Octagenária e mais em forma do que nunca

16/05/2012

Oitenta balões de gás hélio gravados com datas que vão desde 1932 a 2012 foram soltos no céu de Monte Santo de Minas, nesta quarta-feira, 16, no sul do estado. A razão para tanta festa são as oito décadas de existência da Escola Estadual Américo de Paiva, que segundo a diretora, Maria Antônia Ramalho, vai muito bem obrigada, apesar da idade.

O piano da escola também foi usado nesta festa de abertura para embalar os ‘parabéns a você’ que os alunos cantaram em coro para a instituição. No saguão da América de Paiva, que estava especialmente decorada para a festança, a banda da Polícia Militar ajudou os alunos e professores a orquestrarem a música ‘Como uma Onda’, do cantor e compositor Lulu Santos, que diz que a vida vem em ondas.

Segundo Maria Antônia, a música resume bem a forma como a comunidade escolar vê a instituição e sua passagem ao longo de todo este tempo – se renovando, e deixando referências no âmbito educacional.

Oitenta balões foram soltos no céu da cidade. Foto: Arquivo Escola

E estas comemorações só começaram. Até o dia 1 de junho, as turmas dos turnos da manhã, tarde e noite, serão convidadas a participarem de uma lista recheada de homenagens organizadas especialmente para a escola que está a todo vapor, mesmo com os 80 anos.

Refazendo a história

Objetos e relíquias, como máquinas de escrever, troféus, diplomas, carteirinhas estudantis antigas, e os primeiros uniformes – de 1932! – serão expostos para quem quiser conhecer a história que ficou arquivada nos livros e salas da escola.

Os alunos, pais e professores irão se deparar também nas galerias da escola com fotografias e textos biográficos, que explicarão quem foram os sujeitos que passaram por lá e que tornaram a instituição referência no município e no estado. Os esforços para caracterizar os pequenos e grandes pormenores da Américo de Paiva são tantos, que até manequins vivos, além dos de loja, estarão presentes neste memorial mais do que lúdico, e que promete simular um túnel do tempo.

Depoimentos de ex-alunos e ex-funcionários ilustres e mais conhecidos pela garotada, como cantores de bandas sertanejas da região, figuras políticas e outros personagens da escola, já estão circulando na rádio da cidade.

A rede social mais famosa do mundo, o Facebook, não ficou de fora desta circunstância de festa prolongada e está sendo usada para convocar todos que tem algum vínculo com a Américo de Paiva. Na página, estão sendo postados convites que deixam os amigos da escola por dentro da extensa lista de atividades, que vai contar ainda com oficinas e palestras.

Festa foi organizada por alunos, professores e demais servidores da escola. Foto: Arquivo Escola

Sem deixar de lado o mote do aprendizado no meio da festa os alunos ganharão workshops sobre orientação vocacional, mercado de trabalho, dicas sobre como se portar numa entrevista de trabalho mais oficinas de iniciação ao teatro, dança, artesanato, ufa e automaquiagem.

Para reforçar a reconstrução da história da Américo de Paiva, um memorial online inaugurará o blog da escola, que passadas as comemorações irá contar sobre o novo ciclo da escola, e sobre suas atividades futuras: sua missão pedagógica, e como anda o dia a dia nos pátios e salas de aulas.

Postado em: Uncategorized — geaninenogueira @ 11:41

4 Comentários »

  1. Este foi um momento histórico, um momento que jamais sairá das nossas memórias.
    Sou estudante desta maravilhosa escola, e há 7 anos visto essa camisa.
    Américo de Paiva merece mais do que uma comemoração, ela merece o nosso respeito pela maravilhosa historia de luta.

    Comment by Regiane Cristina dos Santos — 13/06/2012 @ 22:28

  2. É uma grande honra estar a frente da Equipe gestora da Escola Estadual Américo de Paiva! Parabéns Escola querida!!!

    Comment by Maria Antônia Ramalho Rezende Arantes — 14/06/2012 @ 11:38

  3. Sou professora desta escola, na qual também estudei durante oito anos. Tenho um enorme orgulho de fazer parte desta história. Além dos eventos descritos acima , teremos também brevemente o lançamento de um revista comemorativa dos 80 anos.

    Comment by Zaira Neves Rigobello — 15/06/2012 @ 03:41

  4. É o meu primeiro ano nesta escola que espero recordar com muita alegria dos momentos que passarei por aqui.

    Comment by Luíza Aparecida Silveira Souza Manoel — 15/06/2012 @ 06:55

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades