Escola envolve alunos e familiares em projeto de preservação do livro didático

30/03/2012

Para todos ele é um grande parceiro e fundamental no momento da aprendizagem. Com toda essa importância, o livro didático ganhou na Escola Estadual Argemiro Antônio do Prado, no município de Buritis – região noroeste de Minas, o status de estrela. Dentro do projeto ‘Cuidando do Livro Didático’, os educadores mostram aos alunos e familiares a necessidade de preservar o material que faz parte da trajetória escolar. Com a ação, a escola que conta com 1.010 alunos e 76 servidores, formou um verdadeiro mutirão para preservar os livros que a cada ano participam de um rodízio entre os estudantes.

“O projeto começou a partir de uma avaliação das bibliotecárias e direção da escola. Pensamos em desenvolver uma ação que conscientizasse, não só aos alunos, mas os familiares na preservação dos livros. Este ano começamos os trabalhos com os alunos do ensino médio que receberam novos kits com livros didáticos de várias disciplinas. Também fazemos o mesmo trabalho com os alunos dos anos finais do ensino fundamental que receberam o material no ano passado, pois este ano os livros estão nas mãos de outros colegas”, explica a professora e responsável pelo projeto, Maria Abadia Braga Gontijo.

 

Em encenação, estudantes simulam a conversa de uma professora orientando aos alunos a conservarem os livros. Foto: Arquivo da Escola

Além das conversas em sala com os alunos, o projeto ainda prevê a divulgação de cartazes sobre a preservação do livro didático. “A cada dois meses vamos fazer o ‘Arrastão das Bibliotecárias’, quando elas visitam as salas de aula e avaliam a situação dos livros com os alunos. A partir dos dados obtidos, o professor de Matemática fará uma interpretação quantitativa das informações que serão apresentadas em cartazes espalhados pela escola. Assim, poderemos saber como está sendo o cuidado com os livros didáticos.

Se depender de Giovanna Gomes de Melo, de 11 anos, as informações do primeiro mutirão, que deve ocorrer na segunda quinzena de maio, serão positivas. Tanto ela, quanto os familiares já adotam medidas eficazes para preservação dos livros.  “Não podemos molhar os livros, nem rabiscar ou dobrar as folhas. Hoje eu estou usando, mas no ano que vem ele vai ser utilizado por outro estudante”, detalha a estudante do 6º ano do ensino fundamental. Os livros didáticos devem ser utilizados por três anos nas escolas.

Para Abner Ferreira de Melo, do 6º ano do ensino fundamental, o projeto mostra que o cuidado com os livros pode beneficiar em vários aspectos. “O livro tem um valor financeiro, mas também tem o valor do aprendizado. Utilizamos os livros em muitas coisas que aprendemos na escola“, explica o aluno de 10 anos.

Escola realizou reunião com os pais para pedirem o apoio na conservação dos livros didáticos. Foto: Arquivo da Escola

Para o estudante Ruan Gabriel Vitor Carneiro, de 11 anos, a peça de teatro ‘Cuidado com o Livro’, uma das ações adotadas dentro do projeto, também reforçou a ideia de preservação entre os alunos. “A peça conta a história de uma professora explicando aos alunos que eles devem ter cuidado com os livros. Como isso tem a ver com a nossa realidade, eu acho que os alunos ficaram mais conscientes”, observa Ruan Gabriel.

Ação que se estende aos lares

Para a distribuição do livro didático aos alunos do ensino médio, a escola realizou, no início de 2012, uma reunião com os pais. Na ocasião, os familiares foram orientados pela direção e bibliotecários da escola a contribuírem na preservação dos livros. Os pais assinaram um termo de compromisso no qual manifestavam o apoio e responsabilidade na preservação dos livros.

“É um projeto muito importante, pois desperta a conscientização dos alunos para a preservação dos livros. Tenho dois filhos que estudam na escola e, como pai, procuro ajudar nessa tarefa. Quando eles receberam os livros, eu encapei e coloquei etiqueta nos livros, pois isso ajuda na maior durabilidade do material. Também procuramos guardá-los no lugar correto que é a estante”, conta pai do aluno Ruan Gabriel Vitor Carneiro, Ismael Carneiro de Magalhães que é professor de Geografia em outra escola.

Postado em: Uncategorized — admin @ 12:52

27 Comentários »

  1. Esta iniciativa é muito importante e deveria ser seguida por todas as escolas estaduais. Se todos nos unimos os alunos poderão receber um livro conservado no proximo ano e todos ficam satisfeitos.
    Parabéns Escola Argemiro por mais esta iniciativa.

    Comment by Chirley Maria Reis Ferreira — 30/03/2012 @ 14:07

  2. Parabéns á Escola Agemiro e toda a equipe de trabalho, sob a direção do colega Pedro Paulo que ilumine todos.

    Comment by Valmi Mendes Gontijo — 30/03/2012 @ 19:13

  3. A Escola Argemiro está de parabéns, são atitudes assim que fazem a diferença na educação. Que outras sigam nosso exemplo.

    Comment by Ilma Melo — 30/03/2012 @ 19:43

  4. A nossa Escola se alegra de saber que nosso trabalho vai além dos nossos muros.

    Comment by Lia Braga — 30/03/2012 @ 19:52

  5. PARABÉNS ESCOLA PELO IMPORTANTÍSSIMO TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇAO!

    Comment by Leida Mara — 30/03/2012 @ 20:21

  6. A escola Argemiro nos surpreendendo e fazendo melhor! E como sempre a professora Lia Braga contribuindo com mais um projeto!
    Admiro muito a professora pela iniciativa e a escola pela adesão ao projeto!
    Como ex aluna da escola, fico orgulhosa por saber que vocês estão buscando sempre melhorar o ambiente escolar da Escola Argemiro!
    Conscientizar os alunos a cuidarem do livros didáticos é uma iniciativa maravilhosa!
    Parabééééns, e sucesso no projeto!

    Comment by Cíntia Souza — 30/03/2012 @ 22:06

  7. Estou encantada com o projeto, acho que é por aí que despertamos em nossos alunos o cuidado com o livro e o valor tanto financeiro como para aprendizagem. Parabéns aos professores , alunos,bibliotecárias e direção. Eu amo essa escola…

    Comment by Conceição Palma — 30/03/2012 @ 22:53

  8. A escola está de parabéns pela iniciativa.

    Comment by Eliane Palma — 30/03/2012 @ 23:50

  9. A escola Argemiro está de parabéns por todo esse trabalho realizado. Atitudes como essa evidencia o compromisso da escola em está levando uma educação de qualidade, onde o aluno é o foco principal.2

    Comment by Carlos Mendes — 31/03/2012 @ 16:15

  10. A Escola Estadual Argemiro Antônio do Prado, por meio de sua equipe gestora e pedagógica está realizando muito bem sua missão de formar para a cidadania.

    PARABÉNS a todos os envolvidos. Sabemos que o sucesso de um projeto depende de muitos segmentos da comunidade escolar. Mas esta escola já provou que consegue mobilizar e o envolvimento da comunidade é notório.

    Participem sempre e divulguem seus resultados pois assim outros também serão motivados à participação.

    Maria Júlia de Mendonça Passos
    Diretora Educacional – SRE/Unaí

    Comment by Maria Júlia de Mendonça Passos — 01/04/2012 @ 16:33

  11. Esta é apenas uma pequena demonstração do ótimo trabalho que vem sendo desenvolvido na nossa escola. Somos educadores que não só ensinamos conteúdos, como também preparamos nossos alunos para que, no futuro saibam viver em sociedade.

    Comment by Adalgisa — 01/04/2012 @ 20:12

  12. Parabéns a minha colega Lia Braga que sempre contribui para que isso aconteça. Sou sua fã.

    Comment by Adalgisa — 01/04/2012 @ 20:17

  13. A criatividade e a inovação são elementos-chave para o aprimoramento organizacional. Segundo inúmeros autores, esse é o conceito de competência. Parabéns, a Escola Argemiro e a todos os gestores e alunos do projeto!

    Comment by Monyk — 02/04/2012 @ 15:15

  14. Parabens pela iniciativa!
    menos livros produzidos com a conservação,
    mais árvores para a preservação!

    Comment by maryana — 03/04/2012 @ 14:00

  15. Parabéns Lia pelo trabalho, minha ex-professora querida e hoje professora do meu filho você eé um exemplo a ser seguido.

    Comment by ismael carneiro — 04/04/2012 @ 07:35

  16. Fiquei muito feliz por a escola Argemiro estar no blog, é com essas atitudes e compromisso que teremos uma educacão de qualidade.

    Parabéns!

    Comment by Dilcea Barbosa — 04/04/2012 @ 07:48

  17. Uma escola não é apenas um prédio, mas sim uma equipe que tem em mente uma educação de qualidade, que tem atitudes e muito, mas muito compromisso com o “outro”.
    Amo esta escola, amo Lia pela suas atitudes e a direção pelo compromisso
    Parabéns!!!

    Comment by Ezilmar — 04/04/2012 @ 12:23

  18. A escola esta de parabens pela iniciativa, inovar é sempre o melhor caminho para
    atender os adolescentes, como filha que é aluna desta renomada instituição.
    Abraços a equipe de professores e direção.

    Comment by Valdete Maria Rodrigues — 05/04/2012 @ 13:58

  19. Parabens aos colegas pela iniciativa, estou muito feliz com o compromisso desta gestão.

    Comment by Denise Pimentel — 05/04/2012 @ 14:02

  20. Parabéns ao Diretor Pedro Paulo e sua equipe pela grande obra que estar fazendo na Escola Argemiro. Tenho uma grande admiração por todos, pois sou ex aluna, e tenho grande orgulho dessa escola.

    Comment by Vanessa Daniela — 05/04/2012 @ 14:54

  21. PARABÉNS pelo trabalho que está sendo realizado pela equipe desta escola.
    Pedro Paulo, que Deus lhe conceda muita sabedoria para esta nova etapa de sua vida, pois os desafios são muitos… Sucessos…

    Comment by Neide — 05/04/2012 @ 22:52

  22. Como Gestor desta Instituição fico orgulhoso pelo resultado obtido,isto só foi possível porque temos uma equipe compromissada,pais e alunos que acreditam em uma Escola Pública de Qualidade.Parabéns Argemiro,está é a primeira de muitas…

    Argemiro sempre olhando para o futuro!!!

    Comment by Pedro Paulo — 06/04/2012 @ 14:12

  23. Parabéns a toda equipe da Escola Argemiro, e principalmente ao diretor Pedro Paulo e a professora Lia. Isso mostra que existem profissionais capacitados, para uma boa formação das nossas futuras gerações.É de profissionais assim que nossa cidade precisa.

    Comment by Jebson Martins — 08/04/2012 @ 23:14

  24. Parabenizo o Diretor Pedro Paulo, a professora Lia, alunos e funcionários da Escola Argemiro, pelo brilhante tabalho. “Sempre Olhando para o Futuro”

    Comment by Aparecida — 12/04/2012 @ 21:57

  25. Parabéns, meu querido PEDRO PAULO, pelo seu entusiasmo frente a mais este desafio em sua vida. Que Deus lhe abençoe sempre e derrame graças a você e sua admirável equipe, é de pessoas assim que a educação precisa para formarmos cidadãos preparados para a vida: Eu te amo demais…Vânia Silva

    Comment by VANIA SILVA — 13/04/2012 @ 06:49

  26. valeu colegas nossa escola é um arraso …

    Comment by iara — 16/04/2012 @ 18:52

  27. Foi de grande importância o desenvolver desse projeto que trata incentivar o cuidar do livro didático.

    Comment by Raimunda R. S. de Lucena — 25/01/2013 @ 16:04

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades