Uma história em muitas páginas para folhear

25/09/2012

Nesta terça-feira (25/09), Karen Marianne Pimenta Pereira teve a oportunidade de levar para casa um ‘pedacinho’ da história da escola onde estuda. Ela é aluna do 3º ano do ensino médio, do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), localizado em Belo Horizonte, e foi uma das estudantes que nesta manhã participaram do lançamento da ‘Revista Pedagógica IEMG’, publicação idealizada pelos educadores da escola.

“Essa foi a primeira vez que tive contato com a revista. Ela retrata os acontecimentos importantes. Achei o projeto muito bacana, porque comecei a estudar aqui esse ano e estou tendo a oportunidade de conhecer a história da escola por meio dela”, conta Karen.

Revista faz um passeio pela história do IEMG. Foto: Geanine Nogueira ACS SEE

Criada pelos professores, com o auxilio dos alunos da escola, a publicação conta um pouco dos mais de 100 de história do Instituto, seus projetos e curiosidades. “É uma revista que tem como objetivo trabalhar e discutir práticas pedagógicas. É uma publicação acadêmica e fruto de muita pesquisa”, ressalta o integrante do Conselho da Revista e professor de História, Ronaldo Campos.

A produção da revista teve início em 2006, ano em que a escola completou 100 anos. “ Ela começou a ser organizada no ano do centenário. Para as comemorações começamos a fazer pesquisas e levantamento de fontes. Com os alunos, fazíamos pesquisas em sala de aula para que eles pudessem conhecer a história”, afirma Ronaldo Campos.

Revista foi lançada na manhã desta terça-feira. Foto: Geanine Nogueira ACS SEE

Depois de seis anos de pesquisas, a publicação apresenta uma galeria dos diretores da escola, a história do IEMG, curiosidades sobre o prédio, além dos projetos desenvolvidos pela instituição. “A revista se compromete com a qualidade e a inovação do ensino. É um convite aos alunos e à população para que eles possam conhecer o IEMG”, destacou o diretor da escola, Orivaldo Diogo.

A publicação será distribuída para alunos e entidades que fazem parte da história da escola. Ao todo, foram impressos seis mil exemplares e a ideia é que este ano ainda sejam confeccionadas mais duas edições.

O lançamento da revista contou com apresentações artísticas dos estudantes e a participação de representantes da Secretaria de Estado de Educação e do Chromos Colégio e Pré-vestibular, que foi a entidade que patrocinou a revista. A subsecretária de Informações e Tecnologias Educacionais, Sônia Andere, marcou presença no evento. Ex-aluna da escola, a subsecretária elogiou a iniciativa e disse que pode vir a ser exemplo para outras escolas. Confira abaixo entrevista:

Também fazem parte do Conselho da Revista a especialista em Educação do Instituto de Educação de Minas Gerais, Ângela Machado Teles e a educadora Rosa Ribeiro.

Instituto de Educação de Minas Gerais

Fundada em 1906, com o lema Educar-se para Educar, a escola formou muitas gerações de mineiros. Antes, a escola que preparava exclusivamente moças da alta sociedade mineira para o Magistério, hoje atende a mais de seis mil alunos dos ensinos fundamental e médio.

Município: Belo Horizonte / Superintendência Regional de Ensino Metropolitana A

Postado em: Uncategorized — admin @ 13:41

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades