‘Terra de Encantos Mil’ – brasileirinhos recontam a história do país em escola de Montes Claros

02/04/2012

Os mais de cinco séculos de história do Brasil rendem muitas conversas nos bancos das salas de aula. Da chegada dos portugueses ao país dos dias atuais, estudantes da Escola Estadual Dom João Antônio Pimenta, em Montes Claros, Norte de Minas, fazem um passeio pelos capítulos que marcaram a história desse país com dimensão de continente. A iniciativa faz parte do projeto institucional da escola chamado ‘Brasil, Terra de Encantos Mil’. O tema será trabalhado de forma interdisciplinar com os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) durante o ano. Para os alunos do turno da tarde, o projeto foi lançado nesta segunda – feira (02/04).

“Com esse projeto queremos reascender o patriotismo em nossas crianças, trabalhando o amor pelo país, para que o Brasil possa ser mais justo, solidário e sustentável”, explica a professora de Língua Portuguesa, Lígia Bernadete de Oliveira Guimarães.

Estudantes se caracterizaram para apresentar o projeto para toda comunidade escolar. Foto: Arquivo Escola

O início das ações que trabalham o patriotismo com as crianças foi marcado por uma apresentação de teatro, na qual os alunos do 5º ano representaram personagens importantes da história do Brasil. “Eu fiz o Pero Vaz de Caminha. Quando chegou ao Brasil, Pero Vaz escreveu uma carta para Portugal contando as maravilhas da nossa terra”, lembra Yuri Santos Vaz de Melo Carvalho, de 10 anos.

Quem também atuou na peça foi Júlio Alves Almeida, de nove anos. O estudante interpretou um português na encenação. “Tinha coisas da história do meu país que eu não sabia. Quando os portugueses encontraram os índios, por exemplo, eles começaram a trocar mercadorias com os habitantes”, pontua. A apresentação foi dividida em atos que abordavam temas como a cultura dos indígenas, os hábitos portugueses, o encontro entre os povos e a chegada dos jesuítas.

Projeto tem por objetivo reascender o patriotismo nos estudantes. Foto: Arquivo Escola

O projeto ‘Brasil, Terra de Encantos Mil’ propõe muito mais que a apresentação teatral. Durante o ano de 2012, os alunos vão estudar nomes que marcaram a música e a literatura do país. “Vamos estudar vida e obra de escritores como Vinícius de Moraes e Darcy Ribeiro. Inclusive, o Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros e é importante para nós da cidade ter alguém que tenha contribuído para a história do nosso país”, destaca a professora de Língua Portuguesa. 

Os avanços conquistados pelos brasileiros ao longo da história também serão trabalhados com os estudantes. Entre eles estão previstos estudos sobre a Constituição Federal de 1.988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Projeto 'Brasil, Terra de Encantos Mil’será trabalhado de forma interdisciplinar com os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Foto: Arquivo Escola

Projeto Institucional

A ideia de ter um projeto institucional é utilizada pela escola há cinco anos. A iniciativa consiste em ter um tema, a cada ano, para nortear as ações pedagógicas da escola. Com o projeto, as ações não se restringem às salas de aula. No ‘Brasil, Terra de Encantos Mil’, por exemplo, está programada uma visita dos alunos do 5º ano do ensino fundamental à Brasília, no dia 21/09. “São brasileirinhos que querem descobrir as coisas, a história de seu país. A escola tem o papel de estimular os questionamentos dos alunos. Com as questões que levantam as crianças começam a construir o conhecimento”, conclui a diretora da escola, Lea de Fátima Lopes Oliveira.

Postado em: Uncategorized — admin @ 19:12

2 Comentários »

  1. Fooi bom fazer a essa apresentação, valeu a pena. :D

    Comment by Luana — 16/04/2012 @ 18:46

  2. Eu também adorei participar dessa apresentaçao.Um beijo para dona LÍGIA

    Comment by Gabriela Cecília — 26/04/2012 @ 21:24

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades