A escola como espaço de múltiplas formações

24/09/2012

Mostrando que o espaço escolar também pode ser o ambiente ideal para trabalhar a cultura, o esporte e o lazer, a Escola Estadual Professora Maria Muzzi Guastaferro, em Belo Horizonte desenvolveu um trabalho a partir de oficinas. Com o ‘Projeto Oficinas – Feira Cultural 2012’, estudantes do 9º ano do ensino fundamental e ensino médio do turno da manhã puderam desenvolver suas habilidades e aptidões a partir do envolvimento em oficinas com temáticas diversas. A culminância do projeto ocorreu no último sábado (22/09), em uma feira aberta à comunidade.

Os interessados pelo mundo das exatas puderam participar da oficina ‘Matemática na prática’. Coordenada pela professora Valéria Aparecida de Souza Amaral Sampaio, a oficina despertou o interesse de 40 alunos a partir de um trabalho com a geometria. “Os alunos confeccionaram sólidos geométricos a partir de canudinhos e palitos. Com o mesmo material também construíram cubos e pirâmides, nos quais tiveram que identificar os lados, as arestas e os vértices”, exemplificou a professora.

Atividades práticas tambénm estiveram presentes na oficina de matemática. Foto: Arquivo Escola

Com o ‘Reciclarte’, outro grupo de estudantes aprendeu a dar novos destinos a materiais que seriam descartados.  Em uma oficina interdisciplinar das áreas de Língua Portuguesa e Arte, os estudantes aprenderam a transformar, por exemplo, uma simples caixa de leite em um embrulho para presentes. “Além da parte prática, com a confecção de materiais, os alunos fizeram redações sobre conscientização com o reaproveitamento de embalagens e de preservação ambiental”, lembrou a professora de Língua Portuguesa, Elaine Gatti.

A caligafria também foi tema de uma das oficinas da EE Professora Maria Muzzi Guastaferro. Foto: Arquivo da Escola

Ávidos pelos experimentos científicos, um grupo de 60 alunos participaram da oficina ‘Ciência é Show – produtos artesanais’. Partindo dos ensinamentos de Física, Matemática e Química, os alunos criaram produtos na área dos cosméticos e de utilidades para o lar. “Nós fizemos receitas de sabonetes, óleo bifásico, trifásico. Quando precisávamos reduzir as nossas receitas, nós utilizamos a linguagem Matemática. Saímos do quadro e do giz para mostrar a eles a utilização prática do que aprende na escola”, ressaltou a professora de Física e Matemática, Eliane Cristina Rocha Silveira.

Feira contou com a participação de alunos e professores. Foto: Arquivo Escola

Momento de interação

Para a realização dos trabalhos, os alunos se inscreveram para as oficinas que possuíam maior interesse. O projeto, que foi desenvolvido com os alunos do turno da manhã, também favoreceu a interação dos estudantes, uma vez que eles foram agrupados por afinidades e não por ano de escolaridade.

Os alunos também aprenderam a confeccionar produtos artesanais para a higiene pessoal, como os sabonetes. Foto: Divulgação Escola

“O resultado desse trabalho foi conferido pelos pais no último sábado. Fizemos uma exposição na quadra da escola. Além dos stands, a culminância do projeto contou com apresentações de teatro e dança, que também foram temas de oficinas. Agora a iniciativa vai se estender aos alunos do noturno”, explicou a vice-diretora do turno da manhã, Janete Cristina Procópio.

Município: Belo Horizonte/ Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C

Postado em: Uncategorized — admin @ 18:37

4 Comentários »

  1. Que maravilha! Educação é isto: Está em movimento sempre. Parabéns a todos os envolvidos no projeto.

    Comment by Neide — 25/09/2012 @ 12:45

  2. Que Bom ! Que a Escola Maria Muzzi está trabalhando a todo vapor, com participação de alunos professores e comunidade. É desta forma que haverá integração. Parabéns a todos pela participação.

    Comment by Marcia — 25/09/2012 @ 12:54

  3. Parabéns a todos que tornaram possível a realização do Projeto Oficinas -Feira Cultural 2012!

    Comment by Renata — 26/09/2012 @ 13:27

  4. muito bom! Nós alunos sugerimos a oficina novamente

    Comment by xuxxuxuxaxaxa — 27/09/2012 @ 10:01

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades