Música ‘invade’ escola estadual do município de Poço Fundo

16/04/2012

A Escola Estadual José Bonifácio, no município de Poço Fundo, respira música. Por meio de uma parceria com o Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga, instrumentos musicais como flauta, violão, saxofone e clarineta fazem parte da rotina dos estudantes. “Temos uma banda marcial e uma vez por semana o maestro Rocival Alves vai à escola e dá aulas para os alunos. Ele também ministra aulas de flauta, para os estudantes menores, e de violão”, conta a diretora da escola Rita de Cássia Silva da Costa.

A banda marcial, que é um grupo de músicos instrumentais que, geralmente, apresentam-se ao ar livre e incorporam movimentos corporais à sua apresentação musical, é composta por pouco mais de 70 alunos e encanta a cidade com suas apresentações. “ Nós somos a única banda marcial da cidade. Fazemos apresentações em eventos da escola e do municipio”, ressalta, Rita de Cássia Silva da Costa.

Estudantes aprendem a tocar diferentes instrumentos durante oficinas de música. Foto: Arquivo Escola

Leonardo Ramos de Paiva integra a banda desde que ela teve início, em 2005, e conta o que a experiência tem trazido de bom para sua vida. “Aprendi muita coisa sobe música e estou conhecendo outros lugares. Além disso, toda semana aprendo coisas novas”, ressalta o aluno do 9º ano do ensino fundamental.

Foi participando da banda que ele conheceu o bombardino. “Eu já tinha ouvido falar, mas só conheci na escola. Ele é um instrumento de sopro muito interessante”, conta. Hoje o estudante, toca trompete na banda.

Comissão de frente da banda é composta por apresentações de ginastica ritmíca. Foto: Arquivo Escola

Além de uniformes coloridos, a banda Marcial tem como diferencial a comissão de frente. Nas apresentações os estudantes mostram suas aptidões na ginástica rítmica, em coreografia que utilizam o bambolê, fita e bastão.

Para os alunos que desejam participar da banda as portas estão sempre abertas. Além dos estudantes também participam do grupo ex-alunos da escola, pais e professores. “Quanto mais a família estiver envolvida nas atividades da escola melhor será a educação”, conclui a diretora, Rita de Cássia Silva da Costa.

Estudantes do ensino fundamental participam de aulas de flauta doce. Foto: Arquivo Escola

Oficinas de Música

Outra iniciativa da escola que envolve a música são as aulas de flauta. A atividade é dedicada aos alunos do 1º ao 5º do ensino fundamental. Segundo a estudante do 5º ano do ensino fundamental, Ana Paula Ribeiro dos Santos, a oficina de flauta foi uma revolução na escola. “Faz uns três anos que toco flauta. As aulas foram uma revolução muito boa na escola. Tinham alunos menores que queriam entrar na banda marcial, mas como os instrumentos são muito grandes não tinha como”. A estudante também ressalta o que já aprendeu nas aulas. “São aulas muito divertidas, o professor é calmo e paciente. Nós já aprendemos a tocar a nona sinfônica de Beethoven, Asa Branca, entre outras”, conclui Ana Paula.

A escola também oferece para os alunos aulas de violão.

Município: Belo Horizonte/ Superintendência Regional de Ensino de Varginha

1. Parabéns a toda equipe da escola pela iniciativa. Maravilhoso o trabalho realizado pela EE José Bonifácio de Poço Fundo.

Eliane Dias

Comment by Eliane Dias — 23/04/2012 @ 23:35

2. Parabéns!Sua escola está fazendo diferença!

Comment by Adryana Roberta de Oliveira Bornelli — 24/04/2012 @ 20:38

3. Gente que faz… Parabéns a todos envolvidos no Projeto de Música desta escola.

Comment by Fátima Souza — 08/05/2012 @ 17:23

4. Parabéns a toda equipe e alunos da escola E.E.José Bonifácio por este maravillhoso projeto.A Banda Marcial que era apenas um sonho tornou-se realidade através do PEAS.Valeu!!! Que Deus ilumine todos vocês.

Comment by Maria Augusta — 28/05/2012 @ 16:36

5. parabéns poço fundo..