Reciclando ideias e ampliando o aprendizado

27/03/2012

Latas de refrigerante, garrafas pet e embalagens de iogurte. O que teria o lixo como destino ganha outras funções na Escola Estadual Coronel João Ferreira, em Pará de Minas. Lá o foco de trabalho está na reciclagem, com o projeto ‘Nem tudo é lixo’. Além de discutir a educação ambiental em sala de aula, os mais de 700 estudantes do ensino fundamental levam para a escola materiais que podem ser reciclados. Toda semana, um autônomo compra o material e o dinheiro arrecadado é revestido na aquisição de livros literários e jogos pedagógicos para os estudantes.

“O que fazemos com os estudantes é um despertar pela conscientização da reciclagem. Com esse trabalho eles passam a entender que nem tudo precisa ir para o lixo. Todos os dias nós temos alunos chegando à escola, dos menores aos maiores, com materiais para serem reciclados”, explica a professora do quarto ano do ensino fundamental, Ana Lúcia Faria Araújo. A cada semana são arrecadados, em média, 35 quilos de material.

Falimiares também contribuem com o projeto 'Nem tudo é lixo'. Foto: Arquivo da Escola

Entre os estudantes que participam da ação esta Júlia Carvalho Morato, de nove anos. A aluna do quarto ano do ensino fundamental, explica que as práticas de preservação ambiental adotadas na escola também mudaram a rotina em sua casa. “Lá em casa, minha mãe sempre junta as latinhas, garrafas pet e pote de iogurte para mim. Minha tia e minha avó também fazem isso. Elas sabem que é bom, porque ajuda o meio ambiente”, comenta a estudante.

A prática da coleta de produtos para reciclagem começou há doze anos na escola, com alunos do turno da tarde. Porém, em 2012, a ação atingiu a todos os estudantes da escola.  Outro aspecto que também vem mudando nesse tempo é o envolvimento dos alunos. “No começo, a pessoa que vinha recolher material passava na escola de 30 em 30 dias. Depois, esse período foi para 15 dias e, atualmente, é a coleta é feita toda semana”, avalia o vice-diretor, Sebastião Afonso Santos Neto.

A reciclagem sob vários olhares

 Nas salas de aula, o debate da reciclagem continua com os alunos nas mais variadas disciplinas. Em Língua Portuguesa, por exemplo, os estudantes fazem leitura e interpretação de textos sobre o tema. Em ciências, as aulas dão destaque ao meio ambiente. Na Matemática, o tema também tem o seu espaço. “A professora passa problemas sobre reciclagem para a gente resolver. Nós fazemos contas e gráficos sobre o material que a escola já recolheu para a reciclagem e também.

Postado em: Uncategorized — admin @ 16:46

20 Comentários »

  1. É de orgulhar, ver iniciativa tão bonita encampada pelos alunos

    Comment by Helton Neves da Silva — 27/03/2012 @ 21:12

  2. PARABÉNS PELO TRABALHO! AINDA BEM QUE TEMOS AINDA PROFESSORAS COM ESTE ESPÍRITO DE CRIATIVIDADE E CONSCIENTIZAÇÃO E QUE PÕE A MÃO NA MASSA.

    Comment by ÂNGELA — 28/03/2012 @ 17:09

  3. E com enorme satisfação que parabenizo o projeto “Nem tudo é lixo”
    Além de educar e conscientizar seus alunos, com essa temática que e de enorme importância para todos nós. Vemos que e possível aplica-la em outras escolas mineiras. Fico feliz de ver esse tipo de iniciativa em escolas públicas.

    Comment by Walmiki Dolabella — 29/03/2012 @ 16:40

  4. QUE LINDO TRABALHO!ESTÁ REALMENTE NA HORA DE FAZERMOS ALGO PARA RETRIBUIR O QUE O MEIO AMBIENTE FAZ POR NÓS TODOS OS DIAS.AS NASCENTES JORRANDO ÁGUAS CRISTALINAS,AS CHUVAS FAZENDO BROTAR NOSSO ALIMENTO,AS FLORESTAS CONTRIBUINDO COM NOSSO OXIGÊNIO … E NÓS? FABRICANDO DESCARTÁVEIS? DEPOSITANDO-OS NOS RIOS? AINDA BEM QUE NEM TODOS E QUE ESTA ESCOLA SEJA EXEMPLO.

    Comment by Williana Êmily Arriel Avelar — 29/03/2012 @ 19:16

  5. Parabenizo a escola pela iniciativa em prol do “planeta terra” e consequentemente de todos os seres viventes.
    São ações simples como esta que fazem os alunos sentirem úteis e está também educando o adulto. Como seria bom que mais escolas adotassem esta postura.

    Comment by Bernadete Neiva C. de Souza — 30/03/2012 @ 16:30

  6. É MUITO BOM SABER QUE EU PARTICIPO DE UM PROJETO TÃO IMPORTANTE,E QUE DEPOIS DE DEZ ANOS SERIA RECONHECIDO.

    Comment by JÚLIA CARVALHO MORATO — 30/03/2012 @ 18:15

  7. Parabéns a toda equipe pelo sucesso do projeto.

    Comment by Cristina — 30/03/2012 @ 19:43

  8. Parabéns pela iniciativa da escola. Com essa ação,é possivel dizer que vocês estão não somente formando, mas educando para o futuro. Isso ai é a verdadeira missão da escola. Parabéns a todos os envolvidos.

    Comment by Prof. Daniel da Silva Pereira — 01/04/2012 @ 00:09

  9. Parabenizo o belo trabalho dos alunos, assim como dos idealizadores do projeto. tanto que gostaria de ver tal projeto aplicado nas escolas aqui da região, assim se puderem gostaria de receber o prospecto ou o roteiro do projeto.
    desde já fico muito agradecido, por buscarem oferecer um ambiente saudavel para as gerações futuras, como preconiza a “Constituição Cidadã”.

    Comment by Hamilton — 02/04/2012 @ 09:00

  10. Parabéns a toda equipe da escola e, em especial aos professores e alunos que estão colocando práticas sutentáveis em prol do meio ambiente e, ao mesmo tempo propiciando ao alunos uma formação pedágógica adequada aos preceitos ambientais atuais.
    Outro fato relevante é que a escola está cumprindo com a Lei Estadual 15.441 de 11 de janeiro de 2005 que “Regulamenta o inciso I do § 1º do art. 214 da Constituição do Estado.”
    Em seu Art. 6º-A. As atividades de educação ambiental na rede
    pública de ensino incluirão, sob orientação do colegiado escolar,
    a implantação de sistema de recolhimento seletivo de resíduos
    recicláveis.
    § 3º O estabelecimento de ensino, a critério do colegiado
    escolar, poderá:
    I – comercializar o material coletado, revertendo o lucro da
    venda em benefício da caixa escolar;
    II – doar o material coletado a associações ou cooperativas
    de catadores de lixo e, na falta destas, para instituições
    congêneres.”

    Comment by Inês Tourino Teixeira — 02/04/2012 @ 09:20

  11. Parabéns a toda equipe da E.E. Cel. João Ferreira pelo trabalho sério e dedicado. O sucesso e reconhecimento são apenas consequências.

    Comment by Vitor Moreira — 02/04/2012 @ 13:54

  12. Muito bacana a iniciativa! Parabéns aos idealizadores!

    Comment by Gabriella — 02/04/2012 @ 17:49

  13. Isso é que é um lindo exemplo de cidadania…
    Tão pequeninos e muito resposáveis…
    O futuro está ai em reciclar e reutizar, parabéns!!

    Comment by Mauricio Guedes — 17/04/2012 @ 20:37

  14. Parabéns!! Fico feliz em ver outras escolas realizando uma ação tão importante! Trabalho na E.E.Agnaldo Edmundo Silva, e lá também realizamos projetos para a sustentabilidade,um deles bem parecido com o de vocês é o Projeto 3 R’s-Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Vamos continuar desenvolvendo cidadania que o Planeta agradece!!! Sucesso para vocês!

    Comment by Hélina Straélh — 19/04/2012 @ 20:02

  15. disse:Adorei o comentario e a ideia das prsafosores do terceiro ano que tiveram a ideia de fazer um super heroi e devia mostrar todos os supers herois eu acho que devia! Aposto que as outras pessoas tambe9m acham! Todo mundo que entra nesse site devia deixar um comentario! Quem acha isso coloque um comentario bom do super heroi da Cristina quem gosto do super heroi dela coloque um comentario! Eu acho a ideia dos comentarios uma maravilha porque ve3o saber se voceas gostaram ou ne3o, eu adorei!

    Comment by Suranga — 28/06/2012 @ 06:46

  16. A iniciativa dessa escola é encher os olhos de quem vê.

    Comment by Wagner — 29/06/2013 @ 03:30

  17. Eu quis dizer: “É de encher os olhos de quem vê.”

    Comment by Wagner — 17/08/2013 @ 19:45

  18. Parabens pela iniciativa.
    É de iniciativa assim que o mundo precisa
    Junior Silva

    Comment by Junior Silva — 08/06/2014 @ 06:38

  19. Muito bom o trabalho de vocês, gostaria de partilha alguns projetos que fazemos aqui em nossa escola, como faço para publicá-los no blog??

    Comment by Avelina (Nina) — 11/06/2014 @ 00:56

  20. Prezada Avelina,
    para que a ação desenvolvida em sua escola possa fazer parte do Blog da Educação, você deve encaminhar um resumo do projeto para o e-mail noticias@educacao.mg.gov.br. Além do resumo da iniciativa, também pedimos que a escola encaminhe algumas fotos e o telefone para contato. Outro aspecto importante é que a iniciativa seja encaminhada antes da sua culminância, pois noticiar o que já aconteceu no jornalismo não é relevante. Aguardamos sua ação!

    Atenciosamente,

    Agência de Notícias
    Secretaria de Estado de Educação

    Comment by hudsonmenezes — 11/06/2014 @ 09:10

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades