Preservação do meio também se aprende na escola

21/03/2012

Para os alunos da Escola Estadual Raul Teixeira da Costa Sobrinho, em Santa Luzia, a educação ambiental é coisa séria. Durante o ano, os estudantes participam de diferentes atividades e discutem a preservação ambiental. As atividades fazem parte do projeto ‘Eu no meio’, que é desenvolvido na escola desde 2009.

“Trabalhamos a educação ambiental tendo em vista os cursos da água. Estamos bem próximo ao Rio das Velhas e temos uma pequena área de mata nativa aqui. Os alunos além de aprender sobre preservação na escola também vistam esses lugares e discutem a importância da preservação deles”, ressalta a coordenadora do projeto, Juliana Silvério Alves.

Durante o ano, estudantes participam de palestras sobre educação ambiental. Foto: Arquivo Escola

Na escola, o projeto é trabalhado de forma interdisciplinar. Na disciplina de Língua Portuguesa, por exemplo, os alunos produzem um jornal falado. “Os estudantes podem escolher entre um ponto positivo e um negativo. Os assuntos têm que estar relacionados ao meio ambiente. Os alunos fazem os vídeos e eles mesmos editam. Teve um ano em que eles denunciaram uma empresa que estava jogando dejetos no Rio das Velhas”, afirma Juliana.

Os estudantes também produziram um dicionário ambiental ilustrado. Foram utilizadas palavras ligadas ao meio ambiente. Além das palavras e de seus significados, os jovens colocaram figuras que remetiam ao meio ambiente que queriam. Os melhores exemplares ficam na biblioteca da escola para consulta.

Em 2011, com a ajuda de diferentes materiais, os estudantes montaram no pátio da escola o Rio das Velhas como é hoje e como eles queriam que fosse. Foto: Arquivo da Escola

Já em parceria com o professor de Matemática, os estudantes produzem objetos com materiais recicláveis. Com esse trabalho, os alunos estudam as formas geométricas. Já as contas de água são utilizadas para produção de gráficos. Durante o ano, os alunos que apresentam contas com redução no consumo são premiados com pontos no bimestre. As datas comemorativas também são lembradas. Os alunos fazem cartazes e cartilhas para distribuir na escola e para moradores.

Segundo a coordenadora do projeto, depois que o projeto começou a ser desenvolvido na escola ficou evidente a mudança de postura dos alunos. “No dia a dia vemos várias mudanças no hábito dos meninos. Após as aulas as salas ficam limpas e eles utilizam direitinho as lixeiras de coleta seletiva”.

O estudante do 9º ano do ensino fundamental, Johan Johnny Silva, conta o que mudou na sua vida após as aulas de educação ambiental. “Decidi participar do projeto porque achei interessante e hoje já aprendi muitas coisas. Por exemplo, moro perto de um córrego e antes eu jogava muito papel de bala nele, porque eu achava que não ia fazer diferença. Agora eu só jogo lixo no lixo e quando eu vejo um colega jogando papel no chão eu falo para ele que isso é errado”.

 

Postado em: Uncategorized — geaninenogueira @ 18:46

5 Comentários »

  1. Excelente iniciativa da escola!!!
    Espero que este projeto de conscientizacao ambiental atue como um modelo de pratica para as demais escolas e a sociedade em geral.
    Parabens

    Comment by Jaqueline Silverio — 22/03/2012 @ 17:33

  2. Fico muito feliz de saber que existem projetos como este. Parabéns para todos!!!

    Comment by Renata — 22/03/2012 @ 18:54

  3. É isso ai Ju! Nota 10 pra você e todos os demais envolvidos nesse projeto!

    Comment by Rosangela — 23/03/2012 @ 10:13

  4. Muito bom Beto. Sem vocea jamais treaimos estes momentos registrados. Espero que a ABES tenha como armazenar este acervo para no futuro relembramos o nosso passado. As coisas boas que estamos fazendo Uma abrae7o, Vitorio.

    Comment by Yoanny — 11/11/2012 @ 09:24

  5. Estes projetos valorizam os estudantes, as escolas, o meio ambiente e demonstram que juntos podemos estudar e trabalhar, tendo como foco realizar mudanças benéficas no mundo em que vivemos.

    Comment by Matilde Fatima G.S.Guimaraes — 23/10/2017 @ 14:52

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades