Aprendendo o alfabeto e a comer bem

28/09/2012

Na Escola Estadual Duque de Caxias, em Belo Horizonte, a criatividade é o ponto alto nas aulas de alfabetização. De forma divertida e saborosa, cerca de 130 alunos do 2º ano do ensino fundamental aprendem a ordem alfabética a partir dos alimentos.

Em um caderno chamado ‘Alimentonário’, os estudantes registram as pesquisas que fazem sobre cada letra do alfabeto. Ao buscar exemplos de alimentos com a letra ‘A,’ como a alface, e ‘B’, como o brócolis, os estudantes também aprendem sobre as propriedades nutritivas de cada alimento. O resultado do trabalho será apresentado em uma Mostra Cultural na escola, no próximo sábado (29/09).

Com Alimentonário, estudantes aprendem a sequência alfabética e o valor nutritivo dos nutrientes. Foto: Arquivo da Escola

E foi quase no final do alfabeto que Davy Pedrosa Martins, de sete anos, destacou o seu alimento favorito. Com a letra ‘U’ ele mostra sua preferência pela uva. “É a fruta que eu mais gosto. Ela é saudável e sei que se a gente não comer coisa saudável a gente fica doente”, lembrou o estudante.

Marise de Oliveira (à esquerda), Marilda Silveira (ao centro) e Rita de Cássia (à direita) coordenam a atividade do Alimentonário com os alunos do 2º ano do ensino fundamental.Foto: Arquivo escola

Assim como Davy, os demais colegas também montaram o seu ‘Alimentonário’. “Foi uma pesquisa que eles fizeram com o apoio dos pais que ajudaram a escolher os alimentos que representariam cada letra. Porém tinha uma condição, tinha que ser um alimento saudável, pois além de trabalhar com a alfabetização, o ‘Alimentonário’ reforça a questão da alimentação saudável. Ao pesquisarem, os estudantes também conheceram a importância de cada um dos alimentos para a nossa saúde”, explica a professora Marise de Oliveira Rodrigues Santos.

Mas é importante não ficar apenas na teoria, com os ‘Alimentonários’ prontos, os estudantes participaram de um lanche coletivo, no qual cada um levou exemplos de frutas citadas em seus trabalhos.

Foto: Arquivo escola

A atividade contribuiu para a mudança dos hábitos alimentares do próprio Davy. Além da uva, que é sua fruta favorita, o estudante também falou sobre a sua predileção por alguns tipos de verduras. “Eu não gosto de espinafre, mas gosto de alface e suco de couve”, explicou.

Mais ações

Além do ‘Alimentonário’, os alunos também estão criando o ‘Álbum de Adivinhações’ e o ‘Caderno de Jornalismo’. Na primeira atividade, são feitas descrições sobre alguns temas estudados em sala de aula nas diversas disciplinas e os alunos têm que adivinhar do que se trata. Na outra ação, os alunos discutem sobre algumas notícias que leram e fazem um registro das discussões em um caderno específico.

Foto: Arquivo escola

Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B/ Município: Belo Horizonte

Postado em: Escola é Manchete — Bárbara Camargo @ 18:03

1. Parabéns aos educadores da E.E duque de Caxias pelo trabalho que está sendo desenvolvido com os alunos.

Comment by Nilma — 28/09/2012 @ 18:31

2. Gostaria de receber os nomes dos alimentos usador para fazer o alimentonário.

Comment by Regina Ricci — 01/10/2012 @ 09:50

3. Parabéns aos educadores da E.E duque de Caxias pelo trabalho,gostaria de receber os nomes dos alimentos usador para fazer o alimentonário, os projetos do Álbum de Adivinhações e o Caderno de Jornalismo, ficarei muito agradecida se puder aproveitar a ideia de vocês. dese já agradeço.
    abraços.
    sirlene martins

Comment by sirleve martins — 01/10/2012 @ 13:40

4. Parabénsss educadores da E.E.Duque de Caxias pelo brilhante trabalho, gostaria de receber os nomes e o projeto pois trabalho com EJA nos anos iniciais e adorei a idéia. agradeço desde ja
    Abraços
    Marilda

Comment by Marilda Garcia Naves — 01/10/2012 @ 15:33

5. Bom dia a todos.

Comment by MARISTELA — 03/10/2012 @ 06:49

6. Parabénsss educadores da E.E.Duque de Caxias pelo execelente trabalho.

Comment by scheila — 03/10/2012 @ 13:47

7. Parabéns pela inciativa deste excelente trabalho!

Comment by Fernanda — 19/05/2014 @ 16:45