A arte em todas as linguagens

24/04/2012

Exposição de trabalhos artísticos e apresentações musicais foram algumas das alternativas encontradas pelo Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez, em Montes Claros, para ensinar aos alunos de Musicalização um pouco mais sobre a cultura indígena.  Ao longo de dois meses, os estudantes fizeram ensaios e trabalhos artísticos, com o objetivo de resgatar as raízes e a cultura indígena, bem como vivenciar atividades rítmicas por meio de danças e cantos. A culminância do projeto ‘Canto da Floresta’ acontece entre os dias 23 e 25 de abril, com apresentações musicais que são abertas para toda comunidade.

Estudantes de musicalização fazem apresentações musicais para comunidade escolar. Foto: Arquivo Escola

“Foi um trabalho interdisciplinar. Com a professora de balé, por exemplo, os alunos ensaiaram as coreografias da apresentação. Eles também fizeram atividades nas aulas de canto e coral, entre outros”, ressalta a coordenadora do projeto Lilian Gomes Dias.

Para apresentar aos estudantes a fauna brasileira, a escola montou a exposição ‘Descobrindo o Brasil’, nela os estudantes apresentam os desenhos sobre os bichos da floresta. “Tem macacos, onça pintada e tucanos. Como são alunos de 06 e 07 anos, nós levamos para a escola livrinhos de história sobre a cultura indígena e mostramos as imagens para eles”, ressalta Lilian.

Para retratar a cultura indígena, estudantes fizeram desenhos dos bichos da floresta. Foto: Arquivo Escola

Estefanie Jesus Moura, de 07 anos, aprendeu durante as aulas que o índio come raízes e verduras  e que o tucano é um animal de bico grande. Além disso, a estudante também teve a oportunidade de conhecer palavras da cultura indígena. “Vou cantar músicas sobre o índio e tocar flauta e chocalho. Aprendi muitas palavras difíceis, mas muitos interessantes”, conta.

Trabalhos são apresentados em exposição. Foto: Arquivo Escola

Durante as apresentações artísticas, os estudantes cantam e dançam. As letras das músicas são compostas por palavras que retratam o vocabulário indígena. Já as coreografias lembram atividades, como a caça.

Município: Montes Claros/ Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros

1. A Direção e professores de Musicalização do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez agradece à Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, em especial a Geanine, o carinho e o empenho na divulgação do nosso trabalho.

Nosso muito obrigado.

Comment by CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA LORENZO FERNÂNDEZ — 08/05/2012 @ 16:41

2. Os professores e a instituição estão de parabens, pois a cada ano que passa vejo o empenho de todos em proporcionar conhecimentos sobre a diversidade cultural, de crenças, raças, linguagens aos seus alunos. Fiquei encantada com a apresentação preparada em apenas dois meses e com uma aula semanal.

Valeu, confio em vocês!

Vick Rocha