Estudantes desenvolvem projeto sobre o mundo mágico da literatura

20/04/2012

“O livro é uma caixa de surpresa e nele nós temos a oportunidade de escolher qual será a surpresa, porque além de escolhermos qual livro iremos ler, à medida que vamos lendo temos a liberdade de imaginar qual será o final da história”, esses foram os argumentos utilizados pela estudante do 7º ano da Escola Estadual Padre José Epifânio Gonçalves, no município de Barra Longa, Iza Costa Cotta, em sua redação sobre a importância da leitura. Por meio de uma parceria entre a escola e a prefeitura municipal, os alunos participaram do projeto ‘O livro é uma caixa mágica de surpresa’. A culminância da iniciativa aconteceu nesta sexta-feira (20-04).

Festa contou com a participação de escolas municipais e estaduais da cidade de Barra Longa. Foto: Arquivo Escola

Na sala de aula, os alunos discutiram a importância do livro e produziram textos sobre o assunto. “Conversei com os estudantes sobre o projeto e eles tiveram a oportunidade de escrever os textos utilizando os diferentes gêneros, como a poesia. Depois cada aluno leu sua produção em sala de aula e os próprios estudantes votaram no texto que iria representar a sala. Depois a direção elegeu o melhor”, ressalta a professora de Língua Portuguesa, Ângela Maria de Souza Luz.

Estudantes homenagearam diferentes personagens da literatura infantil. Foto: Arquivo Escola

A culminância do projeto envolveu todas as escolas do município. As instituições municipais e estaduais fizeram apresentações artísticas que homenagearam diferentes aspectos do mundo literário, como a boneca Emilia, da obra de Monteiro Lobato, e músicas do ‘Balão Mágico’. Outros personagens da literatura também foram lembrados.

Culminância do projeto também contou com apresentações de dança. Foto: Arquivo Escola

Para Ângela Maria de Souza Luz, projetos pedagógicos como o ‘O livro é uma caixa mágica de surpresa’ ajudam a despertar a paixão dos estudantes pela literatura. “Com iniciativas como essas, os alunos procuram ler mais. Todos os anos, a escola desenvolve projetos como esse e os alunos já estão falando que vão ler mais para ter novas ideias”.

Município: Barra Longa/ Superintendência Regional de Ensino de Ponte Nova

Postado em: Uncategorized — geaninenogueira @ 18:40

7 Comentários »

  1. Nossa, muito lindo! a leitura é que vai definir o futuro do nosso país. Adorei a iniciativa, aprovado!

    Estão de parabéns!

    Maria Amélia

    Comment by dicas de maquiagem — 21/04/2012 @ 12:32

  2. Que legal!!!Sou Iza de Barra Longa e contribui com a entrvista.Amei a matéria!!!

    Comment by Iza Cotta — 23/04/2012 @ 21:45

  3. Que legal!!Sou Iza Cotta de Barra Longa e contribui com a entrevista!!Amei a matéria!!!

    Comment by Iza Cotta — 23/04/2012 @ 21:53

  4. Pela quarta vez tive a alegria de ver o Planejamento, a execução e a culminância deste Projeto de Leitura, cujo fruto maior é sem dúvida, despertar na criança e no jovem o prazer de ler de forma lúdica e mágica. Apresentar as atividades de encerramento do Projeto, vendo juntas as redes Municipal e Estadual de Ensino caminhando numa mesma direção, e, de forma tão coerente faz-me ter esperanças de que o futuro pode ter chegado, devagar, mas prá ficar. Parabéns à Equipe da Secretaria Municipal de Cultura pela iniciativa, à Secretaria Municipal de Educação e às Escolas da Rede Estadual pela execução, à Casa de Cultura “Dr. Armando Pereira de Souza” pelo apoio, e à Comunidade Barralonguense que teve a oportunidade de ver algo que realmente valeu a pena.

    Comment by Elizabeth de Melo Etrusco Tavares — 23/04/2012 @ 22:10

  5. Que legal!!!sou Iza Cotta de Barra Longa e contribui com a entrevista!!amei a matéria publicada!!

    Comment by Iza Cotta — 23/04/2012 @ 22:26

  6. Também tive oportunidade de desenvolver junto com os meus alunos esse maravilhoso projeto,”O Mundo Mágico da Leitura”, pela 4° vez. Realmente é um projeto especial pois através dele torna-se possível possível incentivar os alunos a ler mais e a despertar o gosto pela leitura.Parabéns a equipe da Secretaria Municipal de Cultura pela iniciativa e todos que contribuíram de alguma forma para a realização desse evento.

    Comment by Marli Martins e Silva — 24/04/2012 @ 09:35

  7. Oiii ” O Mundo Mágico da Leitura” realmente é um projeto que envolve as crianças e os adolescentes nesta maravilhosa viagem pela leitura.Trabalho com o segundo ano do ensino fundamental e possso dizer que todos se sentem envolvidos pelo projeto através de desenhos e ilustrações que mostram como as crianças viajam através da leitura. Parabéns à Secretaria de cultura que todos os anos promove este projeto envolvendo escolas municipais e estaduais da rede de ensino!

    Comment by Aparecida Coelho Moura — 25/04/2012 @ 08:37

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades