Dicas para trabalhar a educação ambiental na sala de aula

15/02/2019

Fazer com que os alunos percebam que fazem parte do ambiente em que vivem e que suas atitudes influenciam o meio ambiente. Levá-los a repensar suas ações, tornado-se mais conscientes da relação entre os seres vivos. Com isso, o Blog Educação selecionou algumas atividades que irão provocar e estimular nos alunos a conscientização dos mesmos a respeito da preservação do meio ambiente.

Postado em: Dicas — Eric @ 08:32

Filmes inspiradores para volta às aulas

08/02/2019

O ambiente escolar e o trabalho do professor foram temas de centenas de filmes que tratam das relações entre alunos e professor, a escola e a comunidade abordando questões como conflitos sociais, juventude e velhice, tensões políticas, discriminação e preconceitos, dificuldades de aprendizagem, condições adversas de ensino etc. O Blog Educação selecionou 10 filmes inspiradores para o professor refletir sobre os desafios da prática pedagógica e se preparar para mais um ano letivo.

Postado em: Dicas,Uncategorized — Eric @ 10:37

5 Dicas de dinâmicas de volta às aulas

31/01/2019

A volta às aulas pode ser acompanhada de euforia, novidades e grande expectativa entre os alunos. São dias de reencontros, de conhecer novos amigos, de rever os velhos colegas, de contar como foram as férias, de iniciar uma nova etapa escolar, muitas vezes em outra turma e com outros professores. Por isso, as dinâmicas de volta às aulas podem ajudar os professores nesse aspecto, no processo de integração e para tornar o início de ano mais leve mais animado.

Postado em: Dicas — Eric @ 14:08

5 Dicas para não cair em “Fake News”

08/06/2018

Na era da informação globalizada e de fácil acesso, a disseminação de notícias falsas se tornou um problema. Exageradas ou sensacionalistas, as “fake news” trazem informações falsas sob o disfarce de reportagens verdadeiras. Essas notícias falsas são consideradas um sintoma da pós-verdade, movimento caracterizado pela valorização dos conteúdos carregados de emoção ou opinião em detrimento de informações devidamente verificadas.

Postado em: Dicas — Eric @ 14:39

10 sugestões de atividades para escolas trabalharem no Dia do Índio

17/04/2018

O dia 19 de abril, instituído como o Dia do Índio, pode abrir espaço para reflexão sobre diversos aspectos dos valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores, proporcionando também o contato com a história do nosso país e a contribuição indígena para a formação do povo brasileiro.

Postado em: Dicas — Andrea Hespanha @ 14:47

10 documentários para entender e debater a luta contra racismo e a igualdade racial

29/11/2017

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) realizou no mês de novembro diversas atividades em celebração ao Dia da Consciência Negra, como culminância de vários projetos desenvolvidos ao longo do ano nas escolas estaduais. Comemorado no dia 20 de novembro, a data foi escolhida para homenagear Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, no dia de sua morte.

Postado em: Dicas — Eric @ 14:56

10 coisas que você precisa lembrar para o dia da prova do Enem

26/10/2017

Faltam poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, nesta reta final, é importante que o candidato diminua a rotina de estudos, mas sem se descuidar de alguns aspectos, como descanso e atividades físicas. Isso pode fazer a diferença na hora da prova. A primeira etapa, que ocorre no próximo dia 5 de novembro, tem provas das áreas de linguagens e ciências humanas, além da temida redação. No domingo seguinte, dia 12, é a vez das Ciências da Natureza, que englobam Biologia, Física e Química, e da Matemática.

Postado em: Dicas — Eric @ 15:42

Dicas de materiais de estudo e simulados para o Enem reunidos no Portal Escola Interativa

18/10/2017

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, marcado para 5 e 12 de novembro, um boa dica para os candidatos é testar os seus conhecimentos adquiridos ao longo do ano em simulados. Na plataforma virtual da Secretaria de Estado de Educação (SEE), a Escola Interativa, o estudante pode encontrar uma variedade de materiais para estudo.

Postado em: Dicas — Eric @ 15:41

Maratona de filmes e séries no feriado para ajudar a estudar para o Enem

11/10/2017

Falta menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e é consenso entre os professores quais são os dois principais requisitos para dominar as matérias cobradas na prova: reflexão e debate. É nesse sentido que os filmes e séries ajudam muito o aluno a desenvolver seu senso crítico sobre os temas abordados no Exame, auxiliando na interpretação dos textos da parte de língua portuguesa e, principalmente, na hora da redação.

Postado em: Dicas — Eric @ 17:30

Hora de revisar: 10 temas da atualidade que podem cair nas provas do Enem

06/10/2017

Quem irá prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também deve ficar atento ao que acontece nos meios de comunicação, como televisão, internet, rádio, jornais e revistas. Estudar os principais acontecimentos da atualidade que envolvem o Brasil e o mundo são fundamentais para conquistar uma boa nota no exame. O conteúdo pode ser cobrado em questões de filosofia, sociologia, história e geografia, além de poder ser o tema da redação.

Postado em: Uncategorized — Andrea Hespanha @ 12:18