Para mediar conflitos, escola de Taiobeiras realiza projeto voltado à promoção da cultura da paz

24/04/2015

Na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, a paz também é matéria nas salas de aulas. Com o projeto ‘Vivenciado a paz nas escolas’, os alunos têm a oportunidade de debater valores como a tolerância, a solidariedade, o voluntariado e a gratidão. A ideia é que a partir dessas discussões a escola possa criar um ambiente propício para o fortalecimento da cultura da paz.

Postado em: Escola bem na Foto — hudsonmenezes @ 14:47

Escola estadual incentiva ações de sustentabilidade no município de Água Boa

17/04/2015

A importância da preservação do meio ambiente e de se economizar água foram temas constantemente trabalhados ao longo dos últimos meses na Escola Estadual de Resplendor, no distrito de Palmeira de Resplendor, no município de Água Boa. Com a participação dos alunos do ensino fundamental e médio, a escola realizou o projeto “Sustentabilidade e Meio Ambiente” e ressaltou com os estudantes que se cada um fizer sua parte o futuro pode ser bem melhor.

Postado em: Escola é Manchete — geaninenogueira @ 14:03

Ação interdisciplinar em escola de Contagem promove o respeito às diferenças culturais

15/04/2015

A temática da igualdade racial tomou as salas de aula da Escola Estadual Nair Mendes Moreira, em Contagem. Desde o início do ano, a escola desenvolve o projeto ‘Gestão para a equidade – juventude negra’. A iniciativa é interdisciplinar e visa conscientizar os estudantes sobre a importância de se respeitar diferentes culturas.

Postado em: Escola é Manchete — hudsonmenezes @ 12:00

‘Xeque-Mate’: escolas de Carmo do Cajuru utilizam o xadrez como ferramenta pedagógica

13/04/2015

As escolas estaduais Padre João Parreiras Villaça e São Francisco de Assis, no município de Carmo do Cajuru, iniciaram no mês de março as atividades do projeto ‘Xeque-Mate’. A iniciativa que está em sua 9º edição será realizada até o final do mês de abril e contará com várias etapas, como apresentação da história do xadrez, benefícios do jogo, movimentos de todas as peças, realização de um campeonato interno, entre outros.

Postado em: Escola bem na Foto — geaninenogueira @ 15:46

Estudantes fazem passeata e ressaltam a importância de economizar água

06/04/2015

Para realizar a culminância do projeto ‘Todos pela Água’, os alunos e professores da Escola Estadual Professor Tomas Aquino Pereira, em Barão de Monte Alto, coloriram as ruas da cidade. Por meio de diversas apresentações que mostraram como economizar a água os alunos fizeram uma passeata pela cidade. Para o diretor da escola, Geraldo André Ribeiro Matola a iniciativa atingiu seu objetivo e ressaltou que os moradores devem levar para seu cotidiano tudo que aprenderam.

Postado em: Escola bem na Foto — geaninenogueira @ 16:50

Passeio ciclístico: mais que uma prática esportiva, uma aula de cidadania

01/04/2015

Exercitar o corpo, a mente e muito mais. Os passeios ciclísticos ganharam novos contornos como projeto ‘Pedalando pela Vida’, na Escola Estadual Interventor Alcides Lins, em Curvelo, na região Central do Estado. A ação, desenvolvida com os alunos dos anos finais do Fundamental e Ensino Médio, buscou resgatar a valorização da prática saudável do esporte; a noção de cidadania; a responsabilidade e a consciência ambiental; além do conhecimento e do respeito às leis de trânsito.

Postado em: Escola é Manchete — hudsonmenezes @ 15:24

Regional de São Sebastião do Paraíso desenvolve iniciativa com estudantes e comunidade para uso consciente da água

31/03/2015

Para sensibilizar os estudantes sobre o uso consciente da água, a Superintendência Regional de Ensino de São Sebastião do Paraíso utiliza dois recursos: a educação e a comunicação. Com a iniciativa denominada ‘Educomunicação’, os alunos foram incentivados a refletir sobre a importância da água para a humanidade. Cartazes foram produzidos e afixados em pontos comerciais da comunidade da região. Confira algumas fotos da ação que tem mobilizados educadores e alunos do Sul de Minas.

Postado em: Escola bem na Foto — hudsonmenezes @ 11:47

Sábado foi dia da família marcar presença em escola do município de Carmo do Cajuru

30/03/2015

O último sábado (28-03) foi marcado pela participação efetiva da família na Escola Estadual São Francisco de Assis, em Carmo do Cajuru. O ‘Dia da Família na Escola’ contou com a apresentação de diferentes parcerias, prestação de serviços e atividades recreativas.

Postado em: Escola bem na Foto — geaninenogueira @ 16:20

Mudança de hábitos, resultados concretos

26/03/2015

Pequenas atitudes com foco na economia do consumo de água viraram hábito no Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) de Betim, localizado no município da região metropolitana da capital. Desde o ano passado, a escola está adotando mudanças de postura e tem conquistado com uma economia significativa.

Postado em: Escola é Manchete — geaninenogueira @ 17:35

Estímulo à leitura: uso da fantasia para uma prática do dia a dia

17/03/2015

Na Escola Estadual Professora Almerinda Aguiar, em Coluna, no Vale do Rio Doce, o ‘Projeto Cultivando Leitores’ tem estimulado a pratica da leitura e interpretação de textos entre os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O trabalho é realizado pelos professores, a partir de atividades lúdicas como dramatizações, fantoches, leitura deleite e contação de histórias. A iniciativa começou a ser desenvolvida este mês e vai ser realizada durante todo o semestre com os mais de 220 estudantes atendidos pela instituição.

Postado em: Escola é Manchete — geaninenogueira @ 10:14