Em nova nascente, escola amplia experiência de sucesso

11/02/2014

O ano começa e traz para alunos e professores da Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, no município de Vazante, região Noroeste de Minas, um desafio: recuperar uma nova nascente. Em 2006, a escola iniciou com os alunos do ensino médio o projeto ‘Plantando para o futuro: recuperando o meio ambiente’, foi a partir dessa iniciativa que os alunos começaram a recuperação da primeira nascente. Alguns anos depois, com esse objetivo alcançado, os estudantes vão expandir as ações de preservação e iniciam este ano a recuperação de uma nova nascente.

“A nascente onde iniciamos o projeto já está recuperada e agora estamos fazendo a manutenção. Já iniciamos as ações para recuperar uma outra, que fica a 15 km da escola. Eu e o professor de Química, Ângelo Gomes de Melo, já fizemos uma visita ao local para fazer uma avaliação, também já conversamos com os fazendeiros e tivemos o aval deles para iniciar o projeto”, conta a professora de Biologia, Marli Rodrigues da Fonseca, que, junto com o Ângelo, coordena o projeto. Confira abaixo um vídeo da série Boas Práticas, parceria da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação e a Rede Minas, sobre a recuperação da primeira nascente.

Após a visita ao local, a educadora organiza a preparação dos alunos que participarão da iniciativa. “Já fizemos o contato com o engenheiro florestal para dar uma palestra para os nossos alunos no local e com a Polícia Ambiental para treiná-los sobre como agir quando estivermos fazendo trabalho em campo. Muitos dos estudantes já formaram e outros vão começar a participar do projeto esse ano”, ressalta Marli Rodrigues da Fonseca.

O trabalho de orientação dos alunos será realizado até novembro, mês em que terá início o plantio das mudas no local, é o que afirma Marli Rodrigues da Fonseca. “O nosso objetivo é que o plantio comece na segunda quinzena de novembro, que é quando se inicia o período de chuva. Até essa data já esperamos estar com o local cercado e com o projeto de conscientização dos moradores em andamento”.

Educadores e alunos já iniciaram as ações que irão culminar na recuperação de uma nova nascente. Foto: Arquivo da Escola

Natanne Ketelyn Silva Mariano iniciou sua participação no projeto durante o processo de recuperação da primeira nascente e vê na ampliação da iniciativa o reconhecimento do trabalho. “Acho muito importante o projeto que estamos desenvolvendo e é visível as melhorias que as nossas ações estão trazendo”, ressalta a aluna do 2º ano do ensino médio.

O projeto ‘Plantando para o futuro: recuperando o meio ambiente’ conta com a parceria de empresas locais, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), entre outros.

Confira aqui o vídeo sobre o projeto produzido para a série Boas Práticas

Município: Vazante/ Superintendência Regional de Ensino de Paracatu

1. Brilhante essa iniciativa,que a mesma possa espalhar por todo pais, pois atualmente nosso planeta está passando por transformações, precisamos de pessoas que tenha consciência daquilo que precisa ser feito e faça.
    PARABÉNS!!!!

Comment by Maria do Carmo — 12/02/2014 @ 05:04

2. parabéns a todos ,com este excelente projeto de preservar a nascente e o reflorestamento..abraços

Comment by joao raimundo da silva — 10/03/2014 @ 08:52