou as matérias de Educação Fisica, Português, Matemática, História, Geografia e Religião. O objetivo principal de incentivar uma atitude de cidadania entre os jovens foi cumprido.“No rol das várias ações que fizemos, mostramos também a diferença entre morar em uma cidade grande e uma pequena, sempre alertando para os cuidados a serem tomados em qualquer lugar”, afirma a professora de Português e Matemática do programa Escola em Tempo Integral,Veraluz Santos.

Estudantes confeccionaram placas educativas sobre as normas de trânsito

Estudantes confeccionaram placas educativas sobre as normas de trânsito

Atividades como leitura, música, cruzadinha, poesia e ilustração dos textos estudados foram estimuladas nas salas de aula pelas professoras. Enfocando diversos aspectos sobre o trânsito, os alunos produziram e apresentaram peças teatrais para os colegas. Temas como atravessar a rua e os cuidados necessários ao andar de bicicleta nas vias foram abordados pelos alunos. Para facilitar a compreensão do tema os alunos se envolveram de tal forma, que chegaram a se vestir como os guardas de trânsito. “Aprendi muitas coisas, como prestar atenção ao atravessar a rua, não correr na frente dos carros. Falo com a minha família também para tomar cuidado”, diz o estudante do 5º ano, Felipe Lessa. O Projeto Educando para o trânsito envolveu  os alunos do 1º ao 5º ano da instituição.
Enfatizando a questão da segurança do pedestre, a professora do 5º ano, Andréa Dias, afirma que os alunos têm demonstrado bastante conscientização sobre o tema. “Quando um aluno faz algo errado, os outros o corrigem”, destaca.

Estudantes se caracterizaram como guardas e aprenderam sobre os erros mais comuns no trânsito

Estudantes se caracterizaram como guardas e aprenderam sobre os erros mais comuns no trânsito

A E.E.Bolívar Tinoco participa do projeto Escola de Tempo Integral, da Secretaria de Educação de Minas Gerais, em que no contraturno das aulas, os alunos participam de aulas de arte, esportes, além de reforço escolar.

Postado em: Uncategorized — admin @ 08:30

1 Comentário »

  1. Parabéns!! Acredito que educando as crianças teremos adultos mais conscientes no trânsito.

    Comment by Elenice Vidal Prata — 09/10/2009 @ 19:03

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades