O passo a passo da amizade

29/05/2012

Incentivar a leitura, praticar a escrita e fazer novas amizades. Com o ‘Projeto Correspondência’, 28 alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Nova Contagem I, em Contagem – Região Metropolitana de Belo Horizonte, são estimulados a utilizar a carta como forma de comunicação com estudantes de outros estados como São Paulo e Rio Grande do Sul.  A iniciativa partiu de um grupo de professores chamado ‘Professores Solidários’ que participam de redes sociais na internet.

Entre eles esta a educadora Vitória Petrillo Elias Marugeiro que pertence ao grupo desde 2004. “Muitos dos alunos de hoje nunca receberam ou escreveram uma carta, pois se correspondem por e-mail. Por isso, pensamos nela, pois é uma forma de dar importância à correspondência escrita, sem contar que, ao redigirem as cartas, os alunos dão mais atenção ao que escrevem”, explica a professora que coordena o projeto na escola de Contagem.

Em troca de correspondência, estudantes exercitam a leitura e a escrita. Foto: Arquivo da Escola

Ao escreverem as cartas, os estudantes desenvolvem o lado social possibilitado pela troca de correspondências. A importância da criação e manutenção da amizade, bem como as múltiplas funções da escrita também são trabalhadas com os alunos dentro do projeto. “Ele possibilita um intercâmbio sociocultural entre alunos e educadores das escolas ampliando a comunicação, bem como contribuindo com a troca de experiência no processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos envolvidos”, comenta a professora de Vitória Petrillo Elias Marugeiro.

O projeto começou com uma carta coletiva para a apresentação da turma participante. No texto, os alunos falaram sobre o bairro, a cidade e o Estado em que vivem. Na segunda fase, começaram as correspondências individuais. Os estudantes falam sobre os filmes que mais gostam, os passeios e livros preferidos, além dos projetos dos quais participam nas escolas em que estudam. “Eu escrevi para um menino chamado Walace. Na minha carta perguntei como era a escola em que ele estudava e se ele gostava de estudar. Ele me respondeu que também gosta de estudar e me perguntou se eu gosto das férias, o que eu faço nas férias e quantos anos eu tenho”, lembra Bárbara Letícia de Carvalho, de 10 anos.

Alunos da Escola Estadual Nova Contagem I, em Contagem - Região Metropolitana de BH, trocam cartas com estudantes de outros estados. Foto: Arquivo da Escola

A expectativa é outro ponto forte do projeto. O estudante Rafael Lucas Ferreira Manoel, de 10 anos, explica que ficou muito ansioso depois que escreveu sua primeira carta. “Eu fico muito ansioso para receber uma carta de volta. Quero saber mais sobre a outra pessoa, a cidade em que ela mora”, comenta.

Para o projeto que será realizado durante todo o ano, os alunos foram orientados sobre o tipo de informações que poderiam escrever. “Primeiro apresentamos a ideia do projeto aos pais e aos próprios alunos. Depois, quando foi o momento de começar a redigir as cartas, dissemos aos nossos estudantes que não era para fornecer informações como telefone e endereço em que residem”, orientou a professora.

Nesta semana, os alunos vão assistir a uma peça de teatro que retrata o papel do carteiro, profissional de grande importância para o projeto desenvolvido na escola.

Professores solidários

‘Professores Solidários’ é um grupo formado por educadores de todo o país nas redes sociais. Em uma espécie de fórum, esses profissionais compartilham as experiências pedagógicas desenvolvidas nas escolas em que lecionam. Foi a partir desse grupo que teve início o ‘Projeto Correspondência’, do qual os alunos da Escola Estadual Nova Contagem I participam.

Município de Contagem / Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B

Postado em: Uncategorized — admin @ 14:04

24 Comentários »

  1. Parabéns a Professora Vitória e seus alunos e ao Grupo Professores Solidários!!
    É muito interessante este projeto ,uma vez que resgata a importância da correspondência via correio!!
    Grande ideia esse projeto de vocês!!

    Comment by SOFHIA BAUTTHERFLAY — 29/05/2012 @ 18:31

  2. Muito importante esse projeto.
    Escrever não é fácil e demanda a coordenação do pensamento com a própria atitude de escrever. Ainda têm as experiências vivenciadas e relatadas para serem trocadas pelos alunos.
    Professora Vitória, seus alunos e o Grupo de Professores Solidários estão de parabéns.

    Comment by Silvia — 30/05/2012 @ 04:14

  3. Bom, primeiramente gostaria de parabenizar o grupo pela iniciativa e pela motivação que dão aos alunos para praticarem a escrita (coisa rara nos dias de hoje), além disso quero desejar boa sorte com o projeto e que cada vez mais alunos possam ser agraciados com atitudes como essa e projetos que lhes possibilitem interação e intercâmbio cultural (mesmo que por correspondência).

    Parabéns!

    Um abraço, Laura.

    Comment by Laura Silva — 30/05/2012 @ 09:54

  4. Professora Vitória,

    Parabéns por sua iniciativa. São de professores como você que precisamos, que sobrepõem todas as fragilidades vividas, em prol de futuros cidadãos mais conscientes e politizados. Professora guerreira, o mérito é todo seu! Abraço fraterno!

    Comment by Nancy Silveira de Andrade Alves — 30/05/2012 @ 10:37

  5. Parabéns , este é o caminho certo para a formação dos alunos como um todo .

    É muito importante participar deste projetos para o amadurecimentos e valorização dos alunos .

    Comment by Cássia — 30/05/2012 @ 12:36

  6. Quero parabenizar a minha colega Vitória Petrill por esse maravilhoso projeto. E saiba Vick que os seus alunos de ontem, que são meus hoje, me falam desse projeto com muito carinho. Sinto muito orgulho de ser sua colega. Mais ainda, por ser a professora brilhante que és. PARABÉNS!!!!! SUCESSO!!!!

    Comment by Elem Cristina — 30/05/2012 @ 14:12

  7. Vitória, sei o quanto se dedica ao “Grupo Professores Solidários”. Parabéns, você merece o reconhecimento da SRE, pelo esforço e entusiasmo. Beijos de sua irmã Soninha

    Comment by Sonia — 30/05/2012 @ 14:39

  8. Vitória e demais participantes do projeto, PARABÉNS!
    Acho que mais pessoas deveriam aderir à projetos assim…
    É algo estimulante para os alunos que ficam na expectativa de um novo contato com os ‘coleguinhas’ de outro estado e também uma maneira de colocá-los para praticar a escrita.

    Comment by Laura Silva — 30/05/2012 @ 15:22

  9. Parabéns Professora Vitória e parabéns aos Grupo Professores Solidários por realizar esse trabalho.
    A4NL

    Comment by Dayse Ticon Lima — 30/05/2012 @ 17:07

  10. Parabéns Vivi, gde mestra!!Muito legal e interessante seu projeto!!
    Excelente projeto que será de grande valia a todos nós educadores que temos consciência da importância e do papel da comunicação no que tange ao serviços dos CORREIOS.
    Abç e sucessos amiga Vitoria e alunos desta respeitosa escola.
    Com saudades, Julia

    Comment by Julia Rocha Camargo — 30/05/2012 @ 17:22

  11. Excelente projeto, parabéns mesmo, hoje as crianças, os jovens e até o adultos escrevem tudo errado no computador, abreviam a escrita, escrevem por codigos e tem coisas que agente nem sabe o que significa.
    Nilton Rondon.

    Comment by Imoveis Itapema — 31/05/2012 @ 06:07

  12. Parabéns Vitória e a todos os envolvidos nesse projeto, são iniciativas assim que servem de exemplo e estímulo as nossas crianças e adolescentes tão carentes de cultura, conhecimento. Boa sorte a todos.

    Comment by graça mereu — 31/05/2012 @ 08:05

  13. Parabéns a todos os participantes do “Projeto Correspondência”. Que bom que os professores envolveram os alunos “de cá e de lá” na formação da escrita do gênero textual carta. É importante que os alunos trabalhem com os correios e sintam a “delícia” que é esperar uma carta.
    Marilene Terra

    Comment by Marilene Terra — 31/05/2012 @ 11:30

  14. Tenho orgulho de participar do Projeto Correspondência com a querida professora Vitória e seus alunos. Sou professora na cidade de Cubatão, em São Paulo, e todas as vezes que chega uma carta para meus alunos ( e elas vêm de todos os lugares do Brasil!), é uma festa na minha classe. Esse projeto é realmente CAMPEÃO!

    Luana Benatti – Cubatão / SP

    Comment by Luana Benatti — 31/05/2012 @ 14:00

  15. Parabéns a todos os participantes e envolvidos no “Projeto Correspondência”.

    Comment by Marly Aparecida Ferres Costa — 31/05/2012 @ 16:16

  16. Carmópolis de Minas 01/06/2012

    Gostei muito da idéia, gostaria que meus alunos correspondessem com seus alunos para trocas de experiências, como vocês conseguiram os endereços paras os alunos enviarem suas cartas? Parabéns pelo trabalho!

    Comment by Ana Lúcia Rabelo Freire — 01/06/2012 @ 02:27

  17. Parabéns Vi!!! Fazendo a turminha ficar famosa e com este sobrenome a fama virá rápido “Marugeiro”. Brincadeirinha.
    Sempre adorei este trabalho que você desenvolve com seus alunos nesta escola e os demais que você ainda não tornou público. A recompensa maior é o carinho que os meninos tem por você. Você é especial.
    Cida super…

    Comment by Cida Vieira — 01/06/2012 @ 02:38

  18. Parabéns, mãezinha! Sabemos o quanto este projeto representa para você e seus alunos, o quanto você se dedica e o grandioso retorno.
    Beijos!

    Aline.

    Comment by Aline Petrillo — 01/06/2012 @ 04:02

  19. Vitória, você merece todo o reconhecimento da sua escola, de seus colegas e principalmente devia ser valorizada como excelente profissional que é. Parabéns e um grande abraço!

    Comment by Aparecida Flaviana — 01/06/2012 @ 15:59

  20. Parabéns,eis o motivo que todos os alunos de Nova Contagem gostam e confiam em você,continue assim,pois é de professores como vc que as escolas precisam!!!

    Comment by Carla Cristina Fróes do Carmo — 01/06/2012 @ 17:20

  21. Oi Vitória, esse é um dos passos de seu trabalho reconhecido e valorizado. Sonhe e acredite sempre!
    Felicidades e sucesso a vc e seus alunos.
    E pode ter certeza, o grupo Professores Solidários se encanta e se emociona com essas demonstrações de dedicação e coragem no arduo trabalho pedagógico que vivenciamos hoje na Educação.
    Beijos
    Ana Bárbara

    Comment by Ana Bárbara — 02/06/2012 @ 10:35

  22. professora vitória, que honra ter vc como uma colega de trabalho, adoro nossas trocas de experiências no grupo, parabéns pela sua competência e criatividade, micheline.

    Comment by micheline — 02/06/2012 @ 12:30

  23. Professora Vitória ,alunos e Professores Solidários .
    Parabéns pelo projeto .
    O mérito é todo seus!
    Parabenizo também a Professora Sandra Nonato Jubeleo de Cubatão SP
    Pois foi através dela que tudo começou
    Que Deus guarde vocês e que continuem essas pessoas maravilhosas!!
    Beijos

    Comment by Raquel — 04/06/2012 @ 19:40

  24. Projeto importantíssimo, deveria ser copiado por todo Brasil, parabéns Professora Vitória, atitudes como essa pode mudar o futuro do Brasil.

    Comment by Nilton Rondon — 23/12/2012 @ 15:54

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades