Dicas de atividades que estimulam o raciocínio lógico

26/05/2017

As atividades que desenvolvem o raciocínio lógico estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e são extremamente úteis no desenvolvimento de diversas habilidades. Através dos benefícios e do exercício dessas capacidades, crianças e jovens podem ter seu desempenho escolar melhorados. Esses estímulos são importantes para desenvolver o raciocínio lógico, desde os bebês recém-nascidos até os adultos, e executar funções que envolvem criatividade, concentração e proatividade.

Postado em: Dicas — Eric @ 12:35

Séries para quem quer aprender mais sobre História

17/05/2017

Os recursos audiovisuais são ótimos aliados no processo pedagógico e podem complementar o estudo em diversas disciplinas. Com a ascensão dos serviços de streaming, ficou ainda mais fácil e eficiente aplicar alguns conteúdos a partir destas plataformas digitais de vídeo. Além de tornar o estudo mais prazeroso, algumas produções recontam acontecimentos e marcos da história geral. Há diversas séries que trabalham conceitos abordados dentro de sala de aula, ajudando a contextualizar e trazer o tema para o cotidiano.

Postado em: Dicas — Eric @ 12:10

Dicas para diversificar as atividades e tornar as aulas de Educação Física mais inclusivas

03/05/2017

Desenvolver novas experiências, propostas de integração e atividades para ampliar o repertório de vivência dos alunos. Hoje a Educação Física vai muito além das atividades esportivas e/ou revelar atletas. É essencial trabalhar nas escolas expressões corporais, trabalhos em equipe e convivência com diferentes grupos de pessoas para integração de espaços e para conhecer outras manifestações culturais, esportivas e sociais, inclusive com o auxílio das tecnologias.

Postado em: Dicas — Eric @ 14:26

Dicas para usar a internet de forma mais consciente e segura

25/04/2017

A internet e as redes sociais são espaços de convivência dos adolescentes e jovens, e a segurança e os cuidados são assuntos que devem sempre estar presentes nas salas de aula e no ambiente familiar, para prevenir e promover o uso seguro destas importantes ferramentas. Fomentar o diálogo e orientar os estudantes sobre exposição adequada na internet e o uso crítico, ético, saudável e responsável das tecnologias digitais são desafios a serem encarados por todos.

Postado em: Dicas — Eric @ 17:56

Dicas para abordar a temática indígena nas escolas

18/04/2017

A cultura indígena possui um grande universo de informações a serem estudadas e pode gerar um rico processo de aprendizagem para os alunos. O dia 19 de abril, instituído como o Dia do Índio, pode abrir espaço para reflexão sobre diversos aspectos dos valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores, proporcionando também o contato com a história do nosso país e a contribuição indígena para a formação do povo brasileiro.

Postado em: Dicas — Eric @ 17:46

Dicas para criar uma horta no ambiente escolar

11/04/2017

A horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas. Ela é um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação saudável, além de uma importante ferramenta para instruir sobre meio ambiente, respeito às próximas gerações e práticas no cultivo de hortaliças de modo geral. O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes.

Postado em: Uncategorized — Eric @ 17:24

Literatura infantil: ajudando a formar pequenos leitores

05/04/2017

No dia 2 de abril é celebrado o Dia Internacional do Livro Infantil. A data foi escolhida para homenagear o escritor Hans Christian Andersen, que nasceu neste dia. O escritor dinamarquês é considerado o primeiro autor a adaptar fábulas já existentes para uma linguagem mais adequada ao universo infantil. A literatura infantil é a porta de entrada para um universo lúdico e cheio de possibilidades. Uma criança que recebe o estímulo à leitura certamente será um adulto leitor, e todos nós sabemos dos incontáveis benefícios que o hábito de ler proporciona em diversos aspectos da nossa vida.

Postado em: Uncategorized — Andrea Hespanha @ 16:26

Como abordar a temática de música na aula de artes

28/03/2017

O Brasil apresenta uma rica diversidade cultural, étnica e musical, de matrizes europeia, africana, indígena, entre outras, que se encontram incrustadas nas práticas da cultura popular brasileira, tonalizando um mosaico multicolorido dessa diversidade. Tal riqueza precisa estar presente na escola e nos demais espaços socioeducativos e comunitários, como conhecimento cultural e experiência estética.

Postado em: Uncategorized — Andrea Hespanha @ 15:41

Filmes para discutir a discriminação racial em sala de aula

21/03/2017

O dia 21 de março foi instituído, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, em memória do massacre de Shaperville, na cidade de Joanesburgo, na África do Sul. Vinte mil negros, no ano de 1960, protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais que eles poderiam andar. O ato teve um saldo de 69 mortos e 186 feridos.

Postado em: Uncategorized — Eric @ 18:44