Na hora do recreio, a leitura também está no cardápio

25/05/2012

Para os alunos da Escola Estadual Hermelita Soares Horta, no município de Matozinhos, o recreio não é apenas o momento para brincar e merendar. Duas vezes por semana, o tempo de descanso dos estudantes é também utilizado para viajar no mundo da leitura. Por meio do projeto ‘Recreio Literário’, os alunos são estimulados a conhecerem diferentes gêneros textuais.

“Colocamos os livros em tapetes e eles ficam a disposição dos estudantes. Eles têm a liberdade de escolher as obras que quiserem. Temos textos de vários gêneros, como folders, clássicos da literatura, revistinhas em quadrinhos, entre outros”, afirma a idealizadora do projeto e supervisora, Silvânia Melgaço da Silva.

Projeto 'Recreio Literário' é voltado para os alunos do ensino fundamental. Foto: Arquivo Escola

Foi observando a atitude de um estudante da escola que o projeto teve início. “Tinha um aluno que todos os dias na hora do recreio sentava em um cantinho e lia os livros que trazia de casa. Com o passar do tempo observei que os outros alunos começaram a se reunir ao redor desse estudante e ele emprestava livros para seus colegas. Foi ai que tive a ideia e apresentei para os professores”, ressalta Silvânia Melgaço da Silva.  O projeto teve início em 2008.

A monitoria do ‘Recreio Literário’ é feita pelos estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Os monitores são responsáveis por orientar os alunos no momento da leitura e cuidar dos livros. Gabriel Carvalho Mucuta, de 12 anos, afirma que ser monitor não significa apenas acompanhar o recreio. “Eu sou monitor. Na hora do recreio eu converso com meus colegas e falo que a leitura faz muito bem e que pode ajudar no desenvolvimento de projetos na sala de aula”. Enquanto acompanha os alunos, Gabriel não deixa de lado sua atividade preferida, a leitura. “Também aproveito o tempo para ler. Gosto de revistinhas em quadrinhos”.

Estudantes do 6º ano do ensino fundamental são monitores do projeto. Foto: Arquivo Escola

Para a estudante do 3º ano do ensino fundamental, Vitória Elena Soares de Abreu, de 08 anos, os melhores dias na escola, são os dias em que o projeto é desenvolvido. “ Gosto muito de ler, principalmente livros sobre animais. Gosto de vir para a escola todos os dias, mas a segunda e a quinta são os melhores”. Ainda segundo a ‘pequena leitora’ a participação na iniciativa melhorou seu desempenho em sala de aula. “Antes eu lia ruim e agora melhorei bastante a minha leitura”.

Postado em: Uncategorized — geaninenogueira @ 10:02

5 Comentários »

  1. Parabéns pelo projeto.

    Comment by Ivene Vieira da SilvaPinto — 25/05/2012 @ 14:12

  2. Achei muito interessante essa inciativa de incentivar as crianças a lerem.

    Comment by Isabela M — 28/05/2012 @ 14:40

  3. Este é apenas um dos projetos de incentivo à leitura que desenvolvemos em nossa escola.São ações importantes que valorizam o hábito de ler e o contato com a literatura.

    Comment by Silvânia Melgaço — 02/06/2012 @ 16:12

  4. Congratulações pelo projeto, Silvânia Melgaço. Continue inspirando essas crianças a ler e viajar no mundo dos livros.

    Comment by Marcela Melgaço — 04/06/2012 @ 14:54

  5. A Escola Hermelita se engrandece com os projetos da supervisora Silvânia Melgaço todos fazem muito sucesso e são de total importãncia na vida de nossas crianças. Parabéns Silvânia por todos e especialmente este projeto que tanto tem contribuído na aprendizagem dos nossos alunos.

    Comment by Tânia Dias — 23/07/2012 @ 11:43

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades