Escola também é lugar de pais

11/04/2012

Uma vez por mês, sempre nas quintas-feiras, os pais dos alunos da Escola Estadual Teófilo Martins Ferreira, em Unaí, têm um compromisso marcado. Eles participam do projeto ‘Escola de Pais e Mestres’, iniciativa que tem por objetivo reunir os pais na escola para discutir a importância da participação da família na vida escolar dos alunos.

Reuniões acontecem uma vez por mês e os pais debatem a importância da participação da família na vida escolar dos filhos. Foto: Arquivo Escola

Há mais de três anos, os encontros acontecem na quadra da escola e atualmente pouco mais de 75 pais estão ‘matriculados’ no projeto. Mas a expectativa é que o número aumente. “A cada reunião um pai vai falando para outro e o número de matriculas aumenta”, ressalta a diretora da escola, Geralda Aparecida Lopes Silva.

Durante as reuniões, os pais são tratados como verdadeiros alunos. Foto: Arquivo Escola

Durante as reuniões, os pais são tratados como verdadeiros alunos, é o que explica Geralda. “Os pais também têm ‘dever de casa’. Nós discutimos uma questão no encontro e eles devem conversar sobre o assunto com os filhos e trazer uma reflexão para a reunião. Este ano teremos até uniforme”.

Cláudia Luca de Oliveira participa do projeto desde o início e relata os benefícios da iniciativa. “Eu acho importante a integração entre a família e escola. Temos que caminhar juntos. Nos encontros, os pais são alertados sobre questões que estão acontecendo. A escola leva palestrantes que mostram para nós, por exemplo, como é importante as mães sentarem para conversar com os filhos”. Cláudia é mãe da estudante do 7º ano do ensino fundamental, Bárbara Luca de Oliveira, e já teve outros dois filhos que estudaram na escola. Já Keila Aparecida dos Santos Vieira, mãe da estudante do 3º ano do ensino fundamental, Maria Clara Santos Vieira, começou a participar do projeto esse ano e ressalta a importância dos pais conhecerem a escola onde os filhos estudam. “Minha filha entrou na escola esse ano e assim que fiquei sabendo do projeto decidi participar. Eu acho importante a participação dos pais na escola, porque assim eles podem saber o que está acontecendo com os filhos”.

Além de participar da ‘escola’, os pais são convidados a responder um questionário e avaliar as ações da instituição. “O questionário serve para sabermos o que precisamos melhorar do portão à direção. Uma crítica que o pai tem em relação à escola nos ajuda a identificar o que precisamos melhorar”, ressalta a diretora Geralda Aparecida Lopes Silva.

Este ano, o objetivo da escola é expandir o projeto. “Os pais que participam do projeto deveram ser multiplicadores. A nossa intenção é sair às ruas para conscientizar as famílias da importância da participação nas atividades da escola. Também vamos mostrar os projetos que estamos desenvolvendo”, conclui a diretora.

Postado em: Uncategorized — geaninenogueira @ 18:35

6 Comentários »

  1. Sou supervisora desta escola e é gratificando ver como a comunidade é participativa. A direção (Geralda Aparecida) não poupa esforços para proporcionar o que há de melhor para a educação. Vamos atingir nossas metas através da parceria ESCOLA/FAMÍLIA.

    Comment by Simone Costa — 13/04/2012 @ 12:44

  2. sou vice-diretora desta instituição e a nossa escola de pais está super interessante,participativa e nos ensina muito a lidar com nossos filhos e netos no mundo atual.Parabenizo nossa diretora Geralda Aparecida e a supervisora Simone pela iniciativa,pois estávamos precisando muito deste projeto.

    Comment by ZÉLIA ALVES — 13/04/2012 @ 12:56

  3. Parabéns Diretora Geralda Aparecida e toda a comunidade escolar da E.E. Teófilo Martins Ferreira! A “Escola de Pais e Mestres” é um excelente exemplo do grandioso trabalho que essa escola realiza. Revela a presença da família na escola que, sempre foi marcante, em todas as ações implementadas, bem como a inovação constante e determinação de seus gestores.

    Comment by Neuzani das Graças Soares Branquinho — 14/04/2012 @ 11:16

  4. È com muito orgulho e amor que parabenizo essa equipe nota 10… parabéns nossa querida diretora Geralda Aparecida, parabéns exemplo de competência… querida supervisora Simone e parabéns lindas professoras dos 4º anos (Cislei, Eliselma, Isabel, Patrícia e Valdeci). Amo vocês… e tenho o prazer de conviver com todas diariamente. Não poderia deixar de parabenizar nossos queridos pais… vocês sempre fizeram a diferença em nossa escola.
    PARABÉNS EQUIPE NOTA 1000… VOCÊS SEMPRE FIZERAM A DIFRENÇA!!!
    UM GRANDE BEIJO!!!

    Comment by Ivanilza Borges — 16/04/2012 @ 18:03

  5. Geralda Aparecida e equipe,

    Vocês estão de parabéns!
    É assim que vamos conseguir vencer o desafio de oferecer uma educação de qualidade – buscando parceiros. E não existe parceria mais sólida que esta
    FAMÍLIA & ESCOLA.

    Reconhecemos e valorizamos o trabalho de vocês…
    Determinação é muito importante! E isso não falta a esta equipe.

    Abraços…
    Maria Júlia

    Comment by Maria Júlia de Mendonça Passos — 22/04/2012 @ 17:34

  6. Estou estagiando nesta escola. A primeira visita à instituição em 2011, fez-me perceber como é possível fazer com que uma instituição pública de educação torne-se referência dentre tantas outras. A dedicação e compromisso da diretora e dos profissionais são fundamentais para todo êxito.
    Nas entrevistas e diálogos com a diretora Geralda Aparecida no decorrer do estágio demonstrou-me uma profissional com imensa capacidade em associar a responsabilidade profissional na busca e construção de uma sociedade mais justa e humana.
    Parabéns: Dona Geralda Aparecida e todos que contribuem pelo sucesso da escola

    Comment by Maria C. de Souza — 30/05/2012 @ 08:53

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades