Contação de Histórias na E.E. Professor Paulo Freire

10/10/2009

Partindo da ideia de que quanto mais nova a criança, mais facilmente ela adquire bons hábitos, a Escola Estadual Professor Paulo Freire, em Ribeirão das Neves, desenvolve com os alunos de 2º e 3º ano do Ensino Fundamental o projeto “Contação de Histórias”. A atividade tem como objetivo incentivar o interesse pela leitura. “A criança que convive com leitores torna-se um também. Nós já colhemos frutos em pouco tempo, imagine se fosse um ano inteiro”, avalia a supervisora da escola, Helenice Vidal Prata.

Alunos adquirem gosto pela leitura ao som de música

Alunos adquirem gosto pela leitura ao som de música

O projeto foi desenvolvido durante um mês na escola. No início de cada aula, os alunos escutavam os mais variados contos e histórias de seus professores. Mas se engana quem acha que havia apenas leitura de textos. “Quando eu vou contar uma história, procuro dramatizá-la bem. Isso a deixa mais interessante. É como um teatro”, conta a professora do 2º ano do Ensino Fundamental, Simone Maria Félix Moreira. Para os pequenos leitores, o projeto foi um grande estímulo. “Agora, se perguntarem se eu sei ler, eu vou dizer que sim. Ler é bom demais”, comenta o aluno do 2º ano do Ensino Fundamental, Mateus Miguel de Lima Onilis.

O encerramento do projeto, desenvolvido em parceria com o SESC/MG, aconteceu no dia 1º de outubro, quando um músico e contador de histórias foi à escola para “revelar” os mistérios da literatura aos alunos.

A E.E. Professor Paulo Freire participa do Projeto Escolas-Referência, da Secretaria de Estado de Educação. Para saber mais sobre outras ações pedagógicas da escola, basta acessar o blog.

Postado em: Uncategorized — admin @ 15:00

9 Comentários »

  1. Espero que esta seja a primeira de muitas reportagens publicadas no blog, pois acredito muito nesta iniciativa. Os alunos merecem…Parabéns a todos os envolvidos.

    Comment by Elenice Vidal Prata — 11/10/2009 @ 17:52

  2. Esta iniciativa da supervisora Elenice Vidal Prata é de extrema necessidade para o aprendizado dos alunos. E a direção da escola está de parabéns por apóia-la neste caminho. Parabéns…

    Comment by cleber — 12/10/2009 @ 12:20

  3. Iniciativas como a da supervisora Elenice Vidal ajudam a despertar no aluno o interesse pela leitura com prazer. A E.E.Professor Paulo Freire está de parabéns por colaborar com essa iniciativa.

    Comment by Leonor Cristina — 13/10/2009 @ 10:50

  4. Parabéns a coordenadora Elenice e aos professores que participaram do projeto.
    Iniciativas como esta podem transformar o universo escolar, e, Ribeirão das Neves é carente de atividades e atitudes como essa!

    “Nunca desista dos seus Sonhos”

    Comment by Andreia — 16/10/2009 @ 09:13

  5. Atitudes como a da supervisora Elenice Vidal e das(os) educadores da E.E. Professor Paulo Freire, servem de exemplo para todos(as). Uma das soluções para os inúmeros problemas na educação passa pela parceria com organizações, entidades… Despertar nos educandos o gosto pela leitura é um desafio, mas com criatividade e dedicação será atingido e superado. Parabéns!

    Comment by Wellerson Cardoso Gomes — 16/10/2009 @ 10:09

  6. Parabéns a todos que colaboraram para que esse dia acontecesse, à supervisora Elenice Vidal Prata que teve essa idéia maravilhosa e , principalmente, aos alunos que tenho certeza que gostaram das histórias. Foi uma motivação a mais na vida de cada um!!!!!!!

    Comment by Bárbara — 16/10/2009 @ 15:31

  7. Parabéns a todos!!!Temos que dar o apoio que nossas crianças merecem…Porque é elas que serão o nosso futuro e acredito que a educação seja a base de tudo!!!!!!!!!!

    Comment by Alice — 16/10/2009 @ 15:38

  8. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto, que o mesmo possa estender-se às outras turmas da escola e que no próximo ano seja integrado ao calendário de eventos da mesma. Mais uma vez parabéns alunos, Elenice, Simone, Fernanda, Helena,Quitéria, Mara,Vânia,Dalila e Maria com certeza se não fosse o empenho de vocês o projeto não “emplacaria”. Essa atitude prova mais uma vez que “educar é um ato de amor”. Delaine Diretora da E.E. Professor Paulo Freire

    Comment by Delaine — 20/10/2009 @ 17:21

  9. Parabens pelo projeto…
    repetindo como no comentario acima…

    EDUCAÇÃO É A BASE DE TUDO!!!

    Comment by Lucas — 29/11/2009 @ 15:15

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades