Estudantes dão ‘aula’ de Romantismo para comunidade

15/06/2012

Os alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Flávio dos Santos, em Belo Horizonte, irão apresentar para a comunidade um dos movimentos mais importantes da história mundial: o Romantismo. Música, poesia e teatro serão alguns dos instrumentos utilizados pelos estudantes para apresentar o movimento no ‘11º Sarau Literário’, que será realizado pela escola no próximo sábado (16-06).

O objetivo do projeto é ensinar de forma diferenciada, é o que explica a coordenadora do Sarau, Deuzina Elaine Melo Casteluber. “Eu aprendi com um filosofo moderno que a totalidade do ensino só vem se despertarmos nos alunos o prazer pelo conhecimento. No Sarau tento fazer isso, despertar o conhecimento deles por meio de suas habilidades”.

Alunos se caracterizam para apresentar Sarau. Foto: Arquivo Escola

O Romantismo foi um movimento criado pelos poetas para atender às necessidades dos burgueses. Nas aulas, os estudantes aprenderam sobre as três fases do movimento. “A história do romantismo é marcada por acontecimentos históricos. Por exemplo, com a chegada de Dom João, a imprensa também veio para o país e trouxe a pintura, música e muita riqueza cultural. A segunda fase é marcada pela alta incidência de Tuberculose que matou muitos poetas. Já o terceiro momento é marcado pela abolição da escravatura”, ressalta Deuzina Elaine Melo Casteluber.

A produção do Sarau durou cerca de três meses. Todo o conteúdo aprendido na sala de aula será transmitido para a comunidade escolar. “Vamos falar sobre o movimento para os visitantes. Aprendemos muita coisa sobre romantismo. Quando a professora ensina de forma prática, fica mais fácil aprender”, conta a estudante do 2º ano do ensino médio, Thaíne Ellen Silva Aurélio. Os textos e músicas apresentadas no evento são de autoria dos estudantes.

Comunidade escolar é convidada para participar do evento. Foto: Arquivo Escola

A escolha do Sarau para apresentar o trabalho está relacionada a uma festa realizada pelas famílias do século XVII, no qual elas apresentavam para a comunidade suas riquezas. A celebração era denominada Sarau.

Município: Belo Horizonte/Superintendência Regional de Ensino Metropolitana A

Postado em: Uncategorized — geaninenogueira @ 06:44

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades