- Hoje tem leitura? – Tem sim, senhor!

04/04/2012

Senhoras e senhores fiquem atentos, pois o espetáculo vai começar. E a principal atração do dia é a leitura. Em uma viagem pelo mundo do circo, a Escola Estadual Duque de Caxias, em Belo Horizonte, lança nesta sexta-feira (04/04), o projeto ‘O Grande Espetáculo da Leitura’, que promete contagiar os mais de 540 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental com uma programação de atividades para todo o ano de 2012.

A primeira ação do projeto foi uma apresentação teatral. Em uma alusão ao mundo circense, a peça foi conduzida por um mágico que mostrou ao público a magia do universo da literatura. Ele fez questão de explicar que, diferente das outras mágicas, essa não tem truques. “Basta a gente escolher um livro que gosta e ler. A leitura é muito importante, ela é um tesouro. Traz informação e desperta a curiosidade”, comenta o mágico da peça, o estudante do 5º ano do ensino fundamental, Macalester Gomes da Silva, de 09 anos.

Estudantes se fantasiaram de bailarinas, mágicos, palhaços, entre outros, para a apresentação do teatro. Foto: Arquivo Escola

Os ensaios da peça ficaram a cargo da professora da biblioteca, Maria Augusta de Melo Campos. Na apresentação, ela procurou destacar para os alunos os novos títulos de livros literários que vão nortear os trabalhos na escola. “Abordamos os cinco livros literários que eles vão trabalhar no primeiro semestre. Todos os anos, nós adquirimos mais títulos literários. O universo da fantasia estimula o interesse dos alunos e é isso que desejamos passar com a temática do circo”, pontua.

Isamara Lorrane de Souza Jangola, de 10 anos, foi a bailarina na peça. Para a estudante do 5º ano do ensino fundamental, o teatro deixou os alunos mais interessados com a leitura. “Acho que os meus colegas vão querer ler mais com esse teatro. Eu já gosto muito de ler, mas prefiro as revistas em quadrinhos da ‘Turma da Mônica’”, conta.

Em uma alusão ao mundo circense, a peça foi conduzida por um mágico que mostrou ao público a magia do universo da literatura. Foto: Arquivo Escola

Para todo o ano de 2012, o projeto prepara ações periódicas. “A cada dia, na entrada dos turnos, um aluno fará a leitura de um pequeno texto sobre a formação da cidadania. A cada semana, os nossos estudantes vão legar livros literários para a casa e depois fazer a contação de histórias para os colegas em sala. Trabalhos específicos com atividades de leitura, serão realizados a cada bimestre”, exemplifica a diretora da escola, Maria Eliza Mendes Resende.

Ações diferenciadas também foram pensadas para cada ano de ensino. Os alunos do primeiro ano levarão para a casa os mascotes chamados Joãozinho e Maria e apresentarão na escola os relatos da família sobre a experiência de convívio com os bonecos. Para os estudantes do 2º ano, a novidade está nos embornais, espécie de sacola utilizada para o transporte de livros. No terceiro ano o transporte será em uma pasta confeccionada especialmente para o projeto. Os alunos do quarto ano farão a contação de histórias com o uso de um avental personalizado com temas do universo infantil. Os maiores, do quinto ano, terão um portfólio para o registro das poesias e livros lidos.

A viagem pelo mundo do circo marcou o lançamento do projeto ‘O Grande Espetáculo da Leitura’. Foto: Arquivo Escola

Todas essas atividades de estímulo à leitura ocorrem de forma interdisciplinar na escola. “Nós utilizamos o livro de acordo com a matéria que estamos dando no momento. Por exemplo, quando eu trabalhei a moradia, o espaço e a convivência com os alunos, nós lemos o livro ‘O feitiço da vila’, de Cláudio Martins. A obra conta a história de um personagem que morava no interior e veio para cidade, onde acabou conhecendo vários lugares desse novo ambiente”, exemplifica a professora do 2º ano do ensino fundamental, Marise de Oliveira Rodrigues Santos.

Com tantas atividades previstas para o ano de 2012, a Escola Estadual Duque de Caxias deixa claro que o espetáculo não tem hora para acabar.

Município: Belo Horizonte/ Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B

Postado em: Uncategorized — admin @ 17:50

21 Comentários »

  1. Parabens Professores!
    Cada vez mais a criatividade mostra a valorização do professor em ensinar visitando o mundo da fantasia! LINDO!!! Buscando recursos na aprendizado. A escola fica mais dinamica e mais envolvente!

    Comment by Gloria Guimaraes — 06/04/2012 @ 04:27

  2. PARABÉNS AOS IDEALIZADORES DO PROJETO “O GRANDE ESPETÁCULO DA LEITURA”.MUITO INTERESSANTE.QUE ESSE ESPETÁCULO NÃO TENHA MESMO HORA PRÁ ACABAR.ESSE PROJETO É UMA MANEIRA BASTANTE CRIATIVA DE INCENTIVAR A BOA LEITURA,QUE INFELIZMENTE É HÁBITO DE UNS POUCOS.SUCESSO!

    Comment by RITA DE CÁSSIA CAMPOS MIRANDA — 07/04/2012 @ 11:22

  3. Parabéns professores!
    Gostei muito da ideia e gostaria se possível receber o texto da peça de teatro.Acredito que assim, poderemos cativar mais alunos adeptos à leitura.

    Comment by sirlene — 09/04/2012 @ 14:04

  4. Será realmente um espetáculo. Parabéns a equipe. É um projeto riquíssimo, que vai acrescentar muito na vida de todos.

    Comment by Maria Geralda Nunes Siqueira — 09/04/2012 @ 14:40

  5. Parabéns aos professores, pois que estão no caminho certo… sou quase professora de educação infantil e achei excelente a ideia dessa dinâmica da leitura que hoje é tão pouco usada… mas ainda tem muitos leitores por ai e com o incentivo fica melhor ainda…parabéns a todos os envolvidos…e o espetáculo não deve acabar mesmo. Continuem assim …bjos

    Comment by ivaneli — 09/04/2012 @ 15:38

  6. Que essa idéia,possa ser multiplicada em todas as escolas , foi simplesmente lindo e dinamico, tinham que ver as carinhas deles de alegria. Amei!!!Parabéns aos realizadores desse notavél projeto.

    Comment by Aline Daniela — 09/04/2012 @ 21:17

  7. PARABENS PELO TRABALHO A LEITURA É MUITO IMPORTANTE SIM NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS GOSTARIA TBM DE RECEBER O ROTEIRO CLARO SE FOR POSSIVEL SOU PEUB E ESTOU PESQUISANDO ALGO INTERESSANTE PRA TRABALHAR NA ESCOLA E GOSTEI MUITO DESTA PROPOSTA QUEM SABE POSSO ADAPTAR ALGO DESTE ESPETACULO NA MINHA ESCLA BJJJOSSS

    Comment by JU — 09/04/2012 @ 21:49

  8. Parabéns á todos que contribuiram para a realização deste belo espetáculo.
    Uma forma divertida de incentivar a leitura.

    Comment by Claudinice — 09/04/2012 @ 22:02

  9. parabens gostei muinto do espetaculo. Parabens tia Bernadete e tia Olguita pelo cenário.

    Parabens tia Eloisa pelo ensaio destas crianças.

    Comment by Ingrid — 09/04/2012 @ 22:13

  10. Nossa muito interessante esse incentivo a leitura achei o máximo parabéns a essas pessoas que estão trabalhando esse projeto. Muito gratificante pra educação está sempre buscando aprender.

    Comment by ELOISA — 10/04/2012 @ 17:43

  11. .Nossa muito interessante esse incentivo a leitura achei o máximo parabéns pelo trabalho, parabéns para as pessoas que estão trabalhando com esse projeto. Muito gratificante pra educação está sempre buscando aprender.Adorei o trabalho

    Comment by Berenice — 10/04/2012 @ 22:44

  12. foi muito bom a peça, a leitura realmente é um tesouro assim disse o mágico macalester, quem ler realmente se torna muito mais culto… parabéns a escola pela iniciativa e realização do teatro….

    Comment by gabriel — 10/04/2012 @ 23:56

  13. Amei a idéia, vocês estão de parabéns , é possível repassar a cópia do projeto com as ações que foram desenvolvidas e texto do teatro?

    Comment by Flávia Araújo — 11/04/2012 @ 09:14

  14. Gostei muito mesmo, eu sempre tive vontade de fazer algo assim na escola onde trabalho mais não sou tão criativa, é possível repassar a copia do projeto com as ações que foram desenvolvidas e texto do teatro? Posso utilizá-lo na minha escola?

    Comment by marilda — 19/04/2012 @ 15:56

  15. Gostei muito, você está de parabéns, sempre tive vontade de fazer algo diferente na escola onde trabalho, mas não sou muito criativa , quero saber se você permite usar o seu texto da peça para que eu pudesse fazer na escola onde trabalho. Se possível envie neste email marildacsaldanha@yahoo.com.br

    Comment by marilda — 19/04/2012 @ 16:02

  16. Parabens,pelo trabalho realizado,as escolas estao precisando de professores criativo como voce,que luta para fazer a diferença.

    Comment by Patricia — 28/04/2012 @ 20:00

  17. Parabéns o projeto de vcs é fantástico!!! Que equipe competente se for possívelde trocar experiencia com vcs.

    Comment by Vilma Maria Batista Neres — 29/04/2012 @ 22:22

  18. Parabéns pelo belíssimo e incentivador projeto, gostaria de receber o txto do teatro se possível, moro em uma cidade bem pequena e acredito que adaptando o roteiro poderia expandir não só em escola mas, em toda rede.

    Comment by Carleane Maria de Souza Silva — 19/09/2012 @ 11:28

  19. Gostei muito da ideia e gostaria se possível receber o texto da peça de teatro.Acredito que assim, poderemos cativar mais alunos adeptos à leitura.Amei a idéia, vocês estão de parabéns , é possível repassar a cópia do projeto com as ações que foram desenvolvidas e texto do teatro?

    Comment by cicera — 23/10/2012 @ 18:25

  20. Parabéns professores, essa é uma boa maneira de incentivar a leitura. Se for possível gostaria de receber uma cópia desse projeto maravilhoso com as ações desenvolvidas e texto do teatro.Mais uma vez:PARABÉNS!

    Comment by Cida — 14/01/2014 @ 19:25

  21. Eu acredito no poder da Educação. Na transformação…Desde que seja feito com amor.

    Comment by Elisabeth Duarte — 23/02/2017 @ 08:35

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades