Jogos Matemáticos levam diversão ao ensino do conteúdo na Escola Estadual Pedro II

17/08/2012

Os alunos dos anos finais do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Pedro II, em Belo Horizonte, intensificaram os estudos na área das exatas durante esta semana, com a realização da ‘Semana da Matemática’. Durante a semana, os alunos testaram suas habilidades na disciplina a partir de diversas atividades lúdicas. A ação integra o projeto ‘Aprendizagem para o domínio’, desenvolvido na escola.

Jogos matemáticos marcaram a semana na EE Pedro II, em Belo Horizonte. Foto: Arquivo da Escola

“Cada turma foi uma equipe. Os alunos participaram de vários jogos como o ‘passa ou repassa’ em que eles tiveram que ter agilidade para responder a perguntas sobre a disciplina. Também tiveram que confeccionar tangran a partir do estudo da geometria. Foi um momento divertido, com muitas tarefas para que todos os alunos pudessem participar”, explica a professora de Matemática, Aline Sara Tavares Miranda. Estiveram envolvidos nos jogos, aproximadamente, 575 estudantes.

O tabuleiro de damas contribui para a atenção e raciocínio lógico na disciplina. Foto: Arquivo da Escola

Apesar do enfoque em Matemática, os jogos também abordaram questões interdisciplinares. “Os alunos tiveram que responder a perguntas como o ano em que teve início a Primeira Guerra Mundial, somado ao ano em que estamos hoje. Foi um momento interessante, pois a elaboração das perguntas interdisciplinares contou com a participação dos professores na elaboração”, destaca a professora.

Estudantes da EE Pedro II, em Belo Horizonte, desenvolveram diversas atividades que despertam o raciocínio matemático. Foto: Arquivo da Escola

Para Luana Fernanda de Carvalho Peixoto, de 17 anos, a iniciativa veio em um momento importante para ela e os colegas de turma que prestarão o vestibular no final do ano. “Penso em fazer Engenharia de Controle e Automação ou Aeronáutica e este projeto é interessante, porque desperta o interesse na disciplina. Sei que quando a gente gosta do que estuda, fazemos com mais competência”, avalia a aluna do 3º ano do ensino médio.

Passeio pelos conteúdos

O projeto ‘Aprendizagem para o domínio’ é desenvolvido na escola desde 2011. A iniciativa consiste em realizar ações semanais, com foco nos diversos conteúdos, ao longo do ano letivo. Este ano, já foram realizadas atividades na área de meio ambiente, com foco nos conteúdos de Ciências e Biologia e na área de Linguagem, para o trabalho com Língua Portuguesa.

Município: Belo Horizonte / Superintendência Regional de Ensino Metropolitana A

Postado em: Uncategorized — admin @ 12:03

10 Comentários »

  1. Parabéns pelo projeto. Sou professora de matemática e gosto muito de trabalhar com jogos nas aulas, embora pareça bagunça, quando o assunto é jogo em sala e os diretores se assustam um pouco, mas vale a pena. Realizamos um projeto de jogos matemáticos antes das férias de julho, foi muito bom. Infelizmente não divulgamos nossos projetos. Estão de parabéns.

    Comment by Eliane — 17/08/2012 @ 19:02

  2. Parabéns Equipe de Exatas e alunos!!!
    Vocês fazem parte da escola da diferença!

    Comment by Tatiana R. da Silva — 19/08/2012 @ 20:22

  3. Olá!

    Este projeto é muito interessante. Gostaria de implantá-lo em nossa escola (EE Fernão Dias – Pirapora/MG. Por favor me mandem o projeto na íntegra.
    Atenciosamente,
    Regina (pedagoga)

    Comment by Regina — 20/08/2012 @ 10:02

  4. Já lecionei Matemática, e desenvolvi entre os meus alunos atividades matematicas com jogos, o resultado bem positvio, por isso a ideia de vocês excelente. Meus parabéns.

    Comment by Fernando Eliziario dos Santos — 20/08/2012 @ 10:34

  5. Esta é uma escola onde o aprendizado se mistura à alegria!
    Parabéns aos meus colegas de trabalho, pela organização, empenho e acima de tudo: excelência!!!

    Comment by Cristiane Guieiro — 20/08/2012 @ 19:03

  6. QUE LEGAL! É BOM VER AS ESCOLAS TRABALHANDO, DE FORMA DIVERSIFICADA, UMA MATÉRIA TIDA COMO COMPLICADA POR MUITOS ALUNOS. A ESCOLA ESTADUAL “JOSEFINA VIEIRA”, EM SANTA RITA DE MINAS, ESTÁ REALIZANDO UMA GINCANA ENVOLVENDO ATIVIDADES DE RACIOCÍNIO LÓGICO COM AS DISCIPLINAS DE EXATAS (CIÊNCIAS, MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA) COM OS ALUNOS DE ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO. ESTÁ SENDO UMA ÓTIMA EXPERIÊNCIA.
    PARABÉNS PELO BELO TRABALHO DE VOCÊS.

    Comment by FLÁVIA — 20/08/2012 @ 20:46

  7. Olá!

    Este projeto é muito interessante. Gostaria de implantá-lo em nossa escola (EE Professor Biolkino de Andrade – Divinésia/MG. Por favor me mandem o projeto na íntegra.
    Atenciosamente,
    Claudiane(professora)

    Comment by claudiane — 23/08/2012 @ 12:33

  8. Que sucesso!

    Este projeto é muito interessante e sucesso garantido. Precisamos de implantar idéias como esta. Gostaria de implantá-lo em nossa escola (EE Sebastião Campos – Quartel Geral/MG. Por favor me mandem o projeto na íntegra.
    Atenciosamente,
    NILDA (professora)

    Comment by NILDA CAETANO OLIVEIRA — 13/09/2012 @ 10:30

  9. Parabéns ,gostaria de conhecer esse projeto.Obrigado

    Comment by Elza — 20/02/2013 @ 17:01

  10. É muito bom ver os estudantes se envolverem com a matemática de forma lúdica.Teremos bons frutos.

    Comment by nelson gabriel machado — 27/09/2013 @ 13:09

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades