Uma oportunidade para aos aprendizes da música

19/06/2012

Todo estudante de música sabe que para chegar o momento do show é preciso treinar muito. No Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, em São João del-Rei, alunos de instrumentos de corda têm a chance de se apresentarem mesmo com a pouca experiência. Na última segunda-feira (18/06), os estudantes do ciclo inicial fizeram a primeira apresentação da ‘Mini Camerata’, dentro do Projeto Junho Cultural.

“Nós achávamos que era necessário realizar um trabalho orquestral com os alunos questão iniciando o curso para que eles pudessem investir mais nas aulas e, ao mesmo tempo, que a pudéssemos evitar a evasão dos nossos alunos”, explica o maestro da Mini Camerata, Tiago Souza. O projeto de ‘Mini Camerata’ já existia na escola, mas estava parado há oito anos.

Conservatório de São João del-Rei retoma trabalhos com Mini Camerata. Foto: Arquivo do Conservatório

A ideia de resgatar os trabalhos foi formatada a partir da experiência musical com os alunos.  “Para esse projeto, nós só abrimos para instrumento de cordas, como violino, violoncelo, viola e contrabaixo. Também tivemos cuidado com o gênero musical do nosso repertório. Tomamos o cuidado para que o repertório também fosse didático, ou seja, não vou ensinar aos alunos o que eu tenho interesse de reger, mas o que eles dão conta de tocar. Em consenso com os professores, optamos por selecionar canções do folclore brasileiro”, ressalta o maestro.

A ‘Mini Camerata’ conta com 50 integrantes e para que as apresentações sejam um sucesso, os ensaios são realizados de forma alternada, para que todos os alunos possam participar. Para a apresentação de segunda-feira, os alunos ensaiaram três meses, com três ensaios semanais.

Projeto é voltado para alunos que estão no ciclo inicial dos cursos de instrumentos de corda. Foto: Arquivo do Conservatório

Matheus Nascimento Soares, de 13 anos, é aluno do curso de violino e um dos integrantes da Mini Camerata.  “Eles me chamaram para participar do projeto e eu fiquei muito interessado em participar, porque eu gosto de apresentações. A de ontem, por exemplo, foi muito boa. A parte que mais gostei foi quando tocamos ‘Caçador de Mim’, de Milton Nascimento”, destaca o estudante.
Junho Cultural
Junho está marcado por atividades culturais no Conservatório Estadual de Música de São João del-Rei. Além da apresentação da Mini Camerata, na última segunda-feira, alunos e professores também já apresentaram o Concerto Inaugural do Novo Piano. Nesta terça-feira (19/06), será a vez da audição de alunos de violino da Iniciação Musical. No próximo sábado (23/06) está prevista a festa junina da escola de música.

Município: São João del-Rei / Superintendência Regional de Ensino de São João del-Rei

Postado em: Uncategorized — admin @ 05:00

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades