Por uma escola mais sustentável

13/06/2012

Por uma escola mais sustentável, os alunos da Escola Estadual Coronel Paiva, em Ouro Fino, estão mudando seus hábitos. A reutilização de papel e a proibição do uso de isopor são algumas das pequenas ações que a escola adotou para o ‘bem do meio ambiente’. O projeto ‘Escola Sustentável’ prevê atividades para o ano todo e o objetivo principal é fazer com que os estudantes se tornem cidadãos mais conscientes.

“São várias ações que culminam em uma escola mais sustentável. As atividades começaram há mais ou menos um mês. Mas antes de iniciar o projeto na escola, já tínhamos feito algumas lembrancinhas com material totalmente reciclado. Também substituímos materiais como isopor, por folhas de papelão ou madeira”, ressalta o coordenador do projeto e professor, Alex Emiliano de Souza.

Além de cartazes sobre sustentabilidade, estudantes e professores produziram uma horta de garrafa PET. Foto: Arquivo Escola

Na escola, o projeto faz sucesso entre alunos e professores. Os estudantes já desenharam roupas de jornal e realizaram um desfile na escola. Também foi feita uma horta de garrafa PET, que ainda está humilde, mas o objetivo é expandi-la.

Além de aprender por meio de palestras e ações a importância das atitudes sustentáveis, os estudantes também levam as informações para dentro de casa. “Já aprendi sobre a importância da reciclagem e que não podemos poluir os rios. Tudo que aprendo levo para minha casa. Sempre falo com a minha mãe, com minhas tias e avós. Ensinei para elas que é bom reciclar”, ressalta a estudante do 5º ano, Vitória Alves Junqueira.

Oficinas ensinam estudantes a transformar garrafas PET em objetos reciclados. Foto: Arquivo Escola

A intenção do projeto é fazer uma mudança total na rotina da escola. “A intenção é fazer uma modificação em toda escola, como instalação de caixa da água para fazer coleta da água de chuva, telhados de vidro em alguns lugares para não precisar de usar a luz elétrica durante o dia. Mas sabemos que isso pode levar um tempo”, conclui Alex Emiliano de Souza.

Município: Ouro Fino/ Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre

1. Sustentabilidade na Educação Fundamental
    Eu acredito que transmitir noções de sustentabilidade para crianças gerará cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, multiplicando sustentabilidade .
    O lema Aprender Brincando para mim através dos trabalhos lúdicos,passamos as diferentes noções de interdisciplinaridade estimulando habilidades e competências nas crianças. Dando ênfase e ccnscientização das crianças com relação à sustentabilidade.
    Agradeço o empenho dos professores e alunos do 2 ano ao 5 ano,nos trabalhos feitos com carinho e originalidade porque nossa feira de sustentabilidade ficou fantástica .
    Educação Ambiental, reduzir,reciclar, reutilizar, repensar e respeitar. Como diz na música de Leandro e Leonardo *Herdeiros do Futuro*cantando com Toquinho.
    * A vida é uma grande
    Amiga da gente
    Nós dá tudo de graça…*
    (No YouTube,você poderá ouvi-lá.)
    Meu não,nosso trabalho sobre sustentabilidade educa para um futuro melhor!
    Professora Ana Raquel 06/2012

Comment by Ana Raquel — 25/06/2012 @ 05:49