Histórias que vão na mala

09/03/2012

‘O menino e o tempo’ foi o primeiro livro que Letícia Catarina Ferraz Mendes, de 10 anos, leu este ano para seus pais. A estudante do 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Deputado Augusto Costa, no município de São Sebastião do Maranhão, foi uma das primeiras alunas sorteadas para levar para casa a ‘Mala Viajante’. Além do livro, a estudante levou para casa um caderno de registro, no qual respondeu algumas questões sobre o livro.

Ao retornar para escola com a ‘Mala’ Letícia contou para os colegas o que mais gostou da história e indicou o livro para os amigos. “O livro é muito bom. Ele conta a história de um menino que dormia em uma pedra e do lado dessa pedra tinha um rio. Todos os dias o menino ficava pensando sobre a vida dele”, conta a estudante.

Com o projeto 'Mala Viajante' estudantes compartilham a leitura com seus pais. Foto: Arquivo Escola

 A ‘Mala Viajante’ é uma iniciativa da escola que pretende estimular a alfabetização e criar o hábito de ler nos estudantes. A leitura deve ser feita com os pais, é o que explica a diretora da escola Adrieni Alves dos Reis. “Pretendemos levar a leitura também para a família, porque muitos pais não têm o hábito de ler. Conseguimos saber se os pais participaram da atividade quando olhamos o caderno de registro”.

Os pais aprovaram de Letícia Catarina Ferraz Mendes aprovaram a iniciativa, segundo a estudante sua mãe adora quando a estudante leva a ‘Mala’ para casa. “Quando levo o livro para casa sempre leio para minha mãe e na hora de preencher a ficha ela me ajuda. Ela gosta quando eu levo a ‘Mala Viajante’, porque sabe que eu sempre fico querendo ler mais”.

Estudantes fazem o reconto do para seus colegas. Foto: Arquivo Escola

O sorteio do aluno que vai levar a ‘Mala Viajante’ para casa acontece todos os dias e a pequena leitora não vê a hora de ser sorteada novamente. “Eu tava doida pra tia me sortear hoje. Quero muito pegar outro livro. Agora quero ler ‘O dia não está pra bruxas”.

Os livros que os alunos irão levar para casa são escolhidos pelo professor e depende do gênero que está sendo estudado na sala de aula. “O livro que vai na ‘Mala’ depende do que está sendo estudado na sala. O professor seleciona uma série de livros e o aluno deve escolher entre eles. Com esse projeto os alunos leem em médio 20 livros por ano”, afirma Adrieni.

Postado em: Uncategorized — geaninenogueira @ 18:47

9 Comentários »

  1. É um projeto maravilhoso,pois desperta o gosto e o interesse pela leitura.

    Comment by Iderlene — 10/03/2012 @ 21:37

  2. Parabéns à equipe gestora que apoia essas atividades. Parabéns aos professores inovadores, que percebem o processo criativo na escola como desafio que impulsiona o avanço e o caminhar.

    Fabrício Vieira –
    Gestor da Escola Estadual Senador Francisco Nunes Coelho – Guanhães.

    Comment by Fabrício Vieira de Moura — 13/03/2012 @ 20:28

  3. Achei muito interessante,pois serve de estimulo para adquirir o hábito da leitura.

    Comment by Eloisa Peixoto — 13/03/2012 @ 21:05

  4. Sou professora de Língua Portuguesa e no período de 2009 a 2011 trabalhei na Biblioteca da minha Escola com o PROJETO DE REV. DE BIBLIOTECA e em parceria com a outra funcionária da biblioteca elaboramos o PROJETO SEGREDOS DA LEITURA e a partir dele o PROJETO CIRANDA DE LIVROS,semelhante ao PROJETO DE VOCÊS.Parabéns pelo incentivo à leitura
    Rosangela

    Comment by ROSANGELA VAGONETE COELHO — 14/03/2012 @ 07:48

  5. Parabéns a toda equipe da Escola, é isto aí.

    Comment by Kelly — 14/03/2012 @ 08:07

  6. Na escola em que trabalho também praticamos este projeto da Mala viajante. Começamos no ano de 2011. Confesso que mais escolas deveriam praticá-lo, pois vemos o retorno, é muito gratificante presenciar a interação entre pais e filhos através da leitura.

    Comment by Luciene Queiroz — 14/03/2012 @ 09:13

  7. Parabéns pela iniciativa!
    A leitura deve ser cultivada desde a infância!!!

    Comment by Kátia Bibiano — 14/03/2012 @ 11:36

  8. Adorei a matéria ,estou precisando de projetos de leitura que possa motivar a leitura entre crianças do6º ao 9º ano.

    Comment by Helana — 14/03/2012 @ 14:27

  9. Ótima iniciativa para quem teve esta idéia, nossas crianças estão mesmo precisando adquirir o hábito da leitura. Tenho uma de 09 que não tem este hábito diário. Mas o de 13 adora ler um livro novo.
    Um País com um índice de alfabetização como o nosso tem que despertar para a leitura.

    Comment by Vanderléa — 14/03/2012 @ 17:35

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades