Espaço meu, seu, nosso

13/04/2012

A escola como lugar do convívio social. O tema que já permeia as discussões no ‘mundo da sociologia’, também tem o seu destaque na comunidade escolar. Alunos e professores da Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha, em Teixeiras – Zona da Mata, lançam nesta sexta-feira (13/04), o Código de Ética do aluno. O documento, construído com a participação dos estudantes, estabelece os direitos e deveres do aluno. Entre os deveres apontados estão: ‘Estabelecer um projeto de vida, ter sonhos’, ‘Respeitar os profissionais e os colegas’ e ‘Preservar os móveis o espaço físico e todos os equipamentos da escola’. Já para os direitos o documento estabelece: ‘Ter o direito de falar e ser ouvido’, Receber ensino de qualidade’ e ‘Correção de todas as atividades, testes, provas e tarefas’.

“Começamos a questionar direitos e deveres dentro do espaço escolar e identificamos a necessidade de um código de conduta, mas que saísse dos próprios alunos, pois assim seria mais receptivo”, recorda a diretora da escola, Maria Amélia Faria Fialho Machado. A escola atende cerca 900 alunos dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos.  

Alunos ajudam a elaborar código de conduta da EE Dr. Mariano da Rocha. Foto: Arquivo da Escola

O projeto teve início com os alunos participantes do Programa Educacional de Atenção ao Jovem, da Secretaria de Estado de Educação.  Dentro da oficina ‘Juventude e Formação Cidadã no Contexto Escolar’, os estudantes pesquisaram sobre o conceito de direito, a sua aplicação e o realizaram o estudo da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Partimos da premissa que um direito não faz valer sozinho, ele precisa de toda a sociedade. Nesse código, os estudantes destacariam os direitos e deveres que deveriam seguir, mas sem infringir as legislações e orientações já existentes para o espaço escolar,”, explica professora e coordenadora do Peas na escola, Angélica das Graças Saraiva Souza Ferreira.

O trabalho ganhou novas adesões, com o envolvimento de todos os alunos e professores da escola. “A gente se reunia na escola na parte da tarde e fomos elaborando algumas informações para passar para os alunos. Depois a gente ia para as salas e apresentava para os alunos, perguntado a eles o que eles achavam que era direito e deveres dos estudantes”, lembra a estudante do 1º ano do ensino médio, Juliane Aparecida Rodrigues, de 14 anos.

Trabalho começou com alunos do Programa Educacional de Atenção ao Jovem. Foto: Arquivo da Escola

Sobre a oportunidade de ajudar na elaboração do Código de Conduta do Aluno, Joel Júnior Pastor, de 16 anos, comenta que as chances do código ser respeitado por todos são maiores, pois tem um pouco de cada um. “Os alunos convivem na escola e sabem dos problemas e necessidades da escola. Se juntar o que eles sabem com o que os professores sabem eles vão ter mais clareza das necessidades dentro da sala de aula”, pontua.

Redação e Paródia

Além do Código de Conduta, a escola vai premiar com medalhas os alunos que se destacaram em um concurso de RedaçõesParódias realizado pela própria escola.  “Começamos o trabalho com os direitos e deveres no ano passado, então os nossos alunos já tinham uma bagagem para trabalhar nos textos e nas paródias”, explica a professora de Língua Portuguesa, Maria das Graças de Souza Mayrink.

Entre os textos premiados está o da estudante Laís Soares Santos, de 15 anos. Em seu texto, a aluna do 2º ano do ensinomédio falou que todos devem buscar os seus direitos e respeitar os deveres. “Tudo isso começa na escola, onde tem pessoas das quais podemos discordar ou concordar, mas temos que respeitar. Na escola pública, por exemplo, existem muitas culturas diferentes e o respeito tem que ser para todas”, explica.

Código de Conduta tem direitos e deveres apontados pelos alunos. Foto: Arquivo da Escola

Peas Juventude

O Programa Educacional de Atenção ao Jovem existe desde 2005, e tem busca promover o desenvolvimento pessoal e social de jovens do ensino médio de escolas estaduais. O Programa atua em três frentes: afetividade e sexualidade; Juventude e Formação Cidadã; Mundo do trabalho e Perspectiva de Vida. Em todas elas, são desenvolvidas ações que colocam o aluno no papel de protagonista, atuando como multiplicador das discussões na escola. No último ano, foram atendidos estudantes de 500 escolas estaduais de 258 municípios mineiros.

Município de Teixeiras / Superintêndencia Regional de Ensino de Ponte Nova

Postado em: Uncategorized — admin @ 16:40

39 Comentários »

  1. Queridas colegas e alunos,
    é com orgulho que continuo acompanhando o trabalho desta maravilhosa escola. Com toda a adversidade legal continua a crença do fazer, e do fazer diferente para a comunidade. Abraços a todos. Marli

    Comment by Marli Franco — 14/04/2012 @ 20:11

  2. Parabéns aos alunos e professores pela iniciativa.Gostei, também sou professora.Conhece a Sônia e o Sebastião? Moro em Cataguases e fiz pós com esses dois professores maravilhosos.
    Beijos.

    Comment by Cida Roriz — 14/04/2012 @ 21:07

  3. Exatamente, muito bom, parabéns obrigado por este otimo trabalho continue assim!!!

    iran adm do site

    http://www.cartolando.net

    Comment by Iran Francisco — 16/04/2012 @ 08:09

  4. Parabéns.

    Comment by Neide — 16/04/2012 @ 09:34

  5. Vocês realmente são demais.
    Só tenho que agradecer por tê-los como participantes do Peas Juventude.
    bjim

    Comment by Mercia — 16/04/2012 @ 09:36

  6. Para parabenizar este belíssimo trabalho não poderia deixar de passar e fazer das minhas as palavras do Antonio Nóvoa… “Educar é agir para que cada um atinja a própria plenitude”.

    Comment by Kênia Missuti — 16/04/2012 @ 11:42

  7. Maravilhoso o trabalho realizado pelo PEAS dessa escola, assim de como toda comunidades escolar.
    Não é nenhuma surpresa para nós.
    Parabéns Maria Amélia, Angélica , funcionários e a todos alunos,
    Denise e Soraya
    Coordenadoras Regionais do PEAS
    SRE Ponte Nova

    Comment by Denise Bitarães — 16/04/2012 @ 12:19

  8. Professores e alunos envolvidos no projeto
    è com muita alegria que leio mais esta experiencia de sucesso com projetos de vocês. Parabenizo a cada um em particular e reforço que a Educação não é profissão do impossível, mas sim profissão de construção juntamente com nossos pares.
    Parabéns se hoje este é realidade é porque houve o envolvimento de todos.
    Um abraço especial na Professora Angélica pela sua dedicação.

    Comment by Marilza Saraiva — 16/04/2012 @ 14:30

  9. Parabéns à Escola e, principalmente aos alunos pela iniciativa e parceria. Sou Vice-Diretor de Escola Pública em Além Paraíba/MG e gostaria de fazer o mesmo com nossos alunos.

    Comment by Sérgio Jordão — 16/04/2012 @ 16:25

  10. Não canso de admirar os profissionais e comunidade escolar da E.E. Dr. Mariano da Rocha, no fazer pedagógico e no respeito ao trabalho junto aos alunos. Construir as ações levam tempo, e esta equipe soube romper com toda a adversidade e desafios. Mais uma vez parabéns! Meu abraço especial.

    Comment by Marli Franco -Inspetora Escolar — 16/04/2012 @ 18:23

  11. Parabéns!!!!

    Comment by Escola Estadual Alneda Matos — 16/04/2012 @ 23:56

  12. Parabéns!!!!

    Comment by Lenilda — 17/04/2012 @ 15:54

  13. Quero deixar aqui a grande admiração e respeito que tenho por todos vocês membros do PEAS JUVENTUDE da nossa escola “Mariano da Rocha” e parabenizar os alunos pela iniciativa que tiveram de participar na elaboração do Código de Conduta do Aluno. Achei excelente a postura de todos envolvidos porque acredito que somente através do TRABALHO EM EQUIPE poderemos mudar a realidade da educação atual em todo o país. Sou fã de todos vocês e contem com meu apoio no que precisar. Beijos no coração de todos vocês! Prof/Eliana Márcia Vieira

    Comment by Eliana Márcia Vieira — 17/04/2012 @ 18:53

  14. Parabéns à equipe do PEAS Juventude da E. E “Dr. Mariano da Rocha” pela excelente iniciativa de criar o Código de Conduta Ética e por todos os outros trabalhos desenvolvidos na escola.

    Abraços!

    André de Paula
    Ex-professor de Matemática da E. E “Dr. Mariano da Rocha”

    Comment by André de Paula — 18/04/2012 @ 00:12

  15. Parabéns, mais uma vez a Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha apresenta um excelente projeto!
    “Entre os deveres apontados estão: ‘Estabelecer um projeto de vida, ter sonhos’…”
    Pois está aí mais um sonho, mais um projeto…continuem assim!
    Em especial a professora Angélica e Maria das Graças Mayrink,peças fundamentais na minha educação, educadoras que me ensinaram a estabelecer um projeto de vida e lutar pelos meus sonhos,minha eterna admiração.

    Comment by Anna Marys — 18/04/2012 @ 12:53

  16. Gostaria de parabenizar os alunos da Escola Estadual Dr. Marino da Rocha, os empenhados no projeto, em especial a professora Angélica, que se dedica inteiramente ao PEAS,! É um excelente trabalho em equipe, que vem promovendo o desenvolvimento pessoal e social do jovem !

    Comment by Maryana Saraiva — 18/04/2012 @ 22:43

  17. Parabéns ao excelente trabalho realizado pela equipe do PEAS da Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha!
    Abraços,
    Gabriel
    Ex-aluno do E. E “Dr. Mariano da Rocha”

    Comment by Gabriel Egidio do Carmo — 19/04/2012 @ 06:58

  18. olá pessoal, sou a Juliane Rodrigues, participadora do PEAS JUVENTUDE em Teixeiras/MG adoro participar deste projeto ,é uma experiência maravilhosa !
    adorei a matéria , beijos !!!

    Comment by juliane rodrigues — 19/04/2012 @ 08:03

  19. Parabéns a todos os envolvidos no projeto. Atitudes como esta demonstram que a juventude é primordial para o futuro do Brasil. Este código demonstra a preocupação dos alunos com a escola e respeito a todos, monstrando que o ambiente de educação deve ser preservado, tratado com o respeito que merece, pois sem educação não há futuro.

    Comment by Janete Gomes Coura Samartini — 19/04/2012 @ 08:52

  20. Parabéns aos alunos e professores da Escola Dr. Mariano da Rocha. Espero que essa iniciativa seja tomada em outras escolas da nossa microrregião. Uma escola de verdade se faz junto com a participação dos alunos. Com eles e para eles.

    Comment by Jamilton Soares — 19/04/2012 @ 11:12

  21. Parabéns a todos os professores, alunos e funcionários envolvidos neste projeto tão bacana, que parte do princípio básico de direitos e deveres. Fico muito feliz em ver o “Mariano da Rocha”, escola onde fui alfabetizada, tão bonito e com uma proposta educativa de tanta qualidade. Parabéns em especial para as professoras Angélica e Graça Mayrink, que também tiveram muita importância na minha formação. Projetos assim demonstram como é possível fazer educação de qualidade em nosso país!

    Comment by Flávia Pereira Lima — 19/04/2012 @ 16:58

  22. Parabéns, sinto muito orgulho em ter estudado nesta escola!!!

    Comment by Luciana — 19/04/2012 @ 18:10

  23. Faço minhas as palavras do educador Rubem Alves “Todo jardim começa com uma história de amor… Quem não planta jardim por dentro, não planta jardim por fora e nem passeia por eles”.
    Parabéns, educadores do Mariano da Rocha! Compartilhar com vocês, profissionais tão comprometidos com a educação, os frutos de um trabalho que exige paciência, perseverança, dedicação e, sobretudo, muito amor, é motivo de muita alegria. Vocês acreditam na educação.Plantam jardim por dentro, por fora e,felizes, passeiam por eles, indiferente dos desafios encontrados no plantio. Que bom tê-los como companheiros de viagem na gratificante missão de educar!
    Parabéns, queridos alunos! Vocês são a força que move nossos sonhos!
    Um abraço especial ao GDPEAS e JPPEAS !

    Comment by Maria Amélia Faria Fialho Machado -Diretora da E.E. Dr. Mariano da Rocha" — 19/04/2012 @ 18:44

  24. Parabéns para a Professora Angélica Saraiva e toda a equipe.. Conforme dizeres da Lecy Brandão: na sala de aula é que se forma o cidadão… Na sala de aula que se constrói uma NAÇÃO!” Vocês estão formando cidadãos de bens e pessoas mais humanas e verdadeiras. É uma excelente experiência e que deveria servir de modelo para outras Escolas…

    Marinez Saraiva – Ex professora da E. E. Mariano da Rocha

    Comment by Marinez Saraiva — 19/04/2012 @ 20:47

  25. Gostaria de agradecer imensamente a SEE-MG pela oportunidade do Programa, á coordenação do PEAS Geral e Regional, ao Hudson pela matéria e profissionalismo, ao Iran pelo espaço no Blog, a comunidade escolar Mariano da Rocha por acreditar no nosso projeto, ao GDPEAS pelo trabalho extra turno, e, em especial, a razão de ser do PEAS JUVENTUDE: “os adoráveis, falantes, sonhadores, emocionantes e barulhentos JPPEAS”, que são os verdadeiros pioneiros da elaboração do Código de Ética do aluno, da E.E.DR Mariano da Rocha.
    É gratificante fazer parte de um contexto escolar, que embala os sonhos e projetos de vida desses jovens e adolescentes.

    Comment by Angélica das G. Saraiva S. Ferreira/Professora e Coordenadora da E. E. Dr. Mariano da Rocha. — 19/04/2012 @ 20:54

  26. Parabéns professores e alunos pelo maravilhoso exemplo! Meus parabéns e gratidão, em especial, a Angélica que me ensinou a acreditar no valor do saber. Com tamanho incentivo e apoio foi peça-chave na concretização dos meus sonhos! A Graça Mayrink obrigada pela educação dos valores! Vocês irão longe com esse projeto, que é uma prova de amor pela educação.

    Comment by Raphaela Assis Ferreira — 20/04/2012 @ 00:47

  27. Parabéns a Escola Dr. Mariano da Rocha e a todos os envolvidos no belo projeto demonstrando que com um pouco de boa vontade e criatividade há possibilidade de mudanças, deram um bom exemplo de cidadania. Parabéns especial a professora Angélica que teve perseverença e soube superar as dificuldades, principalmente a falta de espaço para o projeto, demonstrando com isto que não existem obstáculos para impedir uma boa idéia.
    Também tenho orgulho de ter estudado nesta escola e ver que ainda preocupa, como poucas, a ensinar a cidadania.

    Comment by Carlos Henrique Pena Samartini — 20/04/2012 @ 12:12

  28. Parabéns a Equipe da Escola Estadual Mariano da Rocha pelo seu trabalho e dedicação em busca de novas alternativas para melhoria na Educação.

    Lucimar Saraiva
    Professor de Matemática
    Escola pública.

    Comment by Lucimar José Saraiva — 21/04/2012 @ 20:57

  29. Parabéns professores e alunos da Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha por esse belíssimo trabalho. Digo com orgulho que fui voluntário do PEAS Juventude e tive o prazer de presenciar e auxiliar na elaboração deste projeto. Parabenizo especialmente a minha mãe Angélica Saraiva, que assim como para seus alunos, me auxiliou a determinar meus ideias e, principalmente, concretizá-los. Obrigado pela sua presença em minha vida e mais uma vez: PARABÉNS!

    Comment by Matheus Saraiva — 22/04/2012 @ 05:22

  30. Parabéns professores e alunos pela iniciativa. É um modelo para ser copiado e colocado em prática.

    Comment by Maria Antônia /professora — 22/04/2012 @ 11:49

  31. Eu faço esse projeto desde quando ele começou aqui na escola, gosto muito pois me abriu várias portas e me fez descobrir uma coisa que eu amo fazer que è dançar.Então eu quero agradecer e parabenizar muito a todos alunos,professores e especialmente a coordenadora do PEAS Angélica .

    Comment by Daniella Aparecida Silva Cruz/JPPEAS — 24/04/2012 @ 17:34

  32. Faço parte do Programa PEAS a 2 anos , comecei a adiquirir novas responsabilidades , novos sonhos e novos caminhos . Me relaciono bem com todos e quero parabenizar a coordenadora do PEAS Angélica , por ter trazido o projeto para vida de todos os jovens da E.E Dr. Mariano da Rocha . Você trouxe sonhos e abriu novas portas para todos nós . Obrigada !
    Participei da elaboração do Código de Ética do aluno e fiquei muito feliz com os resultados .

    Comment by Tháyla Virginia Araújo Pereira / JPPEAS da E.E. Dr. Mariano da Rocha" — 26/04/2012 @ 08:10

  33. Participo do PEAS juventude há três anos. Aprendi muito com esta equipe de trabalho, tomei muitas broncas e elogios para chegar onde estou. Parabenizo a comunidade escolar, pelo apoio na construção do Código de Conduta do aluno, da qual fiz parte. Parabenizo também a coordenadora do projeto Angélica, por ter aberto portas para o nosso futuro.

    Comment by Fernanda Mendes Crispim / JPPEAS da E.E. Dr. Mariano da Rocha" — 26/04/2012 @ 08:20

  34. Parabéns Angelica,pelo belíssimo trabalho
    Você nos faz acreditar em uma sociedade
    igualitária e justa por intermédio
    da educação!
    E um orgulho mencionar suas experiências
    no cotidiano da formação de professores,
    e compartilhar que quando há vontade
    a educação acontece simplesmente pelo ato de educar!
    Exalto a sua determinação em todos os aspectos
    de sua vida e por concretizar sonhos idealizado pelos alunos colégio Mariano da Rocha.
    Lucimara

    Comment by Lucimara — 27/04/2012 @ 00:17

  35. Já estou no peas juventude a dois anos e só quero sair dele quando eu me formar!
    Com muito orgulho trabalhei na elaboração do CÓDIGO DE ÉTICA DO ALUNO, ministrando oficinas sobre DIREITOS E DEVERES.
    O Peas nos ajuda a entender muitas coisas da vida como a, Afetividade e Sexualidade, uma boa formação cidadã, entre outros temas importantes para a nossa vida.

    Comment by Thamirys Medina Silva/JPPEAS da Escola Estadual Doutor Mariano Da Rocha — 27/04/2012 @ 17:02

  36. Entrei no Peas Juventude em 2011, aprendi muitas coisas. Ajudei a elaborar CÓDIGO DE ÉTICA DO ALUNO que hoje já esta sendo usado pela nossa escola.
    Fiz novas amizades, aprendi princípios importantes para a vida e uma boa convivência com a sociedade.

    Comment by Rayane de Fátima Santana/JPPEAS da Escola Estadual Doutor Mariano Da Rocha — 27/04/2012 @ 17:10

  37. Parabéns por esse belo trabalho.

    Comment by Ana Valéria — 05/05/2012 @ 20:54

  38. Só tenho a agradecer o PEAS,a escola Dr Mariano da Rocha e principalmente a professora ANGÉLICA,por acreditar no potencial de cada um desses alunos. Eu faço parte desse projeto ha 3 anos e com isso me sinto muito feliz. Pude mostra pra várias pessoas que tudo na vida tem um grande recomeço……PARABÉNS…..GALERA e obrigada por fazerem parte da minha história……

    Comment by Pattricya flaviana/JPPEAS da escola Dr Mariano da Rocha — 08/05/2012 @ 17:25

  39. Fiquei muito feliz em ler todos estes comentários. Meus sinceros agradecimentos a todos. Eu acredito fielmente que o único palco capaz de transformar a vidas das pessoas é a educação, pois neste espaço a palavra chave é determinação, portanto todos podem concorrer a esta oportunidade. Creio também nos trabalhos dos jovens e adolescentes, porque ao contrário do que pensam, eles são responsáveis e eficientes só precisam de uma direção. Cabendo a toda sociedade essa “Direção”.

    Comment by Angélica das G. Saraiva S. Ferreira/Professora e Coordenadorado Peas Juventude da E. E. Dr. Mariano da Rocha.n5 — 19/05/2012 @ 06:46

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades