Dicas para abordar a temática indígena nas escolas

18/04/2017

A cultura indígena possui um grande universo de informações a serem estudadas e pode gerar um rico processo de aprendizagem para os alunos. O dia 19 de abril, instituído como o Dia do Índio, pode abrir espaço para reflexão sobre diversos aspectos dos valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores, proporcionando também o contato com a história do nosso país e a contribuição indígena para a formação do povo brasileiro.

                 

Postado em: Dicas — Eric @ 17:46

Dicas para criar uma horta no ambiente escolar

11/04/2017

 

A horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas. Ela é um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação saudável, além de uma importante ferramenta para instruir sobre meio ambiente, respeito às próximas gerações e práticas no cultivo de hortaliças de modo geral. O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes.

                 

Postado em: Uncategorized — Eric @ 17:24

Literatura infantil: ajudando a formar pequenos leitores

05/04/2017

No dia 2 de abril é celebrado o Dia Internacional do Livro Infantil. A data foi escolhida para homenagear o escritor Hans Christian Andersen, que nasceu neste dia. O escritor dinamarquês é considerado o primeiro autor a adaptar fábulas já existentes para uma linguagem mais adequada ao universo infantil. A literatura infantil é a porta de entrada para um universo lúdico e cheio de possibilidades. Uma criança que recebe o estímulo à leitura certamente será um adulto leitor, e todos nós sabemos dos incontáveis benefícios que o hábito de ler proporciona em diversos aspectos da nossa vida.

                 

Postado em: Uncategorized — Andrea Hespanha @ 16:26

Como abordar a temática de música na aula de artes

28/03/2017

 

O Brasil apresenta uma rica diversidade cultural, étnica e musical, de matrizes europeia, africana, indígena, entre outras, que se encontram incrustadas nas práticas da cultura popular brasileira, tonalizando um mosaico multicolorido dessa diversidade. Tal riqueza precisa estar presente na escola e nos demais espaços socioeducativos e comunitários, como conhecimento cultural e experiência estética.

                 

Postado em: Uncategorized — Andrea Hespanha @ 15:41

Filmes para discutir a discriminação racial em sala de aula

21/03/2017

 

O dia 21 de março foi instituído, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, em memória do massacre de Shaperville, na cidade de Joanesburgo, na África do Sul. Vinte mil negros, no ano de 1960, protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais que eles poderiam andar. O ato teve um saldo de 69 mortos e 186 feridos.

                 

Postado em: Uncategorized — Eric @ 18:44

Desafio: Leia um livro por mês

14/03/2017

O hábito de ler, seja por prazer, para estudar ou para se informar, estimula o bom funcionamento da memória, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos. Ler é a melhor maneira de formar um cidadão com opiniões coerentes e críticas e cientes do mundo que o cerca. Pensando nisso, convidamos os leitores do Blog da Educação a participarem de um desafio literário. Que tal ler um livro por mês?

                 

Postado em: Uncategorized — Eric @ 15:41

8 Obras literárias, cinematográficas e musicais de mulheres inspiradoras e que marcaram a história

08/03/2017

Condições de trabalho, direito ao voto, sair sozinha de casa, estudar e usar saia curta pode parecer algo muito comum nos dias de hoje, mas nem sempre as mulheres tiveram esses direitos. O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, surgiu justamente nesse cenário de lutas femininas que surgiu, no início do século XX. São muitos exemplos de mulheres que colocaram o seu nome na história em busca de igualdade, de diminuir o preconceito e a desvalorização. Essas mulheres fortes e corajosas foram e são fundamentais para o empoderamento de um sexo que pode ser tudo, menos frágil.

                 

Postado em: Dicas — Andrea Hespanha @ 11:56

10 dicas de filmes biográficos que podem ser trabalhados na escola

22/02/2017

Filmes são ótimas ferramentas didáticas para os professores usarem na sala de aula, principalmente para abrir discussões, demonstrar fatos históricos ou um novo olhar sobre situações do nosso cotidiano. Como curador, o professor deve se atentar para a exposição dos temas e em como construir a melhor metodologia para promover a educação, além das escolhas, que devem ser cuidadosas e contribuir para o ensino da disciplina.

                 

Postado em: Uncategorized — Eric @ 15:34

A importância de se abordar os Direitos Humanos na escola

22/11/2016

 

Os direitos humanos são aqueles direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião, orientação sexual ou qualquer outra condição. Todos os seres humanos, sem distinção, têm o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre muitos outros direitos. Por se tratarem de direitos fundamentais, abordar os Direitos Humanos na escola, espaço de convivência e construção de conhecimento e cidadania, é uma necessidade.                  

Postado em: Uncategorized — admin @ 17:18

Como trabalhar a diversidade e consciência negra em sala de aula

08/11/2016

Novembro é oficialmente o mês da consciência negra: um tema que, na verdade, deve ser trabalhado o ano inteiro em sala de aula. O nosso país conta com uma grande diversidade cultural e cerca de 52% da população é negra (incluindo pessoas autodeclaradas pretas e as autodeclaradas pardas). Mas, infelizmente, temos uma triste história de escravidão e uma realidade de racismo e desigualdade social que, ainda encontram uma grande resistência em serem reconhecidas. Algumas conquistas já foram alcançadas, como a inclusão do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira no currículo da educação básica, conforme citado na Lei Federal 10.639/03. Mesmo assim, abordar a temática ainda pode ser um desafio para os professores.

                 

Postado em: Uncategorized — admin @ 10:54

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