Meio-ambiente é a manchete – E.E. Francisco Brant

04/10/2009

O meio ambiente é manchete na Escola Estadual Francisco Brant. A professora Fátima Anselmo aproveitou a temática para ensinar técnicas de jornalismo para os estudantes do 1º ano do ensino médio. Com o meio ambiente na cabeça e muitas ideias na ponta do lápis,  cada aluno elaborou uma reportagem sobre o tema. A autora do melhor texto foi a estudante Aléssia Maria Madeira Guimarães, 15,  que narrou a experiência da escola com o meio ambiente em 2009. “A nossa escola fez todo um projeto sobre meio ambiente ao longo do ano. Uma gincana, excursões ecológicas, um trabalho de conscientização na escola. A partir daí nós construímos a reportagem”, explica a jornalista-mirim. A reportagem de Aléssia, vencedora do concurso entre os alunos, será publicada no início deste mês no jornal de bairro, Caiçaras, que circula na região noroeste.

Estudantes entrevistam coordenadora do projeto Manuelzão

Estudantes da Francisco Brant entrevistam representante do Projeto Manuelzão

A matéria premiada de Aléssia e as reportagens produzidas pelos outros colegas fazem parte de uma iniciativa da professora Fátima. No início do ano, Fátima publicou o livro “I Mostra de Artigos de Opinião – O Lugar onde vivo”, no qual 160 estudantes fazem descrições dos seus bairros. O livro foi resultado de um trabalho da professora na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa 2008, promovida pelo MEC. A professora Fátima foi então convidada a elaborar um projeto que pudesse colaborar na organização do evento em 2010. A proposta era criar uma ação pedagógica e descrever o processo de aprendizagem dos alunos. Ela, então, aproveitou o tema meio ambiente, que já era desenvolvido pela escola, para incentivar os estudantes nas reportagens. “As Olimpíadas trabalham a escrita em diversos gêneros e no ano que vem será a reportagem. Portanto, eu trabalhei com os alunos desde a análise de matérias de revistas e jornais sobre meio ambiente até a coleta de informações e a realização das entrevistas. Valeu para incentivar o interesse por questões ambientais e também pela leitura e escrita”, destaca.

meio-ambiente 2
Visita dos estudantes ao córrego Engenho Nogueira, da região Noroeste

O impacto desse trabalho nos alunos foi positivo, como atesta a aluna Aléssia. Satisfeita por ter sido escolhida a melhor repórter da turma, a estudante elogiou a atividade. “Esse tipo de trabalho, que envolve pesquisa de campo, excursões, atividades diferentes das que fazemos em sala, anima as pessoas e desperta interesse pela escola”, afirma. Apesar de ser a autora da reportagem campeã, Aléssia já descartou Jornalismo da lista de possíveis profissões. Ela está em dúvida entre Direito e Ciências Sociais. No entanto, depois das atividades de redação na Escola Estadual Francisco Brant, ela já se decidiu que quer seguir por uma vertente que privilegie o caráter ambiental. “Eu sempre tive vontade de fazer Direito. Depois do projeto eu fiquei conhecendo o Direito Ambiental. Seria ótimo poder unir a minha vontade de ser advogada com esse tema”, explica a estudante.

Postado em: Uncategorized — admin @ 11:00

2 Comentários »

  1. Oi!
    Guilherme, gostei da matéria. Aguarde os comentários dos alunos.

    Socializei para eles sua sugestão de criação de um blog sobre as reportagens, e compraram a sugestão. Só vão dá um tempo para a semana do recesso escolar.

    Valeu e está valendo.

    Um abraço.
    Fátima.

    Comment by Fátima Anselmo — 05/10/2009 @ 21:31

  2. Achei muito interessante,todos os trabalhos que vi,o meio ambiente agradece.
    Parabéns,o BLOG é super bacana!

    Comment by Sandra — 03/08/2011 @ 16:14

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Deixe um comentário

SEE|
Rod. Pref. Amrico Gianetti, s/n - B.: Serra Verde - BH/MG - Prdio Minas /11 Andar - CEP 31630-900 - Tel.: (31) 3916-7000
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades