80 anos de muita história para contar

23/03/2012

Os 80 anos de história da Escola Estadual Margarida Brochado, localizada no Barreiro, em Belo Horizonte, será compartilhado com toda a comunidade escolar. A escola irá lançar nesta sexta-feira (23-03) um caderno que conta toda a história de criação da instituição. “O caderno traz a história da escola e do bairro, porque elas se misturam”, conta a professora de Língua Portuguesa e autora do livro, Modesta Maria Soares de Paula.

A pesquisa para a produção do caderno teve início em 2011, mas a professora utilizou dados que já vinha coletando desde 2004. “A diretora pediu para que eu fizesse um breve histórico da escola. Comecei a olhar os documentos e na medida que os dados foram surgindo,  a coisa foi crescendo. Também utilizei informações de uma pesquisa que teve início em 2004”, afirma Modesta.

Caderno com a história da escola será lançado nesta sexta-feira. Foto: Arquivo Escola

Para a produção do caderno, a docente fez pesquisas em escrituras de imóveis, em registros da escola, em sites e ainda contou com o depoimento de moradores do bairro. Parte das fotografias que ilustram o caderno também foram doadas pela comunidade escolar.

Entres as personalidades citadas no caderno está a aluna do 9º ano do ensino fundamental, Ana Caroline Alves Ribeiro. “Estou na revista porque além de estudar na escola, minha avó estudou e deu aula nela”. A estudante ainda revela o que mais de aprender sobre a história da escola. “O que mais gostei de saber é que a escola tem tantos anos de criação. Isso foi muito legal”.

Além do lançamento do caderno, a escola está preparando uma grande festa. “Convidamos toda comunidade escolar. Vamos ter apresentações musicais que irão retratar as décadas de 30 e 40, que é quando a escola foi criada. Os alunos do 8º e 9º ano também irão declamar poemas escritos em 2004 por ex-alunos da escola”, revela a diretora Rosemari Conceição Diegues.

Escola Estadual Margarida Brochado completa 80 anos. Foto: Arquivo Escola

Também foram montadas salas temáticas que retratam um pouco da história da escola. “Em uma sala estão expostas as bandeiras que a escola já teve e o hino. Em outra colocamos os nossos uniformes e camisas de projetos. Em uma terceira sala colocamos nossas medalhas e troféus”, afirma Rosemari.

Rosemari Conceição Diegues atua na escola desde 1996, a gestora ressalta o que mais gosta na instituição onde trabalha.  “O que me chama atenção é que o corpo docente é muito unido e amigo. Aceita desafios e corre atrás de resultados”.

No sábado (24-03), os estudantes irão fazer um passeio ciclístico da escola até o Parque Roberto Burle Marx. O percurso tem cerca de sete quilômetros. Ao chegar ao parque, os estudantes irão participar das comemoração do Dia Mundial da Água e de um exercício de relaxamento muscular montado pelos professores de Educação Física da escola.

Curiosidades sobre a história da Escola

A escola foi construída em 1932 pelo italiano Domingos Gatti. Na época, a região era agrícola e habitada por imigrantes europeus. A escola foi construída para atender aos filhos desses imigrantes.

Ao longo dos anos, a escola recebeu vários nomes. Ela foi chamada de  ‘Segunda escola da colônia Vargem Grande’, ‘jardim de infância’, entre outros. O nome Margarida Brochado,, é uma homenagem a esposa do fazendeiro Sinfrônio Brochado.

Município: Belo Horizonte / Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B

1. Parabéns à Escola Estadual Margarida Brochado pelo aniversário de 80 anos e mais ainda pela edição da Revista, resultado de um belo trabalho de Educação Patrimonial que teve à frente a poetisa e professora Modesta de Paula.

Comment by Ana Lúcia Baeta — 26/03/2012 @ 15:17

2. tinha que ser minha escola mesmo parabens margarida

Comment by giovanna — 11/04/2012 @ 14:42

3. adorooooooooooooo a minha escola parabens aee margarida te amoooooooooooooo

Comment by giovanna — 11/04/2012 @ 14:42

4. Eu estudei nesta escola no período de primeira a quarta série ( grupo ). Hoje estou fazendo Pedagogia na Estácio de Sá, e estou aqui para dizer que tenho excelentes lembranças desta escola e dos meus professores da época.
    Hoje estou com 45 anos e guardo com carinho estas recordações.

Comment by Maria Aparecida da Silva — 30/09/2012 @ 22:10

5. Um pouco tarde! Mas não poderia deixar de expressar o meu orgulho de ter estudado nessa tão grandiosa escola nos anos 80. Isso mesmo. de 1985 até 1992. Boas professoras em minha época: Aparecida(português), Edilamar(matemática) e a diretora Alice.
    Deixo aqui o meu muito obrigado!

Marco Túlio Nicodemos.

Comment by Marco Tulio Nicodemos — 13/02/2016 @ 13:50