Futuro que se faz presente

24/04/2014

“Aonde você quer chegar em 10 anos?”. A pergunta que desperta para a reflexão habita as mentes dos alunos de Comunicação Aplicada da Escola Estadual Maria Luiza Miranda Bastos, em Belo Horizonte. Nesta quinta-feira (24/04), cerca de 100 estudantes do Reinventando o Ensino Médio participaram da palestra “Liderança Jovem – Desafios e Perspectivas”, uma ação da escola em parceria com uma empresa de treinamentos.

Postado em: Escola é Manchete — hudsonmenezes @ 15:21

Contato com o mercado para valorizar o aprendizado

Os alunos que fazem cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na Escola Estadual Padre Antônio Vieira, no município de Santos Dumont, na Zona da Mata Mineira, tiveram uma oportunidade de ter contato direto com o mercado de trabalho.

Postado em: Escola é Manchete — Lígia Souza @ 13:45

Histórias que ensinam

23/04/2014

Uma vez por semana, na Escola Estadual Cônego Getúlio, na cidade de Patos de Minas, a atenção dos estudantes ficam voltadas para uma caixa colorida. Dentro dela, estão objetos que vão revelar para os estudantes a leitura que será feita naquele dia.

Postado em: Escola é Manchete — Lígia Souza @ 17:56

Copa do Mundo: um momento para aprender novas culturas

22/04/2014

Ao longo do primeiro semestre deste ano, aspectos da cultura dos 32 países que participarão da Copa do Mundo de 2014 estão fazendo parte do dia a dia dos alunos da Escola Estadual Professor Iago Pimentel, em São João del-Rei. Cultura, culinária e danças típicas estão sendo estudadas nas salas de aula a partir das ações do projeto ‘A Copa do Mundo no Brasil e a Escola Estadual Professor Iago Pimentel em Copa’. A iniciativa interdisciplinar é coordenada pelos professores de Educação Física.

Postado em: Escola bem na Foto — geaninenogueira @ 16:42

Turma do Pronatec comemora formatura em Pará de Minas

16/04/2014

Hoje é dia de comemoração na Escola Estadual Ângela Maria de Oliveira, de Pará de Minas, na região central do Estado. A primeira turma do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do curso de Técnico em Informática se forma hoje. 22 alunos fizeram o curso concomitante ao ensino médio.

Postado em: Escola é Manchete — Lígia Souza @ 18:06

Por uma Física aplicada ao dia a dia

14/04/2014

“Imagine que você está fazendo exercícios na aula de Educação Física e, então, seu professor pede que você faça uma flexão. Eis a questão: qual é a força exercida por seus braços?” O que seria apenas uma questão da aula de Física virou objeto de estudo e atividade prática dos alunos do 2º ano do ensino médio da na Escola Estadual Marlene Martins Reis, no município de Pratinha.

Postado em: Escola é Manchete — hudsonmenezes @ 11:59

Diferentes formas de se aprender Biologia

11/04/2014

Depois de estudar a teoria em sala de aula, hora da prática. Na Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto, em Cataguases, os alunos do 3º ano do ensino médio tiveram a oportunidade colocar  a mão na massa para aprender ‘Cromatografia’, técnica que  tem por finalidade geral duas utilizações, a de identificação de substâncias e de separação-purificação de misturas. Na aula prática, os alunos observaram com a extração de corantes vegetais os diversos tipos de pigmentos além da clorofila estudada na Fotossíntese. As aulas foram ministradas pelo professor de Biologia José Fernando Antunes Millane.

Postado em: Escola bem na Foto — geaninenogueira @ 16:49

Ambiente escolar, um espaço para integrar

10/04/2014

Promover a integração dos pais ao ambiente escolar e à aprendizagem dos alunos estão entre as medidas adotadas pela Escola Estadual Doutor Alfredo Sá, no município de Água Boa, no Vale do Rio Doce. A iniciativa vem com o projeto “Família e Escola Movendo Montanhas”. A partir de um planejamento para todo o ano letivo, a escola procura envolver as famílias em atividades diversas dentro e fora do ambiente escolar.

Postado em: Escola é Manchete — hudsonmenezes @ 15:46

Avôs e avós são homenageados por escola de Caratinga

08/04/2014

A Escola Estadual Menino Jesus de Praga preparou uma homenagem para os avós de seus alunos. Para isso, recebeu a visita dos avós, que contaram histórias aos estudantes, professores trabalharam textos informativos e os alunos fizeram trabalhos de artes. Tudo para despertar o respeito, carinho e amor pelos idosos.

Postado em: Escola bem na Foto — Lígia Souza @ 18:08

Aprendizado ao alcance dos olhos e das mãos

07/04/2014

Daiane Ancelmo da Silva é aluna do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Coronel Gabriel Capistrano, em São Sebastião da Bela Vista, e teve a oportunidade de aprender Biologia de uma forma diferente.  Divididos em grupos, a estudante e seus colegas construíram maquetes de células vegetais e animais e apresentaram para os alunos das outras turmas o resultado de muita pesquisa.

Postado em: Escola é Manchete — geaninenogueira @ 16:45