Sinal verde para o verde

05/06/2012

Quando o sinal se fecha para os motoristas é a vez de dar passagem aos pedestres, mas também de plantar ideias. Nesta terça-feira (05/06), quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, os alunos da Escola Estadual Geraldo Teixeira da Costa, em Santa Luzia–região metropolitana de Belo Horizonte, realizam uma Blitz Ecológica nas ruas. A iniciativa que conta com a distribuição de 300 mudas de plantas para os motoristas faz parte do ‘Projeto Meio Ambiente e Sustentabilidade’, desenvolvido por alunos professores e direção da escola.

“Uma coesão que pode mudar a sociedade começa pela educação. Quando desenvolvemos um projeto na escola e passamos para a sociedade queremos sensibilizá-la para a preservação. A distribuição das mudas para a sociedade retrata um pouco disso”, avalia a estudante Geisiane Souza Camara, de 17 anos.

Quem recebeu as mudas aprovou a inicativa dos estudantes da EE Geraldo Teixeira da Costa. Foto: Hudson Menezes ACS SEE

Durante a distribuição das mudas, quem se dispõe a ouvir a causa planta a ideia e aprova a iniciativa. “É muito importante para o mundo, para o meio ambiente e para todos nós. A consciência começa realmente na escola, em ações como esta”, comenta o motorista abordado pela Blitz, o tabelião Sérgio Reis.

Entre as mudas distribuídas estavam o ‘Pingo de Ouro’ e o ‘Bougainville’. “Também tem o lado simbólico dessa doação. Quem recebe as nossas plantas leva um pouco do nosso projeto para suas casas”, comenta a professora de Biologia Eliene Pereira.

Passageiros dos ônibus também levaram o 'verde' para a casa. Foto: Hudson Menezes ACS SEE

Mais ações

A distribuição das mudas é apenas uma das ações do projeto. Também com a participação dos alunos do ensino fundamental, a escola desenvolve uma série de ações voltadas à preservação ambiental. Uma delas é a produção de roupas e arte a partir de materiais que seriam descartados. Um globo a partir de garrafas pet e uma árvore utilizando folhas de jornal e papelão estão entre as criações dos alunos. “Também discutimos as novas tecnologias e o que fazer com os materiais usados nessa produção e que são descartados. É preciso saber reutilizar, reciclar”, comenta o estudante Thiago Nascimento, de 17 anos.

Na abordagem com os motoristas, estudantes ressaltam a importância de preservar o meio ambiente. Foto: Hudson Menezes ACS SEE

A culminância do projeto será na amanhã (06/06). Até lá, os alunos serão estimulados a desenvolver o senso crítico, a partir de palestras sobre temas como coleta seletiva, lixo hospitalar, lixo radioativo, uso de sacolas biodegradáveis, além de um júri simulado sobre sustentabilidade, o código florestal e a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, que será realizada entre os dias 13 e 22 de maio deste mês, na cidade do Rio de Janeiro.

Com a reutilização de materiais, estudantes produzem arte para enfeitar a escola. Foto: Hudson Menezes ACS SEE

“Todas essas ações que desenvolvemos são simbólicas, mas ao mesmo tempo comportamentais. O projeto não é de conscientização, mas de sensibilização, pois a conscientização vem de dentro, ao tempo de cada um”, acredita a professora de Biologia, Celiane Vieira Nascimento Lira.

Município: Santa Luzia /    Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C

1. Parabéns pela iniciativa….precisamos seguir exemplo…cláudia professora de quimica.E.E.D.INDÁ

Comment by Cláudia Márcia Freitas Lima — 03/07/2012 @ 20:18

2. Um projeto ecologicamente correto que serviu para juntar as turmas do 3º ano em prol do meio ambiente .

Comment by Thiago Nascimento — 22/09/2012 @ 13:38