Leitura: Um passaporte para o mundo da imaginação

30/05/2012

Os alunos da Escola Estadual Cônego João Pio, no município de São Domingos do Prata, são acostumados a viajar no mundo da imaginação. A ‘passagem’ é dada pela própria escola, que por meio de diferentes projetos estimula os alunos a lerem cada dia mais.

A ‘Mala Itinerante’ acompanha os estudantes até sua casa e junto com o desejo pela leitura, o aluno carrega um livro, um questionário e uma fichinha que deve ser preenchida pelos pais.  “Para escolher o livro, os professores entram em acordo com os alunos. Além de estimular a leitura, o projeto deve envolver a família. O estudante lê para os pais e eles devem falar se a leitura está boa ou ruim”, ressalta a diretora da escola, Judith da Consolação de Azevedo Barcelos.

Estudantes são estimulados a lerem diferentes publicações. Fotos: Arquivo Escola

Outra ação de incentivo á leitura é a ‘Leitura no pátio’. Uma vez por semana, a professora para o ensino do uso da biblioteca coloca livros no pátio e os alunos podem fazer a leitura no local. Essa é a ação preferida do aluno do 5º ano do ensino fundamental, Eduardo Servulo de Souza, de 09 anos. “Gosto muito quando a professora coloca um monte de livros no pátio e pede pra gente escolher um para ler”. O estudante conta ainda qual seu tipo de leitura preferida. “As fábulas são as minhas preferidas. Gosto da leitura porque ela me leva para o mundo da imaginação”, conclui Eduardo. 

Em algumas ocasiões, leitura é feita no pátio da escola. Foto: Arquivo Escola

Para ter títulos cada vez mais variados à disposição dos estudantes, a escola realizou este ano uma campanha de doação de livros. “Enviamos cartas para alunos, ex-alunos e professores da escola para pedir doação. Já arrecadamos mais de 200 títulos”, afirma Judith.

 O empenho da escola em incentivar os alunos a ler tem explicação. Segundo a diretora Judith da Consolação de Azevedo Barcelos, depois que os projetos tiveram início o rendimento dos alunos melhorou. “O desenvolvimento dos estudantes melhorou muito. Os alunos ficam empolgados e querem ler cada vez mais e isso se reflete na sala de aula”.

Todas as salas têm caixas de leitura. Foto: Arquivo Escola

Todas as salas da escola também possuem o ‘Cantinho da leitura’.  São caixinhas onde são colocados livros que são lidos pelos alunos quando eles terminam uma atividade ou em momentos dedicados a leitura. A caixa é composta por livros de literatura, revistinhas em quadrinhos, entre outros.

Município: São Domingos do Prata / Superintendência Regional de Ensino de Nova Era

Postado em: Uncategorized — geaninenogueira @ 13:07

12 Comentários »

  1. Parabéns, belo trabalho. Todas as escolas deveriam fazer isso.

    Comment by elzaferreirasilva — 31/05/2012 @ 05:43

  2. Sou professora/especialista dessa escola e senti-me valorizada ao ler a reportagem. Cabe a nós enquanto professores preparar os alunos para serem inseridos num mundo globalizado. Nada melhor que o incentivo a leitura para tal. Um abraço Tânia.

    Comment by Tânia Aparecida Martins — 31/05/2012 @ 10:05

  3. Já estudei nessa Escola, só tenho boas recordações e fiquei muito orgulhosa ao ler esta postagem. Parabéns pela iniciativa de todos os funcionários da escola, em especial a minha querida mãe Judith.

    Comment by Ana Alice — 31/05/2012 @ 18:23

  4. Sou mãe de ex aluno e atual aluna da Escola.Tenho muito orgulho dos profissionais desta entidade.Parabéns a todos da família Conego João Pio.

    Comment by Valquíria Marques de Castro — 01/06/2012 @ 08:45

  5. Nossa Escola vem realmente “Fazendo história através dos tempos”.Parabéns aos funcionários, alunos e equipe pedagógica e administrativa pelos trabalhos realizados.

    Comment by Wanilda Marques Castro Martins — 01/06/2012 @ 08:48

  6. Parabéns a todos os profissionais desta brilhante Escola pelos trabalhos realizados.

    Comment by Wilma Marques de Castro — 01/06/2012 @ 08:50

  7. tenho muito orgulho em ter contribuido com um pouquinho para melhria da qualidade da educação daesta escola.Já fiz parte do quadro de funcionários, mas ainda me sinto parte da família Cônego João Pio.Atitudes como as que vem sendo desenvolvidas no Cônego fazem a diferença.Parabéns a todos que lutam por uma educação de qualidade.Os desafios são muitos mas as respostas são imediatas. O caminho é este.Continuem.Parabéns à especialista, diretora,vice,professores e alunos.Fé e continuidade.

    Comment by Tânia Araújo — 02/06/2012 @ 08:01

  8. Foi nessa escola que aprendi o B a BA.Parabéns a todos os funcionários pela iniciativa.Muito bom.Precisamos mesmo de pessoas destas para lutar por um país melhor,mais igual.Parabéns.

    Comment by Dilson Morais — 02/06/2012 @ 08:09

  9. Parabéns a todos pela iniciativa.me orgulho muito em ter feito parte desta família.

    Comment by Tânia Araújo — 02/06/2012 @ 08:12

  10. Sou mãe de uma ex aluna e de um atual aluno, sempre confiei nessa escola e nunca me decepcionei.Parabéns , vocês estão brilhando.

    Comment by Conceição — 04/06/2012 @ 15:39

  11. Tenho o orgulho de dizer que estudei na escola Estadual Cônego João Pio,tenho muitas recordações,muita saudade.Fiquei até emocionada ao ler a reportagem.Quero parabenizar todos os funcionários da escola pelo grande trabalho,em especial a minha mãe Maria Angélia que sempre está em busca de “novidade” para seus alunos,fazendo com que eles tenham o prazer de aprender.Sei que a luta não é facil, mas os frutos que colhemos vale a pena. Deixo aqui o meu abraço e que Deus continue iluminando o trabalho de vocês,pois só assim teremos a EDUCAÇÃO DE QUALIDADE que tanto queremos…

    Comment by Angervânia de Castro Magalhães — 04/06/2012 @ 18:16

  12. Também sou professora e fiquei encantada com as atividades. Parabéns à Escola.

    Comment by Nelmi Freitas — 26/05/2015 @ 19:50

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades