Escola estimula troca de garrafas por mudas

14/06/2012

Há mais de oito anos, os estudantes da Escola Estadual Fernando Otávio, em Pará de Minas, estão contribuindo para deixar o município onde moram cada vez mais verde.  Com o projeto ‘Troque o Lixo pelo verde’, os moradores e alunos trocam garrafas PET por mudas frutíferas.

“O objetivo inicial do projeto era substituir as árvores do município por plantas frutíferas e medicinais. Começamos com 500 mudamos e este ano pretendemos distribuir cerca de seis mil. Expandimos o projeto e hoje podemos encontrar nossas mudas em chácaras e em municípios vizinhos”, ressalta a coordenadora do projeto, Maria José Perpétua Silva Almeida.

Moradores fazem fila para trocar garrafas por mudas. Foto: Arquivo Escola

Com o passar dos anos, o projeto sofreu algumas modificações. As mudas que antes eram plantadas pelos estudantes e doadas à comunidade escolar, agora são provenientes do ‘Cofre verde’. “Os alunos acharam melhor fazer um cofre no qual eles colocam dinheiro e no final do ano cada um compra uma muda e doa para o projeto”, conta Maria José. Além dos mais de dois mil alunos, as mudas são provenientes de recursos conquistados em um concurso da cidade e da doação de empresas.

A cada 15 garrafas, os moradores têm direito a uma mudinha. Para conseguir mais árvores para seu pomar, a estudante do 9º ano do ensino fundamental, Ana Clara Raimar Santos Silva, de 14 anos, já está juntando as garrafas desde o início do ano. “Na cidade, todo mundo está juntando para trocar. O projeto ajudou a reduzir as garrafas que ficavam jogadas nas ruas. Já troquei tantas que até fizemos um pomar na minha casa”. Em 2011, a escola arrecadou mais de 40 mil garrafas. Elas foram vendidas e com o dinheiro a escola comprou material de limpeza.

O Cofre Verde é feito pelos alunos no inicio de cada ano letivo. Foto: Arquivo Escola

A doação das mudas acontece no mês de novembro, por causa das chuvas. Além da distribuição, os alunos também produzem folhetos que orientam os moradores sobre como deve ser feito o plantio das mudas.

 Município: Pará de Minas/ Superintendência Regional de Ensino de Pará de Minas

Postado em: Uncategorized — geaninenogueira @ 07:30

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades