Sucata reaproveitada com criatividade

23/01/2014

Até bem pouco tempo, mesmo para os mais ‘conectados’ com o mundo digital, lixo eletrônico não passava de e-mails indesejados, chamados de spams. Hoje esse material é composto por placas de circuito de computadores velhos, computadores e seus suprimentos, além de CDs, DVDs e celulares, só para citar alguns. Os aparelhos eletrônicos têm se tornado cada vez mais ultrapassados e com durabilidade bastante reduzida, o que provoca grande quantidade da chamada sucata eletrônica.

Uma boa solução para destinar parte desse material, foi encontrada na Escola Estadual Doutor Virgílio de Melo Franco, em Paracatu, no Noroeste de Minas, ao desenvolverem o projeto ‘Sucata Tecnológica’. Trata-se de um projeto de ação pedagógica focado na construção de peças reaproveitáveis, possibilitando uma oportunidade diferente de aprendizagem ao aluno que incentiva o trabalho em equipe e o despertar da criatividade.

Os alunos podiam criar carrinhos, robôs, cidades e o que mais quisessem com a sucata. Foto: Arquivo da Escola

Alunos do 1º ano do ensino médio usaram os componentes eletrônicos para criar objetos lúdicos aliando criatividade, beleza e funcionalidade, como nos protótipos dos robôs. Sob orientação da professora de Tecnologia da Informação Aniella Siqueira Araújo, eles criam brinquedos, jogos e materiais pedagógicos para serem trabalhados em aula. Para a realização das atividades foram usadas aulas expositivas associadas às aulas práticas em laboratório, com pesquisas, exposição de vídeos e debates.

Veja  fotos do trabalho realizado pelos alunos:

Município: Paracatu / Superintendência Regional de Ensino de Paracatu

1. Parabéns aos alunos e a professora coordenadora, pela criativadade em aplicar práticas pedagóicas interessantes nas aulas possibiliantando uma aprendizagem mais rica para os alunos.
    att.
    Inês Tourino Teixeira
    Gerente de Projeto de Educação Ambiental
    Diretoria de Temáticas Especiais/SMT/SEE

Comment by Inês Tourino Teixeira — 24/01/2014 @ 07:36

2. Excelente,parabéns a equipe do primeiro ano e a escola!!!!

Comment by Nelson Gabriel Machado — 24/01/2014 @ 10:58

3. Parabéns aos alunos da primeira turma do Reinventando o Ensino Médio da Turma de Tecnologia da Informação e aos professores,coordenador e Diretor da escola pelo “Projeto Sucata”.

Comment by NAPEM REGIONAL- SRE.Paracatu-MG — 27/01/2014 @ 11:06

4. Parabéns a professora e alunos…..

Comment by janita Resende — 27/01/2014 @ 13:08

5. Parabéns a todos que se envolveram na realização o projeto ‘Sucata Tecnológica’.
    Alunos, Professores Coodenador e Diretor.

José Eduardo Santiago

EQUIPE NAPEM SRE- PARACATU