Teatro melhora a concentração de alunos da E.E.Tibiriçá

11/10/2009

Tendo como objetivo principal melhorar a concentração dos alunos, a E.E. Tibiriçá, em Belo Horizonte, participa do projeto “Entrelinhas e Entreatos”, em parceria com o Sesc/MG. A escola conta com aproximadamente 237 alunos. O projeto abrange todas as séries e é realizado uma vez por semana. 

Os alunos aprendem princípios do teatro, e o trabalho é feito de maneira interdisciplinar. “Os alunos têm que apresentar melhora no desempenho escolar para continuar no projeto”, afirma a diretora da escola, Lúcia Helena Resende.

Na primeira semana de outubro, os alunos participantes do projeto encenaram uma peça de teatro de sombras. Todo o material de cena como o fundo de  palco confeccionado com papel de seda branco e os bonecos foram produzidos pelos alunos. Apresentada na biblioteca, a encenação mostrou a criatividade dos jovens artistas. A partir do tema “natureza”, os estudantes abordaram assuntos como trabalho em equipe e solidariedade.

O projeto vem cumprindo o objetivo de  melhorar a concentração dos alunos para os estudos além de auxiliar o desenvolvimento de outras aptidões. Segundo a professora de Literatura Vânia Moreira, “os alunos do projeto melhoram a oralidade e a argumentação, o raciocínio fica mais rápido e eles querem ler mais e mais”. As técnicas para fortalecer a concentração são trabalhadas de forma lúdica durante as aulas por meio de jogos de atenção, como o de memória, que auxiliam também na sociabilidade e no relacionamento interpessoal dos estudantes.

No ano passado, os alunos aprenderam técnicas de contação de histórias. Desde então, fazem excursões em outras instituições para mostrarem o que aprenderam contando as histórias aprendidas. 

A E.E.Tibiriçá participa do projeto Escola de Tempo Integral, da Secretaria de Educação de Minas Gerais. No contraturno das aulas regulares, os alunos participam de aulas de arte, esportes, além de reforço escolar.

Postado em: Uncategorized — admin @ 14:00

1 Comentário »

  1. Teatro é vida!

    Comment by Junior San — 23/02/2015 @ 03:22

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades