Participação no Coral incentiva alunos a ter bom rendimento nas salas de aula

26/03/2012

‘Vira virou’, dos músicos Kleiton e Kledir e ‘Ave Maria’, de Bonaventura Somma, são peças musicais conhecidas pelos moradores do municipio de Cambuquira. As músicas foram apresentadas à comunidade pelos alunos da Escola Estadual Clóvis Salgado. Eles integram o Coral da escola e apresentam as canções por onde passam. “ O nosso repertório é composto por músicas classicas. Nós apresentamos em eventos promovidos pela escola e pela cidade e em encontro de corais”, conta o regente, Saymon Pereira.

Com mais de dez anos de existência, o Coral é composto por alunos do ensino fundamental, ex-alunos e ex-funcionários da escola. O próprio regente é ex-aluno da instituição. “Quando estudei na escola participei do Coral como cantor. Depois fiz faculdade de música e voltei para atuar como professor de Artes e regente do Coral”, afirma Saymon.

Além de comemorações da escola, Coral também se apresenta em eventos promovidos pela cidade. Foto: Arquivo Escola

Para integrar o Coral não é necessário apenas ter uma boa dicção ou técnica vocal. É preciso ter um bom rendimento na sala de aula e respeitar os colegas e professores, é o que explica Saymon Pereira. “Quando o estudante trabalha com música, a percepção fica muito melhor. O Coral ajuda muito na sala de aula. Ele faz com que os alunos tenham disciplina, atenção e que eles sejam pontuais. Essas características acabam influenciando no rendimento do estudante”.

O aluno do 9º ano do ensino fundamental, Kelvin Cesar Araújo da Silva, participa do Coral há quatro anos. Segundo ele o Coral só trouxe coisas positivas para sua vida. “Depois que entrei no Coral comecei a prestar mais atenção nas aulas e fiquei mais estudioso. Além disso, as letras das músicas me fazem pensar nas coisas que faço no meu dia a dia”.

Coral é composto por alunos do ensino fundamental, ex-alunos e ex-funcionários da escola. Foto: Arquivo Escola

Já em relação às apresentações fora da escola, o estudante ressalta a troca de experiências. “Nas apresentações eu tenho a oportunidade de conhecer novos músicos e trocar experiências com eles. Além disso, tenho conheço novas cidades e faço mais amizades”, conclui Kelvin.

Município: Cambuquira/ Superintendência Regional de Ensino de Varginha

Nenhum Comentário »