Criança que ouve história acaba querendo ler história

15/03/2012

Os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Estadual Cônego Getúlio, em Patos de Minas, respiram literatura. Pequenos contos e poesias fazem parte da rotina dos estudantes desde o início da vida escolar. No 1º ano do ensino fundamental, eles participam da ‘Hora do Conto’. Quando passam para o 2º ano o projeto de incentivo à leitura é o ‘Poetizando’. Já no 3º ano, os alunos se tornam escritores de cartas.

Para trabalhar a linguagem oral dos iniciantes na vida escolar, os professores levam os alunos para a biblioteca e lá eles escolhem um livro para levar para casa e ler com os pais. “Aqui na escola nós contamos com a parceria dos pais. Eles leem os livros junto com os alunos”, ressalta a supervisora da escola, Waterly Porto das Silva e Sousa. Após a leitura chega o momento da ‘Hora do Conto’ e o estudante que levou o livro para casa apresenta a história para os colegas.

Após ler os livros, estudantes apresentam para os alunos a história lida por meio de apresentações teatrais. Foto: Arquivo Escola

Para a apresentação as crianças se caracterizam e levam para a sala de aula alguma coisa que lembra a história lida. Por meio de pistas, os colegas são desafiados a adivinhar o que o contador de histórias levou. Mas detalhe: não vale levar nada de comer. A ‘Hora do Conto’ acontece uma vez por semana.

Em 2011, quando a estudante Ana Luiza Santos Gonçalves, de 07 anos, ainda estava no 1º ano do ensino fundamental ela apresentou o livro ‘A bota maluca’. “Eu li o livro e depois minha mãe leu junto comigo para me ajudar. Quando fui me apresentar para os coleguinhas eu me vesti de pescadora, porque o livro fala dos sonhos de um pescador”, conta.

Ao ler o livro, estudantes preenchem um caderno com informações sobre a história. Foto: Arquivo Escola

A estudante ainda ressalta a expectativa para participar do ‘Poetando’. “Este ano, vamos aprender poesia e eu estou muito ansiosa. Eu não conheço nenhuma poesia e vou aprender tudo na escola”, conclui a aluno do 2º ano do ensino fundamental.

Outra aluna que está ansiosa para trabalhar com poesia é Pietra Gonçalves Silva Ávila, do 2º ano do ensino fundamental. “Quero muito aprender poesia, porque as poesias são textos muito criativos”.
“No ‘Poetando’ nós trabalhamos o gênero da poesia com os

Alunos, falamos sobre os autores e pedimos para eles pesquisarem algumas poesias. Todos os alunos devem levar dois textos que são colocados em um varal montado na sala de aula”, explica Waterly Porto das Silva e Sousa. Os estudantes também declamam as poesias para os colegas e no dia da apresentação os familiares são convidados para assistir. 

No 2º ano do ensino fundamental, estudantes estudam sobre poesia. Foto: Arquivo Escola

O professor coloca todos os poemas levados pelos alunos em um livro. Depois o educador trabalha com os estudantes um pouco da vida dos autores mais citados e contextualiza a poesia em sala de aula. Todo o processo de alfabetização é feito em cima das poesias.

Já os alunos do 3º ano do ensino fundamental após lerem diferentes textos escrevem cartas para os escritores. Mas antes disso, eles interpretam as histórias e estudam a biografia dos autores. “As professoras ajudam os alunos na pesquisa do endereço dos autores. No ano passado, dois escritores mandaram uma cartinha nominal para cada um dos alunos e um livro autografado”, conclui Waterly Porto das Silva e Sousa

O lema da escola é ‘Criança que ouve história acaba querendo ler história’ e para  fazer com que os pais possam estar participando cada vez mais da vida dos alunos as apresentações são filmadas e enviadas para as famílias.

Postado em: Uncategorized — geaninenogueira @ 18:49

41 Comentários »

  1. Realmente aqui na escola o incentivo à leitura faz parte do dia a dia das salas de aula.
    Aproveito a oportunidade para parabenizar todos os funcionários , aulnos e pais pelo brilhante trabalho.

    Comment by Maria José Vilela Pádua Borges — 16/03/2012 @ 12:02

  2. PARABÉNS À ESCOLA. COMPROMISSO , DEDICAÇÃO E DINAMISMO. MUIIIIITO BOM PARA OS NOSSOS PEQUENOS. PARABÉNS!!!!

    Comment by maria — 16/03/2012 @ 16:10

  3. Os professores da EE. Cônego Getúlio estão de parabéns. Esses projetos desenvolvidos pelos professores, com a colaboração da professora para ensino do uso da biblioteca e as supervisoras, fazem a diferença. Levam entusiasmo e prazer aos alunos. Parabéns pessoal do “Côego Getúlio”!

    Comment by Mércia de B.Guimaraes — 17/03/2012 @ 14:31

  4. É maravilhoso observar como escolas estaduais comprometidas com seus alunos podem fazer a diferença num quadro educacional tão carente como é o brasileiro.
    Parabéns a esta escola e que ela sirva de exemplo para outras de que com dedicação é possível fazer um bom trabalho.
    Parabéns a seus educadores, pais e direção

    Comment by Eliane — 18/03/2012 @ 14:21

  5. Sou educadora e adorei a maneira como esta escola trabalha nossos futuros leitores.
    É isso aí professores, direção e pequeninos alunos. Parabéns pela iniciativa

    Comment by Eunice — 18/03/2012 @ 14:24

  6. Adorei estas inovações,eu também realizo o projeto sala do conto e reconto e amo literatura infantil.Parabéns! Temos que incentivar nossas crianças e desenvolver
    nelas o gosto pela leitura desde cedo.

    Comment by Maria Heloisa Carvalho — 19/03/2012 @ 19:18

  7. Parabéns pelas inovações! Temos que desenvolver em nossas crianças desde cedo o gosto pela leitura. Amo literatura infantil e aprecio muito tudo o que está ligado a esse conteúdo.

    Comment by Maria Heloisa Carvalho — 19/03/2012 @ 19:21

  8. Foi ótimo o trabalho. Fiquei encantada. Parabéns.

    Comment by cleide maria lamas oliveira — 19/03/2012 @ 20:39

  9. Parabéns!!!!!!
    A essência do saber está na leitura. Continuem assim. Que os exemplos de vcs possam contagiar todas as outras escolas.

    Comment by HÉLIO — 20/03/2012 @ 11:16

  10. Estudo na E.E Cônego Getúlio. Adoro lá. Esse ano estudo de manhã, estou no quarto ano na sala 11 com a professora Dona Maria Ines Maris.
    Gostei muito.
    Beijos
    De uma aluna
    Kayene

    Comment by Kayene — 20/03/2012 @ 14:01

  11. Amei o trabalho realizado pelos alunos ,professoras e incentivados pelas supervisoras . Acredito que a leitura amplia nossos horizontes, imagina das crianças que tem muita imaginação. Parabéns a todos os envolvidos,assim a educação vai longe. Juscelaine da silva Cypriano

    Comment by juscelaine da silva Cypriano — 20/03/2012 @ 15:18

  12. PARABÉNS! LER É UMA TAREFA FUNDAMENTAL.

    Comment by Sandra de Fátima Maynart — 20/03/2012 @ 16:03

  13. Parabéns à toda a equipe desta escola pelo trabalho maravilhoso que desenvolvem com nossos filhos!!!Simplesmente encantador…

    Comment by Geralda G.Duarte — 20/03/2012 @ 16:58

  14. Parabéns a toda a equipe,professores e direção da Escola Estadual Conego Getulio. A leitura é fundamental para o aprendizado.

    Comment by Renata Braga — 20/03/2012 @ 18:19

  15. Eu sou Anna Clara e etudo na escola Conego getúlio, estou no 3º ano , sala 6 , da professora Marli Sousa. gosto muito da escola e da minha professora. gosto muito de ler e a escola me incetiva muito. beijos

    Comment by Anna Clara de Lima Carneiro — 20/03/2012 @ 18:26

  16. PARABÉNS ESCOLA É GRATIFICANE EDUCAR COM ESTRATÉGIAS SIMPLES MAS SIGNIFICATIVAS QUE ENTUSIASMAM SEM FERIR AS FANTASIAS DE NOSSAS CRIANÇAS.

    Comment by EDIMA GOMES DA SILVA — 20/03/2012 @ 20:06

  17. PARABÉNS A ESCOLA POR TOMAR ESTA INICIATIVA,LER É O GRANDE PASSO PARA O CONHECIMENTO.ESTIMULANDO NOSSAS CRIANÇAS DE MANEIRA CRIATIVA A TOMAREM GOSTO PELA LEITURA!

    Comment by viguineicamargos — 20/03/2012 @ 20:27

  18. Parabéns a toda equipe da escola, pelo grande incentivo a leitura que é a base para o crescimento das nossas crianças.

    Comment by Silésia Vital M. de Sousa — 20/03/2012 @ 20:31

  19. Parabéns a toda a equipe da escola. Estou encantada c/ o trabalho que desenvolvem juntamente c/ os alunos que tb merecem os parabéns. A leitura é fundamental p/ uma melhor aprendizagem, e com esse maravilhoso trabalho não ha criança que não se interesse. É gratificante saber que meu filho esta numa escola tão compromotida c/ a educação. Que sirva de exemplo p/ as outras escolas tb. Mais uma vez PARABÈNS Conêgo Getulio!!!!!!!!!!!!!!

    Comment by kessia cristina — 20/03/2012 @ 20:32

  20. Sou educadora e fiquei encantada com o projeto que vem sendo desenvolvido com os alunos.Parabéns a todos ,assim o fato de ler se torna prazeiroso.

    Comment by Edna Marins Rocha. — 20/03/2012 @ 20:40

  21. Parabéns às professoras e toda equipe pedagógica que desempenham com dedicação a arte de educar. Esse é um projeto que me encantou, quando conheci. Realmente atinge o objetivo. Que muitas outras escolas públicas possam ‘copiar’ o projeto. O Brasil precisa realmente ‘ALFABETIZAR’ e não apenas acabar com o ‘analfabetismo’. É muito bom também ver a família envolvida no processo.

    Comment by Isabel Melo — 20/03/2012 @ 21:38

  22. Parabéns aos alunos e as professoras que incentivam cada vez mais a leitura, que é fundamental para o desenvolvimento educacional.

    Comment by Roseli — 20/03/2012 @ 22:08

  23. P A R A B É N S ! ! ! Para toda equipe do Cônego Getúlio. Tudo passa pela leitura. Obrigado pelo carinho com meu filho que estuda aí.

    Comment by Antônio Carlos — 21/03/2012 @ 08:06

  24. Parabéns, achei o máximo. Vou utilizar como sugestão na escola em que trabalho.

    Comment by Juliana — 21/03/2012 @ 10:00

  25. parabens a escola e aos professores pela dedicacao aos alunos a hora do conto e uma alegria para os pais pois ver o desenvolvimento dos seus filhos

    Comment by Rafaela — 21/03/2012 @ 11:18

  26. Somente quando participamos de um projeto como este,é que percebemos o quanto estamos preparando nossos filhos para um futuro cheio de conquistas.

    Parabéns E.E.”Cônego Getúlio”

    Comment by Sônia — 21/03/2012 @ 12:59

  27. São momentos como este “Momento da Poesia”,que vão ficar na lembrança de todos os alunos que passaram por essa escola.Estou no 5º ano.Vou sentir saudades.

    Comment by Lara Paula — 21/03/2012 @ 13:08

  28. Gosto muito dessa iniciativa, com certeza ajuda muito na leitura e a vontade de ler cada vez mais. Posso dizer isso pela minha filha, ela sempre gostou de ler e hoje ela aumentou ainda mais o gosto pela leitura. Parabéns a todos da E. E. Cônego Getúlio, uma boa leitura é tudo.

    Comment by Helisângela — 21/03/2012 @ 14:19

  29. O sucesso do nosso trabalho é graças a participação de cada colega, aluno, família, enfim aqueles que acreditam que juntos podemos fazer a diferença. Obrigada a todos.

    Comment by walterly — 21/03/2012 @ 20:47

  30. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto. Incentivar a leitura é fundamental pois “Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores”.

    Comment by Matilde — 21/03/2012 @ 21:29

  31. Parabéns aos alunos , pais e educadores pelo trabalho desenvolvido.
    “A leitura engrandece a alma.”

    Comment by Patrícia Alves — 21/03/2012 @ 21:41

  32. Parabéns a escola por trabalhar de forma tão criativa.

    Comment by Maria florida Carvalho — 22/03/2012 @ 10:54

  33. O trabalho desenvolvido é um encanto. Envolvem os pais , mas principalmente as crianças, que através desse projeto, desenvolvem várias habilidades. A direção, especialistas, professores e todos que estão envolvidos na escola, PARABÉNS. Espero que vocês continuem brilhando.

    Comment by Nauana Gonçalves Silva Aguiar — 22/03/2012 @ 13:43

  34. Sou pai do aluno Guilherme que esta no primeiro ano do ensino fundamental. A inciativa da escola é excelente, todos os dias acompanho as tarefas do meu filho e posso perceber a curiosidade sobre diversos temas. Aproveito para incluir historias em quadrinhos, onde o Gui esta lendo uma variedade muito grande de palavras. Parabens corpo docente.

    Comment by wallyson almeida — 22/03/2012 @ 18:24

  35. Adorei a reportagem, sou estudante do 2º ano da sala da Ana Lidia, estou gostando dos livros, essa iniciativa é muito boa para minha vida. Beijos!!

    Comment by Carolina Queiroz — 22/03/2012 @ 20:13

  36. Sou mãe de aluna da E.E. “Cônego Getúlio”, que está no 2º ano. Em 2011 ela participou da “Hora do Conto” e foi ótimo como incentivo à leitura e desinibição das crianças. Quero parabenizar e agradecer a todos da escola em especial à supervisora Walterly pela iniciativa e o trabalho maravilhoso que fazem com os alunos. Abraços e mais uma vez OBRIGADA.

    Cláudia R. Guimarães

    Comment by Cláudia Rodrigues — 24/03/2012 @ 09:17

  37. gostei muito de participar da continuaçao desse projeto,no 4ºano,em 2011 com meus colegas e minha professora dona Lourdes Mota.(foto)layla Gabriella de Magalhaes.

    Comment by layla gabriella de magalhaes — 24/03/2012 @ 13:34

  38. PARABENS,TENHO ORGULHO DE MINHA FILHA FAZER PARTE DESTA FAMILIA.

    Comment by dalila — 26/03/2012 @ 19:24

  39. Sou aluna da dona lourdes,do4 ano da sala 7,sou da E.E conego getulio o ano passado fui aluna da dona Edna,sala 2.beijos

    Comment by Isabela Rodrigues — 29/03/2012 @ 20:48

  40. Sou mãe do Lucas Gonçalves, que está no 4º ano, e sei da dedicação de todos os profissionais desta escola. Continuem comprometidos com a educação de seus alunos.
    Parabéns pelo incentivo a leitura de nosssos filhos!

    Comment by Daniela — 02/04/2012 @ 15:11

  41. Vivo procurando boas obras para melhorar meu desempenho e o desenvolvimento dos meus alunos. Gostei muito do trabalho da escola, estão de parabéns!!!!!

    Comment by Silviane — 20/11/2012 @ 10:28

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades