Resultado Proeb: Avaliações diagnósticas contribuem no ensino da Matemática em escola de Uberlândia

08/05/2013

No Triângulo Mineiro, a Escola Estadual Treze de Maio é um dos destaques no Programa de Avaliação da Rede Pública 2012 (Proeb). Na instituição, localizada no município de Uberlândia, os estudantes do 5º ano do ensino fundamental conquistaram um dos melhores desempenhos da região em Matemática. Com proficiência de 317,92 pontos na disciplina, a escola possui 100% dos alunos no nível recomendável de aprendizagem. A proficiência média da rede estadual para esse nível de escolaridade foi de 237,1 pontos.

Alunos do 5º ano do ensino fundamental da EE Treze de Maio se destacaram na avaliação de Matemática do Proeb 2012. Foto: Arquivo da Escola

De acordo com a direção da escola, o bom desempenho na área das exatas é resultado de um trabalho constante de acompanhamento. “Fazemos uso das avaliações diagnósticas para identificar os problemas e dificuldades dos nossos alunos. E a partir dos resultados que essas avaliações nos revelam, nós montamos o plano pedagógico da escola. Para Matemática, por exemplo, é necessário investir em ações diferenciadas em que utilizamos jogos para ensinar de forma lúdica os conteúdos”, disse o diretor Jakes Paulo Felix dos Santos.

As avaliações diagnósticas adotadas pela escola não são utilizadas apenas nos anos iniciais (1º ao 5º ano). Para todos os 430 estudantes do ensino fundamental, as avaliações são elaboradas a partir da matriz curricular estabelecida para cada ciclo de escolaridade. Essa matriz traz os assuntos que devem ser trabalhados em cada disciplina.

Atividades lúdicas auxiliam os alunos no aprendizado da Matemática e no bom desempenho no proeb. Foto: Arquivo da Escola

“Esse resultado positivo no Proeb representa um acumulado de todo o trabalho desenvolvido desde o 1º ano pelos professores da nossa escola. Também contamos com o acompanhamento de uma analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia”, lembrou o diretor. A participação das famílias na vida escolar dos alunos é outro aspecto ressaltado pela direção da escola.

Município: Uberlândia / Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia

Postado em: Escola é Manchete — hudsonmenezes @ 08:36

1. Parabéns, Jakes! Parabenize por mim os professores. Assim como vc foi bom aluno, está se saindo muito bem na Direção. Espero que vc continue com muito sucesso.

Comment by Maria Aparecida de C. Dias — 15/05/2013 @ 17:29

2. E sou o de vermelho