Pedagogia de sucesso destaca escola da rede em cenário nacional

20/08/2012

Na Escola Estadual Professor Modesto, em Patos de Minas, educadores e alunos têm motivos de sobra para comemorarem. Divulgado na última semana, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ‘aponta a escola com um dos 20 melhores exemplos de experiências bem sucedidas nos anos iniciais do ensino fundamental. Enquanto o índice médio nacional para esse nível de escolaridade foi cinco, a escola do Alto Paranaíba obteve nota oito. O trabalho em parceria com as famílias e a realização de projetos pedagógicos com foco na leitura estão entre as ações que contribuem para o bom desempenho dos alunos da instituição.

A escola da rede estadual atende 798 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental nos turnos da manhã e tarde. Para todos esses anos de escolaridade, são desenvolvidas ações em parceria com as famílias. “Toda reunião eu tenho 100% da presença dos pais. A escola trabalha, mas as famílias têm que ter participação. A escola não dá conta sem ter a participação delas” avalia a diretora da escola, Ivanilda Lopes Soares Ferreira.

Escola Estadual Professor Modesto foi apontada pelo Ideb 2011 como uma das melhores escolas dos anos inciais do país. Foto: Arquivo da Escola

Porém, engana-se quem acha que essa proximidade se limita às reuniões de pais. “Nós fazemos treinamentos para eles desenvolverem atividades de reforço com seus filhos em casa. Nós ensinamos a eles como trabalhar com material lúdico. Para isso realizamos a capacitação dos pais. Assim, eles podem trabalhar a alfabetização com os alunos com mais dificuldades em casa”, explica a diretora.

Além do apoio dos pais em casa, os estudantes com dificuldades também recebem o atendimento dos educadores no contraturno. Nessa tarefa diretor e vice também entram em ação com um trabalho individual orientado. A trajetória escolar do aluno também é registrada em uma espécie de portfólio. No material é possível o desempenho do aluno a partir de gráficos, suas maiores dificuldades, os resultados das avaliações bimestrais.

Na instiuição, propsota pedagógica envolve famílias e projetos com foco na leitura. Foto: Arquivo da Escola

Leitura a partir das Artes

A arte é o recurso para o trabalho da leitura dentro do projeto ‘Ler é um prazer’. A iniciativa tem a coordenação da professora de uso da biblioteca, Simône Margareth Azevêdo Caixeta . Uma vez por semana cada turma tem o contato com as histórias de formas diversificadas.

“Utilizo fantoches para a contação de histórias, fazemos as fichas literárias dos livros após as leituras, também produzimos textos e analisamos propagandas. São aulas bem diversificadas que eles gostam muito”, exemplifica a professora Margareth.Todo o trabalho é feito em parceria com os professores das turmas. “Procuro conciliar a atividade com o conteúdo, por exemplo, quando estava estudando geometria eu trabalhei uma história do cilindro”, comenta Margareth.

A literatura às avessas também ganha força no projeto. O clássico da literatura infantil ‘Chapeuzinho Vermelho’ ganha enredo diferente a partir da cotação da estudante Ana Laura Fonseca, de nove anos.

“O ‘Chapeuzinho Vermelho’ era um menino que usava uma capa vermelha. Ele tirou o casaquinho para pegar maças. Aí, o lobo pegou o casaquinho e fugiu. Ele vestiu a roupa da vovozinha para enganar o ‘Chapeuzinho’. Só que no final, a vovozinha foi salva. Eu achei legal, porque a história foi bem diferente e nós comparamos a história com a original”, conta a estudante do 4º ano do ensino fundamental.

A escola atende cerca de 800 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Foto: Arquivo da Escola

Desempenho no cenário mineiro

Em Minas Gerais, a Escola Estadual Professor Modesto, juntamente com a Escola Estadual Dom Helvécio, em Ipatinga, no Vale do Aço, são os destaques de Minas nos anos iniciais do ensino fundamental, as duas escolas apresentaram o índice oito no Ideb 2011. Para esse nível de escolaridade, a média de Minas Gerais foi 5,9.

Considerando apenas as escolas da rede estadual, a média mineira no Ideb foi 6. Este índice é referencia para os padrões internacionais de ensino, de acordo com o Ministério da Educação.   “O lema da escola é não deixar nenhum aluno para trás”, finaliza a diretora.

Município: Patos de Minas / Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas

Postado em: Uncategorized — admin @ 11:14

3 Comentários »

  1. Muito bom seu blog……

    Nos visite também e seja nosso seguidor.

    Att. Grayce

    Comment by Grayce — 21/08/2012 @ 09:07

  2. Adorei seu blog…

    Visite o nosso blog também e seja nosso seguidor

    CCIIASPINHO.blogspot.com.br

    Att. Grayce

    Comment by Grayce — 21/08/2012 @ 09:15

  3. Muito bom seu blog, pretendo propôr esse método em uma escola da rede municipal da minha cidade,é de um exemplo desses que ela esta precisando.

    Comment by Valdenice — 12/12/2013 @ 08:47

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades