Alunos participam de ações de incentivo aos hábitos saudáveis

07/03/2012

“A partir de agora vou me alimentar melhor e vou praticar mais exercícios”, conta o estudante do 7º ano do ensino fundamental, Nicolas Christian Pereira Santana. O estudante da Escola Estadual Professora Ilma Lana e Caldeira, no município de Dom Cavati, participou nesta quarta-feira (07-03) de uma ação da ‘Semana de Mobilização da Saúde na Escola’ e já aprendeu a importância dos hábitos saudáveis. “Aprendi que uma alimentação saudável é aquela que tem muitas verduras, legumes e frutas”, completa Nicolas.

A primeira ação realizada na escola foi a apresentação de uma palestra que enfatizou a importância da alimentação saudável e da prática de exercícios. Após a palestra, foi feita a pesagem dos alunos e o registro da altura deles. “Esse trabalho foi feito por técnicos da prefeitura, que irão fazer gráficos com os resultados dos testes realizados nos alunos”, ressalta a diretora, Fani Rodrigues de Oliveira.

Estudantes participam de palestra sobre importância dos hábitos saudáveis. Foto: Arquivo Escola

Já no sábado (10-03), os estudantes irão participar de ações na praça da cidade. A escola em parceria com as escolas municipais irá fazer uma caminhada e apresentar para a comunidade, por meio de cartazes, os gráficos com os resultados dos testes feitos nos alunos.

Pegando o gancho da Semana, a escola dará início a uma série de ações de incentivo a vida saudável.  “Já incentivamos a prática do esporte nas aulas de Educação Física, por meio de campeonatos. Já em realização à alimentação, vamos reativar a horta”, afirma Fani.

Técnicos da saúde pesaram e mediram os alunos. Foto: Arquivo Escola

‘Semana de Mobilização da Saúde na Escola’

A temática da Semana, que acontece entre os dias 05 e 09 de março, é a ‘Prevenção da obesidade na infância e na adolescência’. A iniciativa é uma parceria entre os Ministérios da Saúde e Educação, por meio do ‘Programa Saúde na Escola’ e conta com o apoio dos estados e municípios. A expectativa é de que em Minas 1.062 escolas estaduais, distribuídas por 305 municípios que integram o Programa, participem da ação, que busca proporcionar melhoria da qualidade de vida da população estudantil brasileira.

O trabalho de visita às escolas é feito pelas equipes do programa ‘Saúde da Família’. Esses profissionais estão ligados às Unidades de Saúde Básica dos municípios. Entre as atividades a serem desenvolvidas está a avaliação do estado nutricional das crianças e adolescentes, por meio do peso, altura e idade dos alunos.

Município: Dom Cavati/ Superintendência Regional de Ensino de Caratinga

Nenhum Comentário »