Música clássica para estimular o aprendizado

27/04/2012

A Escola Estadual Professor Caio Albuquerque, no município de Nova Resende, iniciou este ano um projeto que tem entre seus objetivos apresentar para os estudantes o fantástico mundo da música clássica. O projeto ‘Criança Famosa’ teve início com os alunos do projeto Educação em Tempo Integral, da Secretaria de Estado de Educação, e pretende estimular a paixão dos estudantes pela literatura e pela música.

Para a execução do projeto, a escola utiliza os livros da coleção ‘Criança Famosa’, que traz a história da infância de músicos consagrados, como Mozart, Bach e Vivaldi. A ideia é que os estudantes possam ler os livros durante visitas à biblioteca e ouvir diferentes canções.  “A música clássica está presente em nossas vidas, seja em casamentos, em trilhas sonoras de filmes ou em apresentações esportivas, como na Ginástica artística. Vamos mostrar para os estudantes que existem vários tipos de músicas, entre elas a música clássica. Queremos que eles tenham uma opção a mais”, ressalta a coordenadora do projeto, Eneida Evangelista Silva Pereira.

Projeto é desenvolvido pelos alunos da Educação de Tempo Integral. Foto: Arquivo Escola

Na escola, o trabalho será desenvolvido de forma interdisciplinar. “O professor de Geografia, por exemplo, poderá estudar com os alunos o país onde determinado músico nasceu e procurar no atlas a localização daquele país. O professor de História também pode trabalhar acontecimentos históricos do período em que o músico viveu”, afirma Eneida.

Mesmo o projeto estando no início, a estudante do 7º ano do ensino fundamental, Grazielli Favorito da Silva, já teve a oportunidade de conhecer diferentes canções. “Algumas músicas eu nunca tinha ouvido. Aprendi a gostar delas e acho muito legal”.

Para a culminância do projeto estão previstas apresentações musicais.

Na biblioteca da escola estudantes leem livros e ouvem músicas clássica. Foto: Arquivo Escola

Estímulo às artes

A biblioteca da EE Professor Caio Albuquerque tem um cantinho reservado para produções artísticas. “Eu percebi que os livros que falava de arte não eram muito acessados pelos estudantes. Então eu tomei a iniciativa de organizar um cantinho convidativo da arte. Nesse espaço nós temos pintura, artesanato, entre outros. Depois que criei o cantinho a procura pelas publicações sobre artes aumentou”, conclui Eneida.

Município: Nova Resende/ Superintendência Regional de Ensino Poços de Caldas

1. Achei ótimo o projeto que a escola de Caio Albuquerque está realizando.Vou levar está idéia a escola que trabalho, que fica na zona rural de Cabo Verde, cidade vizinha de vocês. Abraços a todos e sucesso!!. Rubiléia.

Comment by Rubiléia Pamplona de Figueiredo — 28/04/2012 @ 20:46

2. Prezada equipe!

Fiquei feliz em ve a riqueza do projeto, faz com que seja um exemplo para demais escolas bjos bjos em todos, vou visitar vocês hem?

Cida Andrade
    Coordenadora da Educação em Tempo Integral na SRE de Poços de Caldas

Comment by Cida Andrade — 03/05/2012 @ 11:20

3. desejo sucesso á todos, parabens pelo projeto.

Comment by lauro cezar — 03/05/2012 @ 18:27

4. Olá pessoal, tudo bom? Quero parabenizar a professora Eneida e todos os responsáveis por esse belo trabalho.Sou formado em música (UEMG-bacharelado)e agora estou fazendo Licenciatura também em música.
    Eu penso que as pessoas não se interessam por música “classica” por falta de informação, mas nós que temos esse conhecimento é que somos responsáveis por criar e desenvolver o gosto dos jovens por uma boa música. Mais uma vez parabéns, e se me permitem, vou copiar a idéia desse projeto para fazer o meu.Felicidades e aquele abraço.

Comment by francisco marques — 07/05/2012 @ 10:59