Judô oferece a estudantes novas oportunidades

19/03/2012

O esporte levou José Henrique Trindade da Silva a conhecer lugares aos quais ele só tinha acesso por fotografias ou pela televisão. O estudante do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Dr. José Maria Lobato, no município de Oliveira, é um ‘mini judoca’ e já faturou medalhas de bronze em competições realizadas nas cidades de Formiga e Belo Horizonte. “Eu nunca tinha saído de Oliveira e só tive a oportunidade de conhecer outras cidades quando fui lutar Judô”, conta José Henrique.

Há dois anos o estudante participa das aulas de Judô oferecidas na escola onde estuda. “Vi meus amigos participando das aulas, gostei e decidi fazer. O que mais gosto é aprender novas técnicas”, afirma José Henrique. O ‘mini judoca’ também ressalta o que o esporte trouxe de positivo para sua vida. “Aprendi a ter respeito com os meus colegas, a ter disciplina  e que não se pode lutar fora do tatame”.

Durante as aulas, estudantes aprendem as técnicas e a filosofia do esporte. Foto: Arquivo ACS/SEE

As aulas de Judô acontecem no contraturno das aulas por meio do projeto Educação de Tempo Integral. Este ano, 150 alunos dos anos finais do ensino fundamental irão participar das aulas. Segundo o professor de Judô, Panayotis Panoutsos, durante as aulas os estudantes aprendem as técnicas e a filosofia do esporte. “Os alunos aprendem a filosofia do Judô, que é a paciência, humildade, o respeito, entre outros valores. Eles também aprendem as regras, técnicas de combate e os fundamentos básicos”, ressalta.

O professor também lista os benefícios que o esporte traz para os alunos. “Eles aprendem a ter um auto controle maior e mais disciplina. Além disso, melhora a postura na sala de aula, porque eles aprendem a cumprir regras. A importância da boa alimentação também é bastante discutida nas aulas”, conclui Panayotis Panoutsos.

Aulas de Judô acontecem no contraturno. Foto: Arquivo ACS/SEE

Os ‘mini judocas’ da escola já conquistaram medalhas em campeonatos estaduais e municipais, nos Jogos escolares de Minas Gerais (JEMG) e em outras competições.

Município: Oliveira/ Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis

Nenhum Comentário »